Pois é meus amigos, como disse na apresentação, apareceu aqui junto a minha casa (moro no campo) uma ave que depois de pesquisa cheguei á conclusão que é uma pega rabuda.
É ainda adolescente mas já voava normalmente. Quando a vi estava no chão a cerca de um metro de mim a cacarejar e bater as asinhas, como que a pedir comida, mas não deixava apanhar. Fui procurar bichinhos na terra para lhe dar e foi logo aos saltos atrás de mim, comeu e continuou atras de mim.
A princípio pedia comida constantemente agora já nem tanto, mas habituou se de tal maneira que quando quer comer e estamos dentro de casa, põe se á porta a cacarejar para lhe dar comida come e vai para as árvores ou para cima da casa, quando estamos na rua vem para cima de nós. Deixa apanhar normalmente e passar a mão por cima, mas só de mim e minha mulher, outras pessoas não deixa.
Ao fim do dia vem para cima de mim para dormir mas não quer ficar sozinho e uns dias fica numa arrecadação que tenho ao lado da casa, quando não estamos fica nas arvores e de manhã logo que saio á rua, está á espera e vem logo para cima de mim.
Pergunto, será isto comportamento normal destas aves, ainda que estivesse em alguma gaiola?
Desde já o meu obrigado por esclarecimentos que me possam dar.
Pega rabuda
Boas normal normal nao e mas essas aves sao oportunistas e tendo comida sem sem dar ao trabalho e bom e como era uma ave nova afeiçou-se a si derivado a lhe dar comida e nunca a ter assustado nao viu prigo... outra razao nao vejo pra talFlorival Escreveu:Pois é meus amigos, como disse na apresentação, apareceu aqui junto a minha casa (moro no campo) uma ave que depois de pesquisa cheguei á conclusão que é uma pega rabuda.
É ainda adolescente mas já voava normalmente. Quando a vi estava no chão a cerca de um metro de mim a cacarejar e bater as asinhas, como que a pedir comida, mas não deixava apanhar. Fui procurar bichinhos na terra para lhe dar e foi logo aos saltos atrás de mim, comeu e continuou atras de mim.
A princípio pedia comida constantemente agora já nem tanto, mas habituou se de tal maneira que quando quer comer e estamos dentro de casa, põe se á porta a cacarejar para lhe dar comida come e vai para as árvores ou para cima da casa, quando estamos na rua vem para cima de nós. Deixa apanhar normalmente e passar a mão por cima, mas só de mim e minha mulher, outras pessoas não deixa.
Ao fim do dia vem para cima de mim para dormir mas não quer ficar sozinho e uns dias fica numa arrecadação que tenho ao lado da casa, quando não estamos fica nas arvores e de manhã logo que saio á rua, está á espera e vem logo para cima de mim.
Pergunto, será isto comportamento normal destas aves, ainda que estivesse em alguma gaiola?
Desde já o meu obrigado por esclarecimentos que me possam dar.
<p>Um Abraço</p>
<p>Veiga <a href="http://agas-veiga.blogspot.com">http://agas-veiga.blogspot.com</a></p>
<p><a href="http://facebook.com/#!/Veiga.Hobbie">ht ... bie</a></p>
<p> </p>
<p> </p>
<p>Veiga <a href="http://agas-veiga.blogspot.com">http://agas-veiga.blogspot.com</a></p>
<p><a href="http://facebook.com/#!/Veiga.Hobbie">ht ... bie</a></p>
<p> </p>
<p> </p>
Como alimentou a ave ela passou a confiar em si...
E como nunca se assustou nem teve medo por estar junto a si ela vai manter-se assim...
Mas com o tempo pode ou não desaparecer e ir á vida dela...
Assim como pode ficar..
Mas deve ser bom estar um pássaro sempre á nossa espera quando saimos de casa...
Estime o animal...
Abraço
_GOLD_
E como nunca se assustou nem teve medo por estar junto a si ela vai manter-se assim...
Assim como pode ficar..
Mas deve ser bom estar um pássaro sempre á nossa espera quando saimos de casa...
Estime o animal...
Abraço
_GOLD_
É verdade, não gosta muito de ser ele a comer, está sempre de bico aberto e temos de meter a comida dentro. Há uns 10 dias que está aqui, penso que está praticamente adulto mas continua com o mesmo comportamento.pveiga Escreveu:
Boas normal normal nao e mas essas aves sao oportunistas e tendo comida sem sem dar ao trabalho e bom e como era uma ave nova afeiçou-se a si derivado a lhe dar comida e nunca a ter assustado nao viu prigo... outra razao nao vejo pra tal
Pois... Desde o primeiro dia que estou preparado para quando ele se for embora, mas por outro lado penso que, segundo dizem não há passaros destes, para ele se juntar, desde o Alto Alentejo, eu estou no Algarve._GOLD_ Escreveu:
Assim como pode ficar..
Estime o animal...
Abraço
_GOLD_
Claro que é uma alegria quando chegamos a casa ele vir logo pousar em cima.
Claro que estimo o animal, até já deixamos de sair sei lá quantas vezes porque ao faltar a comida ele pode ir se embora.
Abraço
FF
Acredito...
Mas por exemplo a altura do acasalamento é terrivel... eles ficam diferentes e podem ir embora...
Mas se nessa zona não há pegas.. melhor...
MAs todos os animais são assim as pessoas é que não percebem que se nos mostramos os seus melhores amigos eles tb o serão para nós
Grande Abraço
_GOLD_
Mas por exemplo a altura do acasalamento é terrivel... eles ficam diferentes e podem ir embora...
Mas se nessa zona não há pegas.. melhor...
MAs todos os animais são assim as pessoas é que não percebem que se nos mostramos os seus melhores amigos eles tb o serão para nós
Grande Abraço
_GOLD_
Pois é meus amigos, o Zéquinha já governa sua vida sózinho, temos sempre comida aqui a porta, ele anda pelas árvores aqui a volta e quando tem fome vem comer e beber agua já não espera que lhe ponham comida no bico. Depois salta me para cima dos ombros e pica me o pescoço e as orelhas, puxa me o cabelo e sei lá que mais. Já não quer dormir em casa, dorme sempre nas árvores e de manhã lá está a espera para me "ratar" o pescoço.
A propósito do que tenho lido que não há aves destas no Baixo Alentejo e Algarve, no domingo passado quando corria na ecovia do Algarve (faço atletismo) entre Olhão e Fuseta vi tres exemplares desta raça na ria formosa no sítio de Bias do Sul.
A propósito do que tenho lido que não há aves destas no Baixo Alentejo e Algarve, no domingo passado quando corria na ecovia do Algarve (faço atletismo) entre Olhão e Fuseta vi tres exemplares desta raça na ria formosa no sítio de Bias do Sul.