Periquito - Dúvidas de um amigo meu

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Nitara
Membro Veterano
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

sexta mai 18, 2012 2:56 pm

Olá a todos novamente!

Um amigo meu iniciou-se á pouco tempo no mundo fascinante das aves.
Ele iniciou a manutenção de aves com quatro canários, mas pretende agora manter psitacídeos e quer comprar um periquito. Eu aconselhei, pois é uma ave fácil de manter, que eu tenho e adoro.

Tentei solucionar as suas maiores dúvidas, mas algumas restaram e venho aqui para me ajudarem em relação a isso :wink: .

Então, aqui vão as dúvidas do meu amigo:

- Uma gaiola com 32 cm de comprimento, 30 cm de largura e 45 cm de altura é suficiente para um periquito ?

- Ele pretende colocar a gaiola ao lado da dos canários para ele não sentir solidão. Acham bem ? É suficiente para ele estar feliz ?

Estas são as suas principais dúvidas. Não consegui responder a estas dúvidas porque eu sempre mantive periquitos em viveiros grandes e em grupo, pelo que peço que me ajudem.

Obrigado :wink: .
Rikass
Membro Veterano
Registado: sexta jul 22, 2011 9:49 pm

sexta mai 18, 2012 3:21 pm

Um periquito quando sozinho convém que tenha a maior das atenções (pelo que estudei) e acho pequena para um, devia ser um bocado maior para o periquito poder brincar bastante (o dono deve colocar muitos brinquedos na gaiola) isto porque quando não está o bicho tem de se entreter com algo né? espero ter sido util ;)
O que é realmente mau é ter que rir quando se quer chorar; é ter que ir quando se quer ficar; é receber um não quando se espera um sim; é antes de tudo, ter de odiar quando se quer amar...
CH2O2
Membro Veterano
Registado: segunda jun 29, 2009 7:53 am

sexta mai 18, 2012 7:01 pm

Essa gaiola é pequena para um periquito. O dobro do comprimento seria o mínimo que eu utilizaria para 1 periquito. Quanto à largura, deve ser maior que o comprimento das asas abertas da ave de forma a que a ave consiga abrir as asas sem tocar nos lados da gaiola.
Nitara
Membro Veterano

sexta mai 18, 2012 7:47 pm

Obrigado a quem respondeu :wink: .

Já informei o meu amigo que a gaiola é demasiado pequena e ele perguntou o seguinte:

- Que outros psitacídeos podem ser alojados numa gaiola com estas dimensões ?

- Se o periquito for domesticado e passar algum tempo fora da gaiola, ela é suficiente ?

Obrigado :D .
vitor22
Membro Veterano
Registado: sexta jul 30, 2010 12:28 pm

sexta mai 18, 2012 8:45 pm

A gaiola a tambem não é assim tao pequena, não convém é ter mais do que 1.
Na minha opinião se solta lo durante alguns periodos ao longo do dia nao tem problema.

O periquito é dos mais pequenos, portanto não convém ser outra especie.
"A compaixão para com os animais é das mais nobres virtudes da natureza humana." ( Charles Darwin )
Rikass
Membro Veterano

sábado mai 19, 2012 3:51 pm

Nitara Escreveu:Obrigado a quem respondeu :wink: .

Já informei o meu amigo que a gaiola é demasiado pequena e ele perguntou o seguinte:

- Que outros psitacídeos podem ser alojados numa gaiola com estas dimensões ?

- Se o periquito for domesticado e passar algum tempo fora da gaiola, ela é suficiente ?

Obrigado :D .
Não conheço outros aliás acho que nenhuma ave devia ser mantida nessas dimensões (na minha opinião claro).

As medidas que aconselho são:

60cm ou 70cm (se quiser dar mesmo as melhores condições) de comprimento, 50cm de profundidade e 60cm de altura é o que considero o minimo...E, como já referi, a gaiola tem de ter muitos brinquedos para o animal se entreter, por muito que nós donos digamos que chegamos a casa e soltamo-los eu sei que não é bem assim e que as vezes chegamos tarde já eles estão a descansar ou então vamos passar o fim-de-semana fora, o que quero dizer é que um periquito sozinho precisa do triplo da atenção do que acompanhado então mais vale dar-lhe espaço e coisas para se entreter do que deixá-lo confinado a um espaço mais pequeno onde não possa levar brinquedos pela falta do mesmo...

A atenção nunca vai ser a que nós deviamos dar porque não estamos sempre em casa, logo é isto que aconselho para manter o periquito entretido e saudável, porque também uma gaiola mais pequena não vai deixar este exercitar o sufeciente para não ficar "obeso". Se ele tiver duvidas com a alimentação eu também posso esclarecer (foi dos itens que mais estudei)
O que é realmente mau é ter que rir quando se quer chorar; é ter que ir quando se quer ficar; é receber um não quando se espera um sim; é antes de tudo, ter de odiar quando se quer amar...
Nitara
Membro Veterano

sábado mai 19, 2012 4:38 pm

Agradeço pelas respostas.

Rikass, em relação à alimentação eu já o encaminhei e esclareci as suas dúvidas.

Esqueci-me de referir que a gaiola vai ter muitos brinquedos ( o meu amigo comprou exactamente 1 escada de madeira, duas bolas de plástico, uma bola com guizo, 2 sinos, sticks de sementes, espigas de painço, 1 corda e 1 ramo de figueira tratado ). Os poleiros são de madeira natural, pelo que ele também se vai entreter a roer.

O Franscisco ( o meu amigo ) raramente viaja, até porque tem mais animais ( 1 morelia spilota, duas tartarugas corcunda do mississipi, 2 porquinhos-da-Índia e 2 geckos leopardo ) e o seu emprego não lhe ocupa muito tempo diário, pelo que em princípio não haverá problemas de falta de tempo.

Gostaria de ouvir mais opiniões diferentes e agradeço imenso a quem já deu a sua :wink: .
Rikass
Membro Veterano

domingo mai 20, 2012 12:52 pm

Pois lá está o problema, se ele utilizar a gaiola que tem com esses brinquedos o periquito nem abrir as asas vai conseguir...Por isso para por esses brinquedos todos que é mesmo o ideal, é preciso ter uma gaiola do tamanho que já referi...O periquito já vem ensinado ou vai ainda treiná-lo?
Nitara
Membro Veterano

domingo mai 20, 2012 1:08 pm

Se vem domesticado ou não já não sei ... irei perguntar.
Rikass
Membro Veterano

domingo mai 20, 2012 1:53 pm

Pois, porque se não vier domesticado mais importante é ter uma gaiola maior...
Nitara
Membro Veterano

sexta mai 25, 2012 3:43 pm

Olá novamente!

Eu e o meu amigo estivemos a ver e pesquisar um pouco mais e ele desistiu da ideia de ter o periquito na tal gaiola, uma vez que é pequena demais, tendo-se agora decidido por um casal de bengalins.

Volto a perguntar-vos: a gaiola é suficiente para um casal de bangalins ?

Obrigado pela ajuda de todos :wink: .
Rikass
Membro Veterano

sábado mai 26, 2012 4:59 pm

Se não é para um periquito para dois bengalins vai dar ao mesmo :S
Nitara
Membro Veterano

domingo mai 27, 2012 1:17 pm

Então é mais fácil perguntar, que aves podem habitar nesta gaiola ?

Obrigado.
Rikass
Membro Veterano

domingo mai 27, 2012 2:38 pm

Na minha opinião nenhumas...Arranja-se gaiolas maiores a optimos preços...
Nitara
Membro Veterano

domingo mai 27, 2012 2:48 pm

O problema é que na casa dele não há espaço para uma maior ... mas vou tentar ver com ele alguma gaiola maior.

É que a gaiola dos canários dele já é grande ( embora sejam apenas quatro ) e ele planeava por esta gaiola ao lado da dos canários.

Obrigado :wink: .
Responder

Voltar para “Aves”