Pata de bengalim

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Nitara
Membro Veterano
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

segunda jun 11, 2012 5:50 pm

Olá a todos!

Comprei hoje mais dois bengalins.
Acontece que um deles tem uma pata sem força, coisa que só notei a caminho de casa.

Fui à loja, o vendedor devolveu-me o dinheiro, mas eu decidi ficar com ele, pois sei que se ficar na loja ou morre lá ( pois não chega à comida nem à água ) ou sente-se mal ( a gaiola está cheia de pássaros ) ou nem vai ser vendido.

Bem, agora na minha gaiola, ele consegue empoleirar-se nos poleiros mais largos. Já se fartou de comer e beber, já recebeu carinhos de um dos bengalins ( encosta-se a ele e coça-lhe a cabeça :wink: ) e até já canta. Parece muitos mais feliz apesar da sua limitação.

Vim aqui contar isto, apenas para saber se procedi bem, se poderei fazer mais alguma coisa pelo seu bem estar ou apenas para ouvir comentários e opiniões vossas.

Obrigado :wink: .
Nitara
Membro Veterano

terça jun 12, 2012 6:26 pm

É só para informar-vos que o passarito já arranjou uma forma de subir para os poleiros, pois já sabe onde estes estão e já não voa contra tudo.

Ele passa muito tempo com os restantes companheiros e dorme junto com eles.

Não parece nada o pássaro debilitado e triste que vi na loja. Está mais activo, parece que renasceu! É um exemplo de vida, o meu passarito :wink: .
Nitara
Membro Veterano

terça jun 12, 2012 7:13 pm

caturrento2 Escreveu:Parabéns por "investir" num pássaro com problemas!
Nitara
Membro Veterano

terça jun 12, 2012 7:42 pm

Infelizmente, ele ainda se desiquilibra muito nos poleiros, caindo frequentemente cá para baixo. A gaiola é bastante alta ( 1,10m ) e as quedas não são bonitas e eram frequentes. Para remediar isto coloquei duas placas de esferovite no chão, para amortecer a queda. Surgiu-me entretando uma dúvida:
- Existe algum problema em colocar o esferovite na gaiola, uma vez que as aves têm contacto directo com este ?

_GOLD_
Membro
Registado: domingo dez 26, 2004 2:31 pm

terça jun 12, 2012 8:14 pm

Boas a minha opinião é que se a ave é frágil e está a aprender a viver com o problema que tem na pata é que deve colocá-la num sitio onde ela aprendar a controlar o equilibrio e que não sofra mt com esse treino uma queda de metro parece-me mt...
E mesmo em cima de esferovite....

Pois a ave com o tempo vai adaptar-se á pata como está mas precisa de tempo...
Nitara
Membro Veterano

terça jun 12, 2012 8:20 pm

Mas eu teria de colocar o passarito numa gaiola à parte sozinho e ele está sempre encostado aos outros bengalins, sempre a fazer um esforço para estar ao pé deles.

A única gaiola que está disponível é pequena para mais de um bengalim ...
Nitara
Membro Veterano

terça jun 12, 2012 8:58 pm

Estive a pesquisar mais e cheguei à conclusão que o esferovite é prejudicial ( é tóxico, entre outros ) e várias pessoas desaconselham o seu uso nas gaiolas.

Tirei então o esferovite e coloquei molhos de feno no chão. Não tenho mais nada por enquanto.

Pondo isto, já pensei em várias hipóteses, como:
- colocar material para fazer o ninho no chão ( feno, corda de sisal, fibra de côco, etc, ), pois iria tornar o chão mais suave
- colocar uma rede suspensa a 10 cm do chão, o que iria funcionar como uma espécie de '' trampolim sem impulso ''
- colocar esponja no chão, mas não sei se é seguro

O que poderei fazer ? Será que separar para uma gaiola adaptada às necessidades dele é o melhor a fazer ? Sendo uma ave sociável não irá ficar prejudicada se estiver sozinha ?

Só enquanto estou a escrever este post já me levantei umas 3 vezes, porque ele cai e faz barulho no plástico, até faz impressão.

Não sei o que faça ... eu quero fazer tudo por este pequenito, não quero desistir dele.
Nitara
Membro Veterano

quarta jun 13, 2012 4:55 pm

Alguma ajuda ?

:wink:
_GOLD_
Membro

quarta jun 13, 2012 6:11 pm

Por mim numa gaiola pequena sem poleiro para estar no chão...

E ganhar força suficiente na outra pata para se equilibrar...

Assim ele vai acabar por morrer de certeza...
A ave está doente logo o que interessa é recuperar e não o espaço...

Abraço
_GOLD_
Nitara
Membro Veterano

quarta jun 13, 2012 6:50 pm

Então amanhá vou colocá-lo numa gaiola redonda que tenho. Hoje não posso porque não estou em casa.

E se eu colocar uma ou duas tábuas ( de madeira ) nas grades da tal gaiola redonda ? Apenas para não estar constantemente no chão ?

Obrigado pelas dicas :wink: .
_GOLD_
Membro

quarta jun 13, 2012 7:01 pm

Na minha opinião é igual...

Para já não há necessidade de ele estar alto quando ele não consegue...
O melhor mesmo é estar no chão a recuperar e manter a gaiola limpa...
Agora á que tratar bem o animal garantir que come e bebe e depois vai ver que com o tempo a ave vai adaptar-se a só uma perna...

Abraço e vá dando noticias

_GOLD_
Nitara
Membro Veterano

quinta jul 05, 2012 2:29 pm

Olá a todos!

'' Reanimei '' o tópico para vos dizer novidades sobre o passarinho.

O meu bangalim está lindo e muito melhor!
Nunca mais caiu e até de noite ( que tem pouca visão ) sobe para cima quase tão bem como os outros.
De dia, anda perfeito :wink: .

As outras aves enconstam-se muito a ele e adoram coçar-lhe a cabeça e o pescoço.

Com o tempo, notei também que, para além da patinha sem força, falta-lhe um dedo na outra pata.

Mas apesar de tudo, o meu passarito está muito bem. Muito melhor do que estava na loja e não me arrependi absolutamente nada de o ter acolhido e dado um lar feliz, onde nada lhe falta.

Obrigado a todos os que seguiram o tópico e ajudaram :wink: .
Catih
Membro Veterano
Registado: terça mai 13, 2008 8:30 pm
Localização: Duas caturras, um bico-de-lacre e um coelhinho anão! :)

sábado jul 07, 2012 7:41 pm

Que maravilha, desejo que continue tudo pelo bom e pelo melhor!
Adorei ver este caso :)
<strong>Encontrou um animal ferido/selvagem?</strong> Ligue para a Linha SOS Ambiente e Território: 808 200 520.
<p>
Pensamento positivo :)
<p>
<strong>Como criar Pardais Bebés: </strong>http://blogdosbichos.blogs.sapo.pt/4928 ... nomobile=1
<p>
Boa Sorte! :D
Nitara
Membro Veterano

domingo jul 08, 2012 9:29 am

Catih Escreveu:Que maravilha, desejo que continue tudo pelo bom e pelo melhor!
Adorei ver este caso :)
Obrigado :D .
Nitara
Membro Veterano

quinta dez 06, 2012 7:41 pm

Reabri o tópico para dar mais umas novidades acerca do dito bengalim! O meu pequenino está óptimo de momento :D .

Há cerca de um mês e qualquer coisa piorou um pouco e chegou a ficar no chão durante um dia. Eu já estava a ficar preocupada e no dia seguinte ele já estava todo feliz e activo e é quando descubro que perdeu uma unha da pata doente. A unha estava grande e ainda não a tinha cortado porque a veia, ainda que de uma cor preta, acompanhava a unha quase até à extremidade ...

Há coisa de uns quatro dias, andou a pavonear-se todo e a cantar para uma fêmea bengalim e agora está a tentar fazer um ninho no chão com algum feno que lá tem ... o mais engraçado é que os outros dois bengalins também vão para o ninho e agora lá estão os quatro enrroscadinhos a dormir :lol: .

Cada vez mais acho que fiz mesmo uma excelente escolha em trazer este pequenino para casa.
Apesar de ser mais pequeno que os outros bengalins, ter falta de um dedo numa pata e a outra totalmente sem força, é uma ave cheia de personalidade e um lutador cheio de coragem! Tem uma vida praticamente normal, boas condições, companheiros que sempre se deram bem com ele e desde há uns dias ... uma fêmea :wink: .

:D
Responder

Voltar para “Aves”