Canarios...Ovo minusculo

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
atiradorRXS
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 8:48 pm

sexta mar 30, 2012 12:47 pm

Boas tardes, hoje de manha fui ao meu canaril para ver como estava a decorrer a postura - como faço todos os dias - e deparei-me com um ovo num casal de canarios mais pequeno que o normal.

http://imageshack.us/f/846/14112009611.jpg/

Isto é possivel?O ovo é mesmo muito minusculo...Os ovos de mandarins são maiores que este...O que aconteceu?Sabem
Catih
Membro Veterano
Registado: terça mai 13, 2008 8:30 pm
Localização: Duas caturras, um bico-de-lacre e um coelhinho anão! :)

sexta mar 30, 2012 5:02 pm

Realmente é bastante intrigante... :s
Nao sei :s
<strong>Encontrou um animal ferido/selvagem?</strong> Ligue para a Linha SOS Ambiente e Território: 808 200 520.
<p>
Pensamento positivo :)
<p>
<strong>Como criar Pardais Bebés: </strong>http://blogdosbichos.blogs.sapo.pt/4928 ... nomobile=1
<p>
Boa Sorte! :D
dare
Membro Veterano
Registado: sexta set 03, 2010 12:32 pm

sexta mar 30, 2012 5:22 pm

Pode ser falta de cálcio.

Que idade tem a canária?
atiradorRXS
Membro Veterano

sexta mar 30, 2012 6:08 pm

Não sei, mas ela colocou os 2 ovos normalmente, mas neste dia o chao da gaiola tinha sangue e parecia tripas...Não sei...O que devo dar para fornecer calcio?
Nitara
Membro Veterano
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

sexta mar 30, 2012 6:16 pm

atiradorRXS Escreveu:Não sei, mas ela colocou os 2 ovos normalmente, mas neste dia o chao da gaiola tinha sangue e parecia tripas...Não sei...O que devo dar para fornecer calcio?
Tripas ... como assim ?

Para fornecer cálcio existem várias maneiras. Eu coloco um osso de choco nas grades da minha gaiola.
Pode também adquirir umas pedras de cálcio para aves de bico mole, grit e até um líquido que se pode por na água.
atiradorRXS
Membro Veterano

sexta mar 30, 2012 7:34 pm

Nitara Escreveu:
atiradorRXS Escreveu:Não sei, mas ela colocou os 2 ovos normalmente, mas neste dia o chao da gaiola tinha sangue e parecia tripas...Não sei...O que devo dar para fornecer calcio?
Tripas ... como assim ?

Para fornecer cálcio existem várias maneiras. Eu coloco um osso de choco nas grades da minha gaiola.
Pode também adquirir umas pedras de cálcio para aves de bico mole, grit e até um líquido que se pode por na água.
Junto do sangue havia um genero de liquido amarelado...Faço ideia o que a canaria sofreu, havia sangue num poleiro inteiro.
Nitara
Membro Veterano
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

sexta mar 30, 2012 8:18 pm

Veja lá se a canária não está ferida.

Não é normal ocorrer uma hemorragia e esse tal líquido apenas por causa de uma postura.

Dou o exemplo de dois canários que tenho com quistos derivados das penas se desenvolverem para dentro e não para fora. O veterinário que consultei pensou primeiro numa cirurgia, mas havia um sério risco das aves morrerem ( porque têm os quistos espalhados pelo corpo todo, desde as costas, ao rabo e até no pescoço ). Então, recomendou lavar semanalmente os quistos com água e soro fisiológico, visto não se poder fazer muito mais.
Ora, de vez em quando, os quistos rebentam e deitam pus e sangue. Quando vejo secreções nas penas deles ou nos objectos da gaiola, já sei do que se trata e lavo de imediato.
As aves têm estes quistos à cerca de três anos ( embora não seja veterinária, sempre suspeitei de ser esta doença ). O ano passado agravaram ( foi quando consultei o veterinário ) e este ano nem têm estado maus. Como eu vou controlando ...

Por isso, veja se as suas aves não têm algo parecido que possa desencadear a libertação destas secreções.

Boa sorte e espero que não seja nada demais.
atiradorRXS
Membro Veterano

sexta mar 30, 2012 8:41 pm

Nitara Escreveu:Veja lá se a canária não está ferida.

Não é normal ocorrer uma hemorragia e esse tal líquido apenas por causa de uma postura.

Dou o exemplo de dois canários que tenho com quistos derivados das penas se desenvolverem para dentro e não para fora. O veterinário que consultei pensou primeiro numa cirurgia, mas havia um sério risco das aves morrerem ( porque têm os quistos espalhados pelo corpo todo, desde as costas, ao rabo e até no pescoço ). Então, recomendou lavar semanalmente os quistos com água e soro fisiológico, visto não se poder fazer muito mais.
Ora, de vez em quando, os quistos rebentam e deitam pus e sangue. Quando vejo secreções nas penas deles ou nos objectos da gaiola, já sei do que se trata e lavo de imediato.
As aves têm estes quistos à cerca de três anos ( embora não seja veterinária, sempre suspeitei de ser esta doença ). O ano passado agravaram ( foi quando consultei o veterinário ) e este ano nem têm estado maus. Como eu vou controlando ...

Por isso, veja se as suas aves não têm algo parecido que possa desencadear a libertação destas secreções.

Boa sorte e espero que não seja nada demais.
Nem a canaria nem o canarios aparenta ter esses quistos e sintomas de doenças :) Apenas faltava na alimentação o calcio, por isso amanha vou arranjar o osso de choco...

Mais uma coisa - Acham que devo retirar o ovo?Porque se nascer alguma cria, ou ela é minuscula ou vai morrer dentro do ovo ou nasce deformada...O ovo é mesmo muito pequeno, mais pequeno que de um mandarim.Eu nunca criei canarios e confesso que não são a minha ave favorita, mas trato deles como de qualquer ave :)
Catih
Membro Veterano
Registado: terça mai 13, 2008 8:30 pm
Localização: Duas caturras, um bico-de-lacre e um coelhinho anão! :)

sexta mar 30, 2012 9:54 pm

Sim, osso de choco, gritt e papa de ovo. E nao se esqueça que eles têm de apanhar sol, um bocadinho, e direto/nao direto para absorver o calcio, senao o calcio sozinho nao faz nada (:

O que eu faço quando os deixo apanhar o sol direto é colocar a gaiola de forma a haver sombra e sol para eles escolherem o que querem. Quando estao na janela deixo a persiana tapar um pouco do sol para eles terem sombra e sol.

Espero que ajude (:
<strong>Encontrou um animal ferido/selvagem?</strong> Ligue para a Linha SOS Ambiente e Território: 808 200 520.
<p>
Pensamento positivo :)
<p>
<strong>Como criar Pardais Bebés: </strong>http://blogdosbichos.blogs.sapo.pt/4928 ... nomobile=1
<p>
Boa Sorte! :D
atiradorRXS
Membro Veterano

sábado mar 31, 2012 3:00 pm

Catih Escreveu:Sim, osso de choco, gritt e papa de ovo. E nao se esqueça que eles têm de apanhar sol, um bocadinho, e direto/nao direto para absorver o calcio, senao o calcio sozinho nao faz nada (:

O que eu faço quando os deixo apanhar o sol direto é colocar a gaiola de forma a haver sombra e sol para eles escolherem o que querem. Quando estao na janela deixo a persiana tapar um pouco do sol para eles terem sombra e sol.

Espero que ajude (:
Eu deixo eles apanharem o sol das 10 horas até as 11 porque depois fica muito calor...E depois deixo apanhar mais um pouco de sol das 6:30 até de noite... :lol:

Obrigado a todos, a canaria acabou agora com a postura...
birdman
Registado: quinta set 16, 2004 9:38 pm

sábado mar 31, 2012 11:19 pm

boa noite o melhor mesmo para forneçer calçio é ou calçio liquido para dar na agua ou em po para dar misturado na papa de ovo!vai encontrar varios nas lojas ou em sites de venda de produtos aconcelho a comprar calçio com vitamina e nao unicamente calçio!
PauloSantos1
Membro Veterano
Registado: quarta fev 08, 2012 8:09 pm

domingo abr 01, 2012 1:18 pm

Embora existam diversas teorias para esta situação, a unica que encontrei até hoje que seja plausivel tem a ver com eventuais problemas hormonais na fêmea.

Não me parece que esteja directamente relacionado com a falta de cálcio, até porque, conforme se pode ver, a casca é normalissima, não é a habitual casca mole que evidencia algum défice de calcio.

Também já ouvi dizer que algumas fêmes colocam estes ovos minusculos na primeira postura, sendo quase sempre o primeiro ovo.

A mim já me aconteceu noutras prosturas que não a primeira e sendo por vezes o segundo ou terceiro ovo.

O facto é que vejo acontecer com mais frequências em fêmeas mais velhas do que propriamente em fêmeas jovens.

Sinceramente, não consegui encontrar até à data uma explicação que não deixasse dúvidas.
<strong>Paulo Santos</strong>
atiradorRXS
Membro Veterano

domingo abr 01, 2012 2:11 pm

Mas o que faço?Retiro o ovo?E se o ovo estiver galado, o embrião desenvolvesse normalmente e consegue nascer?E se nascer vai ser um canario mais pequeno que o normal?Tenho muitas duvidas acerca deste acontecimento :|
PauloSantos1
Membro Veterano
Registado: quarta fev 08, 2012 8:09 pm

domingo abr 01, 2012 2:56 pm

atiradorRXS Escreveu:Mas o que faço?Retiro o ovo?E se o ovo estiver galado, o embrião desenvolvesse normalmente e consegue nascer?E se nascer vai ser um canario mais pequeno que o normal?Tenho muitas duvidas acerca deste acontecimento :|
Garantidamente que não deve nascer nada deste ovo, até porque, na maior parte dos casos, nem sequer costumam ter gema.

Não faz mal em deixá-lo ficar. A dada altura, o mais certo será a femêa retirá-lo.
<strong>Paulo Santos</strong>
atiradorRXS
Membro Veterano

domingo abr 01, 2012 7:35 pm

PauloSantos1 Escreveu:
atiradorRXS Escreveu:Mas o que faço?Retiro o ovo?E se o ovo estiver galado, o embrião desenvolvesse normalmente e consegue nascer?E se nascer vai ser um canario mais pequeno que o normal?Tenho muitas duvidas acerca deste acontecimento :|
Garantidamente que não deve nascer nada deste ovo, até porque, na maior parte dos casos, nem sequer costumam ter gema.

Não faz mal em deixá-lo ficar. A dada altura, o mais certo será a femêa retirá-lo.
Neste momento dos meus 8 casais de canarios, 4 estão com ovos, e só me aconteceu isto a 1 casal.

Obrigado a todos pela ajuda :wink:
Responder

Voltar para “Aves”