Aves selvagens

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Misswhite
Membro Veterano
Registado: sexta jul 18, 2003 9:15 pm

domingo nov 02, 2003 6:23 pm

Sou uma intusiasta de aves.
Adoro quase todo o tipo de aves selvagens: melros, aves de rapina(conheço-as quase todas), muitas aves de pequeno porte, cegonhas, aves aquaticas (adoro ver os gansos-patolas), etc.
Vi ontem pela primeira vez um casal de pegas rabudas, em Portalegre.

Para quem não conhece...

http://www.naturlink.pt/canais/Artigo.a ... &iLingua=1

Há por aqui mais algum intusiasta, mais alguém apaixonado por aves(sem ser as de "gaiola")?
Galendil
Membro Veterano
Registado: terça jul 29, 2003 7:58 pm
Localização: Pitchi (forpus), casal de mandarins, casal de rolas diamantes e muitos peixes de agua quente

domingo nov 02, 2003 9:14 pm

OI!

Eu tb gosto mto de observar aves selvagens. :D Cada vez que vou a um sítio que tenha grande variedade de aves selvagens, lá vou eu com os binóculos :o :D e muito giro!

Pegas radudas ~sao engraçadas! mas já viste pegas azuis? são muito bonitas. Nesta altura do ano começam a chegar aos nossos pântanos, pauis, sapais, estuários, rias e praias carradas de limícolas vindas do norte da europa! É boa altura para os ver! ;)
Griffin_Bandida
Membro
Registado: sexta jun 27, 2003 6:55 am
Localização: Canaria (Coral), Hibrido (Pinca)(cruzamento de Pintassilgo com Canario) e Canário Mosaico (s/nome)
Contacto:

segunda nov 03, 2003 6:33 am

aqui em casa observar aves é comigo ;) sei especialmente sobre aves de rapina, mas também conheço muitos outros passaros (ou seja raro o passaro que eu não identifique), so vi pegas rabudas quando fui a França nunca vi uma ca em Portugal, Pegas Azuis essa é que não vi mesmo, sabes se elas vêm ao Tejo por esta altura do ano?
Galendil
Membro Veterano
Localização: Pitchi (forpus), casal de mandarins, casal de rolas diamantes e muitos peixes de agua quente

segunda nov 03, 2003 4:05 pm

oi!

Em relação à pega azul, aqui tens:

Imagem
Nome Vulgar : Pega azul
Nome Científico : Cyanopica cianus

Habitat :
Pinhais e bosques mediterrânicos.
Alimentação :
É uma ave insectívora, estendendo eventualmente o seu aspecto alimentar a frutos e sementes.
Distribuição Geográfica :
Presente entre nós sobretudo no sul do país e na Beira Interior.

Desculpa, mas não encontrei na net nenhuma imagem que fosse foto.

Se moras perto do estuário do Tejo, assim cm eu, podes ir ver as limícolas a chegar, ver as garças, os patos, os flamingos! ;)
Galendil
Membro Veterano

segunda nov 03, 2003 4:20 pm

Mais imagens de pegas azuis:

Imagem

Imagem

Imagem

E vejam só o que eu descobri:

"Portugal is a great country for birdwatchers - both residents and visitors. This small country has been largely ignored by ornithologists yet it has a lot to offer, not only in terms of breeding birds, but also in migrants and non-breeding visitors - seabirds form an important part of what is on offer, both on the mainland and on the archipelagos of Madeira and Azores. The number of people taking an interest in nature and birds is still very low, at least when compared with other European countries, yet the number of ornithologists and birders has undergone a clear increase in recent years, giving Portuguese organisations some encouragement to proceed with their work in this important area.

Visiting birdwatchers are encouraged to get in touch with national associations, in order to get updated information about where to go and also to give some feed-back about their experiences in this country. Apart from the birds, Portugal is also interesting from other points of view - landscape, vegetation, history, monuments, beaches, gastronomy... It is almost guaranteed that a visit to Portugal will be interesting from many points of view."

PROUD? :D

e mais:

"top sites:
Boquilobo Marsh.
A small but interesting wetland just 100 km northeast of Lisbon which is famous for its breeding herons and wintering waterfowl.

Castro Verde plains.
In the heart of the Alentejo province, this area of vast rolling plains is famous for its steppe birds.

Douro International.
The long rocky stretch of the Douro river in the north-eastern part of Portugal forms the best area in the country for cliff-breeding raptors.

Sagres and Cape St Vincent.
This is the most south-western end of Europe and can be exciting in autumn, when hundreds of breeding raptors move through the area.

Tages Estuary.
Just outside Lisbon, this large wetland is one of the most important in Europe and can easily provide 100 species of bird in a day.
"

:D :D :D
Misswhite
Membro Veterano

segunda nov 03, 2003 6:15 pm

Realmente é um motivo de orgulho para nós, os portugueses observadores de pássaros.

;)
WhitePhoenix
Membro Júnior
Registado: terça nov 04, 2003 2:15 am

terça nov 04, 2003 2:50 am

Olá! Sou do Brasil e sou nova neste fórum.

Gosto muito de aves de rapina selvagens! Mas em minha casa dá pra se ver muitas outras aves, como periquitos verdes(não sei a espécie), Pica-paus, Bem-te-vis (ave brasileira, não sei se tem em Portugal, que falam Fi-fi-uí(Bem-te-vi!)), Vim-vim(aparentado do Rouxinol e cantam seu próprio nome) Andorinhas, uma ou outra Garça(só de passagem), Quero-quero(uma avezinha migratória muito barulhenta, parecida com o Maçarico e que adora fazer ninhos em campos abertos, como os de futebol), Corujas-do-Campo, Gaviões Pega-pinto e Caburés(uma corujita que cabe na palma da mão!).
Ufa! É um bocado! Tem outros, mas não sei os nomes, não sou uma boa ornitóloga...
Griffin_Bandida
Membro
Localização: Canaria (Coral), Hibrido (Pinca)(cruzamento de Pintassilgo com Canario) e Canário Mosaico (s/nome)
Contacto:

terça nov 04, 2003 6:54 am

Galendil pois é eles (flamingos) devem estar quase a vir para ao pe da torre da marinha :) é a unica coisa de que me orgulho nesta terra, demonstra que estamos a melhorar em relação a poluição, basta olhar para a janela para ver aves :) de manha (no inverno) vem sempre aqui cantar um melro e depois havia aquele matagal ao pe do cemiterio, a população de pintassilgos creceu graças a essas arvores (houve uma altura em que eu via mais pintassilgos que pardais) mas infelizmente chegaram os senhores lampiões (benfica) e construiram o centro de treino ali e destruiram tudo o que era arvore :cry: nunca mais voltei a ver um pintassilgo...não esta correcto...e ouvi dizer que deixaram umas arvorezinhas para as pessoas das florestas não começarem a refilar, simplesmente não esta certo.

desculpem la...desabafo
Misswhite
Membro Veterano

terça nov 04, 2003 6:59 am

WhitePhoenix,

Uau, deve ser o máximo!
Eu sou voluntária no parque ecológico de monsanto (não sei se conhecem), onde vão para imensas aves feridas ou doentes, especialmente aves de rapina. Mas não só, tb aparecem texugos, esquilos, raposas.... Muitissimas espécies e animais.
Eu ajudo a veterinária a tratar deles, alimento-os e limpo-lhes as "casinhas".
Tb adoro brincar com o Chico, que é um enorme grifo com mais de 2 metros de envergadura e que adora roer tacões de sapatos. :D
É demais! ;)
Galendil
Membro Veterano

terça nov 04, 2003 7:13 pm

Olá!!

Ao pé da minha casa há muitos pintassilgos! :D É uma zona bastante "verde" quando comparada com o resto de almada. Na praceta atrás da minha casa já vi criar pintassilgos (tentei tratar de um que tinha ido para longe do ninho e não lhe consegui encontrar o ninho, mas ele já era muito grande e não aceitava a comida que eu lhe dava com a seringa, mas ainda não comia sozinho), melros, pardais [mas pardais não contam....], verdelhões, etc. O centro de Almada é SO POMBOS!

Por falar em rapinas, li há pouco tempo, provavelmente na national geographic mas não garanto, que estão a aparecer populações relativemente grandes de peneireiros, falcões e outras "pequenas" rapinas em Lisboa. Devem-se alimentar da infinidade de pombos que por aí também esvoaçam, além dos ratos e dos pardais.
Misswhite
Membro Veterano

terça nov 04, 2003 7:28 pm

É verdade, ultimamente tenho visto imensos peneireinos na area de lisboa. Isso tb se deve em parte às aves fugitivas do parque ecológico de monsanto que depois procriam.
Daqui a alguns anos vão ser uma peste para os pombais. :D

;)
Miguel_Alambre
Membro
Registado: domingo jul 13, 2003 11:00 pm

quarta nov 05, 2003 12:18 am

Foi na National Geographic q saíu esse artigo sobre os peneireiros, eu tb li... Na Torre do Tombo até foram colocados uns ferros p que as aves ñ pudessem construir os ninhos :x , mas nem isso os impediu!!!
Eu tenho a felicidade de trabalhar com aves desse tipo (rapinas) assim bem cmo aves tropicais, mas tb gosto mto d observar pássaros no "selvagem"!
Megaran
Membro Veterano
Registado: segunda out 20, 2003 12:27 pm

quarta nov 05, 2003 12:37 am

Eu adoro e sempre adorei corujas!! na terra da minha mãe há imensas... e há uma que faz sempre ninho dentro de um palheiro perto da casa. É muito gratificante ver que estes animais ainda têm um lugar no nosso país.
Griffin_Bandida
Membro
Contacto:

quarta nov 05, 2003 6:21 am

Misswhite eu ja conhecia um sitio onde tratavam de aves mas nunca soube onde era :D obrigada deixam fazer la visitas? ;)
Peneireiro so vi um ao longe ja ha alguns meses, identifiquei graças a maneira de caçar dele, peneirar :D
Misswhite
Membro Veterano

quarta nov 05, 2003 3:16 pm

Sim griffin, há visitas.
Mas se queres que te diga não sei como é que funcionam nem se se vê a parte onde os animais estão em recuperação.
Eu tenho a felicidade de ir pra lá rabalhar, por isso conheço aquilo duma ponta à outra.
Tb te podes tornar lá voluntária, é só teres vontade para tal. :D

;)
Responder

Voltar para “Aves”