Biquinhos devolvida aos novos amigos.

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
pesquebrados
Membro Veterano
Registado: segunda jan 30, 2012 12:58 pm

sexta jun 22, 2012 10:31 pm

Esta semana encontrei um pardal bébé, os pais estavam no cimo da árvore - pelo menos era alimentado - e quando cheguei mais perto fugiu para dentro dum arbusto.
Não o tenho tirado da cabeça: ou um gato ainda o apanha ou são os ratos que «tratam» dele :cry:
Hoje quando saí com o Manoel - olha a novidade - vejo-o a atirar-se para a roda dum carro :o
era o pardal que estava junto dela, consegui puxar o Manoel pela trela e o pardal atravessou a estrada e enfiou-se na vegetação.
Mas não fiquei descansada.
Quando acabei a volta fui confirmar se ele estava resguardado...
mentira, decidiu ficar no meio da estrada a olhar para todo o lado e era a hora do regresso aos lares.
Agarrei-o, fui pedir a um vizinho se cuidava dele (é o porto seguro de muitas aves) mas percebi que com este pequenino era um risco.
Pedi e recebi uma espécie de farelo amarelo, juntei água e é o que lhe tenho dado com uma seringa.
Como não é fácil limpá-lo quando bebe água coloquei-o na palma duma mão e com a minha respiração fui secando-o, então vejo-o a encostar o bico a um dedo e a adormecer :oops:
Está numa caixa na banheira, com uma toalha escura e uma mantinha a dormir.
Entretanto enquanto cuidava dele a plateia arranhava a porta com o Manoel a dirigir a orquestra :x :D

Conselhos?
Última edição por pesquebrados em domingo jul 01, 2012 8:42 pm, editado 2 vezes no total.
maraya
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2008 6:43 pm

sexta jun 22, 2012 10:38 pm

Deixo este site que tem óptimas dicas: http://blogdosbichos.blogs.sapo.pt/4928 ... nomobile=1

Boa sorte!
E vá dando noticias do pequeno :)
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
pesquebrados
Membro Veterano

sábado jun 23, 2012 4:10 pm

Obrigada maraya e sarina :D

Continua na caixa na banheira, com o saco de água quente embrulhado, tem comido bem com a seringa, bebe a água e limpo-lhe o bico e o pelinho.
Assim que apareço e mexo na mantinha abre logo o biquinho :D
Fui hoje ao hiper e a duas lojas de animais mas não encontrei nem as duas marcas indicadas no blog nem sequer qualquer alimento para aves bébés.
Continuo a dar o farelo amarelo com água.

Hoje e amanhã é mais fácil controlar mas na 2ª feira tem de ir comigo...
um dia de cada vez :wink:
maraya
Membro Veterano

sábado jun 23, 2012 8:49 pm

Obrigada pelas novidades :)

Pode tentar também a papa nutribird a21 se conseguir encontrar (vende-se em lojas da especialidade).

Esperamos mais novidades... das boas :)
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
pesquebrados
Membro Veterano

domingo jun 24, 2012 10:03 pm

A Biquinhos :D cá continua...
Já tirei o saco de água quente porque percebi que ela não sente falta, tem comido bem só que quando me atraso já me espera bem perto da porta :o
o que quer dizer que por um lado tenho de ser rápida a entrar, mas por outro tenho que ter cuidado porque nunca sei onde está a Biquinhos :roll:

o meu problema é que gosta de estar na minha mão :cry:
falo para ela, dou-lhe jinhos e ela adormece :cry:
só «falou» uma vez e ainda não a vi a tentar voar, nem sei quanto tempo demora até chegar a esta fase...

amanhã vai ser uma nova experiência, não sei como vai correr e ainda tenho de ir tapar a grelha da frente da transportadora, mas se ela fica em casa vai estar todo o dia sem comer e isso não é opção...

Imagem
cá em casa já havia 2 destes

Imagem
mas agora é uma menina de carne e osso

Imagem
e ando com o coração nas mãos porque nunca resgatei pardais...
pesquebrados
Membro Veterano

domingo jun 24, 2012 10:09 pm

caturrento2 Escreveu:1conselho:
Se tiver essas papas nao precisa de lhe dar agua pois as papas já têm!!
Obrigada maraya e caturrento2.
Até agora continuo a dar o farelo amarelo, tem umas sementes, e junto a água.
Nas lojas onde fui não tinham nada para aves bébés.
Vou tentar mais uma amanhã.
pesquebrados
Membro Veterano

domingo jun 24, 2012 10:10 pm

sarina Escreveu:
pesquebrados Escreveu:
...limpo-lhe o bico e o pelinho.
Oh Pesquebrados, é mesmo uma pessoa de gatos - o seu passarinho, como todas as aves, tem peninhas! :wink: :lol: Achei uma ternura a expressão porque tem a ver consigo, o anjo da guarda de tantos gatuchos lindos. Muito obrigada pelas notícias e, sobretudo, por ser uma pessoa assim sensível e bonita, que tudo faz para ajudar. Fico a torcer muuuuuito pelo pardalito que teve a sorte de ser encontrado por si. :)
Também eu ando a torcer muito sarina, só que nesta área não pesco nada...
maraya
Membro Veterano

domingo jun 24, 2012 10:16 pm

É de Lisboa?
Quando tive que criar um pardalinho comprei a nutribird numa loja perto do Saldanha.

Obrigada pelas fotos :)
É uma menina (?) já crescidinha :)
Vá deixando um mistura de sementes (para canários por exemplo) numa tacinha assim como agua :wink:

Ela vai começar a querer voar... Geralmente para o colinho :)
Vá incentivando para ver se ela começa a ganhar jeito para o voo.
pesquebrados
Membro Veterano

domingo jun 24, 2012 10:50 pm

maraya Escreveu:É de Lisboa?
Quando tive que criar um pardalinho comprei a nutribird numa loja perto do Saldanha.

Obrigada pelas fotos :)
É uma menina (?) já crescidinha :)
Vá deixando um mistura de sementes (para canários por exemplo) numa tacinha assim como agua :wink:

Ela vai começar a querer voar... Geralmente para o colinho :)
Vá incentivando para ver se ela começa a ganhar jeito para o voo.
Não, de Odivelas.
Vou fazer isso sim...
amanhã procuro numa loja na Pontinha.
Obrigada.
pesquebrados
Membro Veterano

segunda jun 25, 2012 3:58 pm

Os machos são os «gravatinhas» sarina :D
têm na parte da frente um mancha escura com o formato duma gravata...

Trouxe-a hoje e acho graça porque quando tem fome pia a chamar-me, toda a gente já a viu e ficaram encantados :D
aqui há zona verde, há muitos pardais, só que não vai ter qualquer referência,
ao pé de casa tenho a esperança que os pais ainda a reconheçam pelo piar

O meu medo maior é quando a libertar se ela consegue arranjar comida sózinha :cry:
e vai-me custar muito mais as saudades com que vou ficar...
Nitara
Membro Veterano
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

segunda jun 25, 2012 4:19 pm

Eu também já resgatei um pardal da rua.

Quanto estava a chegar a casa, um pequenino passarinho estava à beira da estrada. Ao lado estavam os irmãos e a mãe mortos no chão e o ninho caído.
É óbvio que o trouxe imediatamente.

Cheguei a casa, com ele na mão a piar muito e coloquei-o numa caixinha de cartão com uma mantinha! Fui de imediato comprar papa para alimentar aves bébés ( já não me lembro da marca ) e ele aceitou de imediato.

Foi crescendo até que começou a debicar as sementes de canário, exóticos e periquitos. Como já se alimentava bem sozinho, introduzi fruta e vegetais na alimentação e não é que o meu Pom-Pom ( sim, era o nome dele :D ) desenvolveu um gosto muito especial por uvas !? Adorava-as!

Até que chegou a hora de ele querer voar! Tentava saltar da caixa ( esta foi aumentando de altura e comprimento! ) e eu e uns familiares meus decidimos ensiná-lo a voar.
Ora, colocávamos mantas no chão ( para amortecer a queda! ), uma pessoa ía para um lado da sala e outra para outro. Com alguns incentivos, rapidamente começou a voar bem. Foi ao fim de poucas semanas.

Sempre o deixei à solta pela casa, nunca o coloquei numa gaiola e ele, na maior parte das vezes, dormia no sofá ou em cima dos móveis :lol: .
Durante o dia passeava em cima das nossas cabeças.
Uma coisa que o Pom-Pom fazia e que nos deixava derretidos era, no Inverno, ele aninhar-se nas nossas mãos e dormir como um anjinho :D . Horas e horas que eu estava a aninhá-lo e ele a dormir tão bem ... nem me mexia.

Até que ele começou, muito de repende, a tentar voar contra os vidros das janelas, coisa que nunca tinha feito. Tentava esquivar-se por algum lado e vimos que ele queria ir à sua vida, conquistar a liberdade que lhe pertencia.

Dias depois soltei-o num parque muito próximo a minha casa. A alegria dele ... soube tão bem vê-lo livre, a debicar a relva com o seu biquinho, muito desastrado ( ele sempre foi desastrado :wink: ) a tropeçar nas ervas mais altas.
Fiquei horas seguidas com ele a explorar o parque ... até que ele voou.

Tive pena, ainda hoje sinto saudades, é inevitável. Aquele passarinho bébé que eu acolhi e criei, de repente, tornou-se num conquistador dos céus, num adulto que sabia que rumo dar à vida.
Eu sabia que ele estava preparado para ser solto. Eu conhecia-o melhor do que ninguém.
Não me arrependo nem um bocadinho de o ter deixado ir. É ali que ele pertencia.

O meu Pom-Pom marcou-me e espero que a sua Biquinhos o marque também desta maneira.

Boa sorte :wink: .
pesquebrados
Membro Veterano

segunda jun 25, 2012 10:43 pm

Obrigada Nitara, a sua estória é linda e estamos sempre a aprender :D

A Biquinhos já está a tentar voar mas ainda com umas aterragens esquisitas :roll: vai ter de praticar mais...
Vão ser dias de stress porque a tenho de levar comigo e fica todo o dia confinada num saco grande...
mas não posso arriscar ela conseguir sair, se não dou conta pode ficar pisada facilmente.

Acham que ela se aguenta sem comer durante 4 horas?

Quanto à questão de a libertar aqui ao pé de casa, onde já vivia antes de a encontrar, ou noutro local qual é a opinião de quem sabe mais?

Prefiro perguntar do que a prejudicar sem qualquer intenção.
Obrigada pelo apoio.
Nitara
Membro Veterano
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

terça jun 26, 2012 10:58 am

pesquebrados Escreveu:Obrigada Nitara, a sua estória é linda e estamos sempre a aprender :D

A Biquinhos já está a tentar voar mas ainda com umas aterragens esquisitas :roll: vai ter de praticar mais...
Vão ser dias de stress porque a tenho de levar comigo e fica todo o dia confinada num saco grande...
mas não posso arriscar ela conseguir sair, se não dou conta pode ficar pisada facilmente.

Acham que ela se aguenta sem comer durante 4 horas?

Quanto à questão de a libertar aqui ao pé de casa, onde já vivia antes de a encontrar, ou noutro local qual é a opinião de quem sabe mais?

Prefiro perguntar do que a prejudicar sem qualquer intenção.
Obrigada pelo apoio.
Eu encontrei o meu Pom-Pom mesmo ao pé de casa, à beira da estrada mas libertei-o num parque, pois como ele foi habituado num local sem perigos achei melhor colocá-lo igualmente num local calmo e cheio de abrigos na vegetação em vez de ao pé de uma estrada, onde podia ser atropelado facilmente.
pesquebrados
Membro Veterano

terça jun 26, 2012 10:41 pm

Pois...
aqui ainda devem andar os pais, há uma rua,
no outro local que tenho pensado é numa escola, há somente um parque de carros pequeno, mas há 2 semanas encontrei um pardal morto, deve ter levado um toque dum carro e não conseguiu fugir a tempo.
Para uma zona onde não lhe possa deixar comida tenho receio que não saiba alimentar-se sózinha.
Tenho de ir com calma, ela já vai batendo as asas mas ainda é uma aprendiz :D e as penas estão a ficar ainda mais bonitas :D
MiCas2011
Membro Veterano
Registado: quinta out 06, 2011 4:01 pm

quarta jun 27, 2012 9:51 am

Olá!

Fico contente por ver que esse pardalinho é um resistente e que se vai tornar um lindo passarinho :)

Tem aqui bons conselhos.

A Nitara contou uma história linda que deve ser seguida por todos os que encontram passarinhos destes... os pardais não se devem ter em gaiolas...

Eu também já criei 3, de um ninho que encontrei caido no chão... e também os soltei e foi uma alegria enorme vê-los em liberdade.

Continuação de boa sorte :wink:
... Carolina Homenagem ao meu Tareco: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... highlight=
Responder

Voltar para “Aves”