Canarios...Ovo minusculo
-
- Membro Veterano
- Registado: terça nov 08, 2011 8:48 pm
Boas tardes, hoje de manha fui ao meu canaril para ver como estava a decorrer a postura - como faço todos os dias - e deparei-me com um ovo num casal de canarios mais pequeno que o normal.
http://imageshack.us/f/846/14112009611.jpg/
Isto é possivel?O ovo é mesmo muito minusculo...Os ovos de mandarins são maiores que este...O que aconteceu?Sabem
http://imageshack.us/f/846/14112009611.jpg/
Isto é possivel?O ovo é mesmo muito minusculo...Os ovos de mandarins são maiores que este...O que aconteceu?Sabem
-
- Membro Veterano
- Registado: terça mai 13, 2008 8:30 pm
- Localização: Duas caturras, um bico-de-lacre e um coelhinho anão! :)
Realmente é bastante intrigante... :s
Nao sei :s
Nao sei :s
<strong>Encontrou um animal ferido/selvagem?</strong> Ligue para a Linha SOS Ambiente e Território: 808 200 520.
<p>
Pensamento positivo
<p>
<strong>Como criar Pardais Bebés: </strong>http://blogdosbichos.blogs.sapo.pt/4928 ... nomobile=1
<p>
Boa Sorte!
<p>
Pensamento positivo

<p>
<strong>Como criar Pardais Bebés: </strong>http://blogdosbichos.blogs.sapo.pt/4928 ... nomobile=1
<p>
Boa Sorte!

-
- Membro Veterano
Não sei, mas ela colocou os 2 ovos normalmente, mas neste dia o chao da gaiola tinha sangue e parecia tripas...Não sei...O que devo dar para fornecer calcio?
Tripas ... como assim ?atiradorRXS Escreveu:Não sei, mas ela colocou os 2 ovos normalmente, mas neste dia o chao da gaiola tinha sangue e parecia tripas...Não sei...O que devo dar para fornecer calcio?
Para fornecer cálcio existem várias maneiras. Eu coloco um osso de choco nas grades da minha gaiola.
Pode também adquirir umas pedras de cálcio para aves de bico mole, grit e até um líquido que se pode por na água.
-
- Membro Veterano
Junto do sangue havia um genero de liquido amarelado...Faço ideia o que a canaria sofreu, havia sangue num poleiro inteiro.Nitara Escreveu:Tripas ... como assim ?atiradorRXS Escreveu:Não sei, mas ela colocou os 2 ovos normalmente, mas neste dia o chao da gaiola tinha sangue e parecia tripas...Não sei...O que devo dar para fornecer calcio?
Para fornecer cálcio existem várias maneiras. Eu coloco um osso de choco nas grades da minha gaiola.
Pode também adquirir umas pedras de cálcio para aves de bico mole, grit e até um líquido que se pode por na água.
Veja lá se a canária não está ferida.
Não é normal ocorrer uma hemorragia e esse tal líquido apenas por causa de uma postura.
Dou o exemplo de dois canários que tenho com quistos derivados das penas se desenvolverem para dentro e não para fora. O veterinário que consultei pensou primeiro numa cirurgia, mas havia um sério risco das aves morrerem ( porque têm os quistos espalhados pelo corpo todo, desde as costas, ao rabo e até no pescoço ). Então, recomendou lavar semanalmente os quistos com água e soro fisiológico, visto não se poder fazer muito mais.
Ora, de vez em quando, os quistos rebentam e deitam pus e sangue. Quando vejo secreções nas penas deles ou nos objectos da gaiola, já sei do que se trata e lavo de imediato.
As aves têm estes quistos à cerca de três anos ( embora não seja veterinária, sempre suspeitei de ser esta doença ). O ano passado agravaram ( foi quando consultei o veterinário ) e este ano nem têm estado maus. Como eu vou controlando ...
Por isso, veja se as suas aves não têm algo parecido que possa desencadear a libertação destas secreções.
Boa sorte e espero que não seja nada demais.
Não é normal ocorrer uma hemorragia e esse tal líquido apenas por causa de uma postura.
Dou o exemplo de dois canários que tenho com quistos derivados das penas se desenvolverem para dentro e não para fora. O veterinário que consultei pensou primeiro numa cirurgia, mas havia um sério risco das aves morrerem ( porque têm os quistos espalhados pelo corpo todo, desde as costas, ao rabo e até no pescoço ). Então, recomendou lavar semanalmente os quistos com água e soro fisiológico, visto não se poder fazer muito mais.
Ora, de vez em quando, os quistos rebentam e deitam pus e sangue. Quando vejo secreções nas penas deles ou nos objectos da gaiola, já sei do que se trata e lavo de imediato.
As aves têm estes quistos à cerca de três anos ( embora não seja veterinária, sempre suspeitei de ser esta doença ). O ano passado agravaram ( foi quando consultei o veterinário ) e este ano nem têm estado maus. Como eu vou controlando ...
Por isso, veja se as suas aves não têm algo parecido que possa desencadear a libertação destas secreções.
-
- Membro Veterano
Nem a canaria nem o canarios aparenta ter esses quistos e sintomas de doençasNitara Escreveu:Veja lá se a canária não está ferida.

Mais uma coisa - Acham que devo retirar o ovo?Porque se nascer alguma cria, ou ela é minuscula ou vai morrer dentro do ovo ou nasce deformada...O ovo é mesmo muito pequeno, mais pequeno que de um mandarim.Eu nunca criei canarios e confesso que não são a minha ave favorita, mas trato deles como de qualquer ave

-
- Membro Veterano
- Registado: terça mai 13, 2008 8:30 pm
- Localização: Duas caturras, um bico-de-lacre e um coelhinho anão! :)
Sim, osso de choco, gritt e papa de ovo. E nao se esqueça que eles têm de apanhar sol, um bocadinho, e direto/nao direto para absorver o calcio, senao o calcio sozinho nao faz nada (:
O que eu faço quando os deixo apanhar o sol direto é colocar a gaiola de forma a haver sombra e sol para eles escolherem o que querem. Quando estao na janela deixo a persiana tapar um pouco do sol para eles terem sombra e sol.
Espero que ajude (:
O que eu faço quando os deixo apanhar o sol direto é colocar a gaiola de forma a haver sombra e sol para eles escolherem o que querem. Quando estao na janela deixo a persiana tapar um pouco do sol para eles terem sombra e sol.
Espero que ajude (:
<strong>Encontrou um animal ferido/selvagem?</strong> Ligue para a Linha SOS Ambiente e Território: 808 200 520.
<p>
Pensamento positivo
<p>
<p>
Boa Sorte!
<p>
Pensamento positivo

<p>
<p>
Boa Sorte!

-
- Membro Veterano
Eu deixo eles apanharem o sol das 10 horas até as 11 porque depois fica muito calor...E depois deixo apanhar mais um pouco de sol das 6:30 até de noite...Catih Escreveu:Sim, osso de choco, gritt e papa de ovo. E nao se esqueça que eles têm de apanhar sol, um bocadinho, e direto/nao direto para absorver o calcio, senao o calcio sozinho nao faz nada (:
Espero que ajude (:

Obrigado a todos, a canaria acabou agora com a postura...
boa noite o melhor mesmo para forneçer calçio é ou calçio liquido para dar na agua ou em po para dar misturado na papa de ovo!vai encontrar varios nas lojas ou em sites de venda de produtos aconcelho a comprar calçio com vitamina e nao unicamente calçio!
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta fev 08, 2012 8:09 pm
Embora existam diversas teorias para esta situação, a unica que encontrei até hoje que seja plausivel tem a ver com eventuais problemas hormonais na fêmea.
Não me parece que esteja directamente relacionado com a falta de cálcio, até porque, conforme se pode ver, a casca é normalissima, não é a habitual casca mole que evidencia algum défice de calcio.
Também já ouvi dizer que algumas fêmes colocam estes ovos minusculos na primeira postura, sendo quase sempre o primeiro ovo.
A mim já me aconteceu noutras prosturas que não a primeira e sendo por vezes o segundo ou terceiro ovo.
O facto é que vejo acontecer com mais frequências em fêmeas mais velhas do que propriamente em fêmeas jovens.
Sinceramente, não consegui encontrar até à data uma explicação que não deixasse dúvidas.
Não me parece que esteja directamente relacionado com a falta de cálcio, até porque, conforme se pode ver, a casca é normalissima, não é a habitual casca mole que evidencia algum défice de calcio.
Também já ouvi dizer que algumas fêmes colocam estes ovos minusculos na primeira postura, sendo quase sempre o primeiro ovo.
A mim já me aconteceu noutras prosturas que não a primeira e sendo por vezes o segundo ou terceiro ovo.
O facto é que vejo acontecer com mais frequências em fêmeas mais velhas do que propriamente em fêmeas jovens.
Sinceramente, não consegui encontrar até à data uma explicação que não deixasse dúvidas.
<strong>Paulo Santos</strong>
-
- Membro Veterano
Mas o que faço?Retiro o ovo?E se o ovo estiver galado, o embrião desenvolvesse normalmente e consegue nascer?E se nascer vai ser um canario mais pequeno que o normal?Tenho muitas duvidas acerca deste acontecimento 

-
- Membro Veterano
- Registado: quarta fev 08, 2012 8:09 pm
Garantidamente que não deve nascer nada deste ovo, até porque, na maior parte dos casos, nem sequer costumam ter gema.atiradorRXS Escreveu:Mas o que faço?Retiro o ovo?E se o ovo estiver galado, o embrião desenvolvesse normalmente e consegue nascer?E se nascer vai ser um canario mais pequeno que o normal?Tenho muitas duvidas acerca deste acontecimento
Não faz mal em deixá-lo ficar. A dada altura, o mais certo será a femêa retirá-lo.
<strong>Paulo Santos</strong>
-
- Membro Veterano
Neste momento dos meus 8 casais de canarios, 4 estão com ovos, e só me aconteceu isto a 1 casal.PauloSantos1 Escreveu:Garantidamente que não deve nascer nada deste ovo, até porque, na maior parte dos casos, nem sequer costumam ter gema.atiradorRXS Escreveu:Mas o que faço?Retiro o ovo?E se o ovo estiver galado, o embrião desenvolvesse normalmente e consegue nascer?E se nascer vai ser um canario mais pequeno que o normal?Tenho muitas duvidas acerca deste acontecimento
Não faz mal em deixá-lo ficar. A dada altura, o mais certo será a femêa retirá-lo.
Obrigado a todos pela ajuda