Nem rabo nem asas...

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
gus
Membro
Registado: quarta jun 04, 2003 4:07 pm

sexta out 24, 2003 10:55 pm

ola :lol:

vou começar por uma história: eu tenho um viveiro onde vive uma familia grande de perikitos (35) e onde no ano passado nasceu uma ninhada de dois irmaos verdes k sairam do ninho a mesma altura k os outros perikitos bebes mas um deles tinha o rabo maior do k o outro, ou seja aprendeu a voar logo depois e o outro bebe nao e um ano depois as suas asas e o rabo nunca cresceram... :( ele escalava as paredes de grades do viveiro mas de vez em kando caia e um dia maguou-se num tronco e fez uma ferida, uma semana depois morreu... :( .
depois de ele ter morrido uma ninhada de 4 bebes saío do ninho e o caso voltou a repetir-se e ema pobre perikitinha azul foi a escolhida, nunca lhe cresceram nem as asas nem o rabo, esta passava + tempo no chão mas acabou pr morrer de NADA ontém, mas entre tanto uma ninhada de 2 bebes ja tinha sído do ninho e um dos bebes foi novamente sorteado mas este é especial para mim pk é lutino e eu nao tenho + nenhum dessa cor e eu adoro-o/a (n sei se e macho ou femia pk ainda e novinho) ele n tem medo de mim e kando estou a mudar a comida vem no comedouro para fora do viveiro e eu deixo ( ele nao voa ) gosta de me morder o dedo :lol: :lol:
eu nao kero k a historia tenha um seguimento igual e ele morra... :cry: gostava k m dissessem se isto é alguma doença herditária ou coisa do genero...
o k poderei fazer para k lhe cresçam as penas nas asas e no rabo????????
...
gustavo nunes

ps.-dscp o testamento
lamarosa
Membro Veterano
Registado: terça dez 31, 2002 1:03 am
Localização: periquitos, periquitos e periquitos, mandarins, pardais de java
Contacto:

sábado out 25, 2003 2:07 am

Olá gus!

Acho que foste atingido pela "Muda Francesa".

No meu site podes encontrar um artigo que escrevi recentemente sobre o problema que estás a ter.... Passa por lá e dá uma olhadela.

A morada é http://periquitos.pt.vu Encontras um link para lá logo na página principal.

Um abraço
Alberto Nunes
http://periquitos.pt.vu
lobosentado
Membro
Registado: quinta out 24, 2002 11:46 am
Localização: 2 papagaios cinzas,caturras,tartarugas,peixes e cães

sexta out 31, 2003 1:04 am

não sou grande entendedora,mas ponho uma questão para pensares:
-será que estas "mutilações",nao se devem a um problema genético?
É necessário fazerem-se "trocas ou intercambios" com outros criadores,para que não hajam problemas de consaguinidade,pois quanto mais aparentados forem,mais são as hipóteses de teres um pássaro portador ,ou futuros portadores dessa anomalia genética,já que o fenómeno se repete bastantes vezes vezes. O mais difícil mas necessário,no teu caso,como tens uma grande quantidade de aves,é separar genealogicamente(não deixar que as famílias se acumulem)saberes de quem são os filhotes,não sei se anilhas as tuas aves,mas há umas anilhas coloridas á venda em muitos locais e podes colocá-las por família-tipo familia ferreira,anilhas azuis,etc...parece rídiculo,mas é muito mais fácil distinguir as aves ,e assim vais anilhando os filhotes á medida que eles nasçam,depos não podes deixar que os anilhas azuis por exemplo se cruzem,femea azul,macho azul (anilhas)por isso separa-os.
bem espero ter ajudado em alguma coisa :)
Responder

Voltar para “Aves”