Socorro! Tenho um aquário e agora?

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Responder
Cruela
Membro Veterano
Registado: domingo ago 03, 2003 10:18 am

segunda ago 18, 2003 10:07 am

Desde já bom dia!
Socorro,um dia destes a Mãe de uma amiga minha, que estava farta do aquário e ia de viagem para angola resolveu oferecer-mo!! :o
O problema é só, eu não perceber mesmo nada deste assunto! Entretanto como vinha muito sujo e já trazia um peixe morto fui a uma casa de animais aqui na minha cidade e tentei esclarecer as dúvidas principais, para pelo menos entender o que eram todos os aparelhos como se colocavam para que serviam, enfim! è um aquário de 50X28 e que tem agora 4 guppies, um é bébé, um neon azul, um rente ao chão e o doente não sei qual é, isto tudo sei pq vi lá peixes iguais.Como tenho internet 24h aconselharam-me a não comprar nenhum livro, mas comprei coisas para substituir pq estava tudo mt velho e mt sujo.Enquanto não sustituí a agua morreram 2,andei dois dias a preparar-me a mim e a casa para começar "a sério"e pq tb foi tudo surpresa e não tive tempo antes, e desde que limpei anda para lá um quieto, parado, meio morto e todos os dias vou tentar dar-lhe comida mais perto mas não vejo melhoras... entretanto estive ausente 4 dias(um risco, é certo!) e ontem à noite cheguei achei dois deles mt gordos, estranho p quem passou fome, e o doente, continua doente... Agora as minhas dúvidas são:como sei que tem o doente, como distingo os guppies machos das fêmeas, como sei se estão para ter peixes,a partir de que tamanho o bebé pode andar sozinho,o que faço ao doente, qd posso comprar mais, qd devo tracar a agua, quantas vezes tÊm os peixes filhotes,enfim, estou a adorar mas estou com receio de falhar. Outra coisa, como o aquario á pequeno resolvi tirar a foto que tem por trás e achei que ficou muito melhor assim como troquei a decoração por uma coisa mt mais vazia e mais "clean" com plantas artificiais direitas sem grandes "floreados" eles estranham isso? Podem sentir-se pouco protegidos? Sem paisagem?Socorro! Obrigada!
AlexandreM
Membro Veterano
Registado: sábado jan 11, 2003 7:28 pm
Contacto:

segunda ago 18, 2003 10:26 am

inrresponsabilidade...
antes de teres aceitado o aquário devias ter-te informado.
Cruela
Membro Veterano

segunda ago 18, 2003 10:33 am

Não é que eu tivesse tido chance!
A senhora ia para angola no dia seguinte e os peixes ou iam comigo ou iam pela sanita abaixo, ok?
E deixa-me dizer-te que se calhar não te fazia mal leres as regras de utilização do site! Chamares-me irresponsável sem me perguntares primeiro em que circunstâncias fiquei eu com o aquário não é aquilo que eu considero uma boa recepção aqui no site.
Situa-te rapaz!
sc_domingos
Membro Júnior
Registado: quinta jul 31, 2003 3:59 pm

segunda ago 18, 2003 10:34 am

Bom dia.

A irresponsabilidade foi de quem deixou o aquário...

Concordo que a informação é o melhor meio, e penso que foi exactamente isso que a forista procurou.
Não percebo muito de aquários de peixes, pelo que as únicas coisas que lhe posso aconselhar são:
-procure um amigo com experiência em aquários para a judar;
-procure o máximo de informação que conseguir;
-faça o que fizer, os peixes concerteza que estarão muito melhor consigo do que abandonados nalgum sítio; mesmo que acabem por morrer, ao menos tentou;

Susana Domingos
Cruela
Membro Veterano

segunda ago 18, 2003 10:40 am

Obrigada pela força!

Está uma pessoa a tentar fazer o melhor e lê uma destas, até doi!!
Enfim, é como diz a minha consciência está tranquila no que diz respeito ao meu esforço.
E vou continuar a tentar!

Até à vista.
AlexandreM
Membro Veterano
Contacto:

segunda ago 18, 2003 10:44 am

oiça lá,
acha bem deixar os peixes 4 dias sem comer? acha-se responsável?
Cruela
Membro Veterano

segunda ago 18, 2003 10:57 am

Agora trata-me por você... mas que bem.
Esteve a analisar exaustivamente a minha mensagem para poder pegar em mais qualquer coisa certo?

Pois mais uma vez é como lhe digo, não tive alternativa pq não tinha quem viesse tratar disso por mim.
Não escolhi ter este aquário e muito menos na altura das férias.

Mas parece-me que peixes não é o seu forte, estou certa?
Então faça-me um favor, meta-se na sua vida pq eu estou na minha e estou a tentar com este site descobrir como tratar do meu aquário e não para ter "conversa da treta", até pq não tenho vida nem idade para isso.

Se entretanto tiver alguma informação util que queira partilhar comigo, sobre aquariofilia, é certo, sinta-se no direito de o fazer! Se não, posso assegurar-lhe que não mais voltarei a responder-lhe.

Atentamente,
Cruela.
AlexandreM
Membro Veterano
Contacto:

segunda ago 18, 2003 11:06 am

queres k te trate por tu não é, então pronto!
podes ter a certeza k entendo bastante de peixes.
diz lá o que queres saber sobre aquáriofilia!
mas ainda não me respondes-te, achas responsável deixar os peixes 4 dias sem comer?
carlitos43
Membro
Registado: quarta jun 18, 2003 7:01 am
Localização: a Kiwi uma roseicolis 7 aquas e 500 peixes tropicais

segunda ago 18, 2003 12:53 pm

Ola Cruela
:lol:

Em primeiro é preciso ter calma, como deves imaginar um aqua é um pequeno mundo aquatico , que nos temos de adaptar o melhor possivél
para que os nossos amigos se sintam bem .
Em 1) o peixe que esta doente tenta-se saber que doença é , visto que és novata nisto , parece-te complicado , ora so tens que ver o peixinho doente pra ver os sintomas como estes;pontos brancos ,abdomem inchado e escamas eriçadas, marcas no corpo , e a forma como nadam etc, pq a lista é longa.
2) limpar um aquario baseia-se na limpeza dos vidro com um raspador proprio ou uma esponja que nao risque os vidros, a troca de agua no teu caso uma vez por semana, tirar folhas mortas (no caso das plantas verdadeiras )o que é bem melhor pois no mar nao ha plantas artificiais ;) 3) quanto as diferenças dos machos e femeas Guppys é simples, o macho
apresenta na barbatana abdominal um gonopde (especie de espigao que termina em bico enquanto a femea uma barbatana, os machos sao tb mais coloridos e pertecem a classe dos peixes ovoviparos quer dizer que os alevins(bébés) nascem logo a nadar assim como os Mollys, espadas,
Platys etc.
4) as qualidades da agua é tentar estabelecer um Ph favoravél aos nossos amigos nao caso dos guppys e mollys , néons um ph de 7.2 é mto bom.
5) pois a lista é enorme e dava um post de 1000km aconsélho-te a tirar informaçoes da net por acaso tens um site excelente aqui do nosso amigo joao branquinho e para mais informaçoes podes vir aqui o ppl é simpatico e sempre pronto a ajudar.

beijokas
carlitos43
Membro

segunda ago 18, 2003 12:56 pm

Ola

Aproveito aqui para desejar uma boa vinda ao amigo Joao branquinho que é um grande profissional e com um site excelente .
Espero que fique bastante tempo. :lol:
carlitos43
Membro

segunda ago 18, 2003 1:00 pm

+ UMA VEZ OLA

Quanto a ti Alex nao sejas tao indelicado com as miudas do forum peixes
és um maroto nao quero que este forum fique como o dos caes que andam sempre em guerra aqui tentamos ajudar todos da melhor maneira
e sem nos agredirmos uns aos outros eu logo te apanho no chat.

um abraço
BlowFish
Membro Veterano
Registado: segunda out 28, 2002 11:07 am
Contacto:

segunda ago 18, 2003 7:41 pm

AlexandreM Escreveu: mas ainda não me respondes-te, achas responsável deixar os peixes 4 dias sem comer?
Amigo Alexandre,
Um peixe nao e um cao ou um gato que e imprtaivo alimentar todos os dias.
Num aquario "em condicoes" e com peixes de boa saude os ditos cujos bichos podem ficar perfeitamente uma semana sem serem alimentados.
Ja tenho deixado mais tempo e nunca morreu nenhum nem emagreceu por isso. Isto se forem peixes adultos, claro, porque os alevins pecisam mesmo de comer todos os dias e mais do que uma vez.
Nao sei se sabes mas os peixes no seu habitat natural podem nao conseguir apanhar comida todos os dias...

Charles, honey!
Ja vieste de ferias? Eu andei para ca e "para la" sem ter tempo de nada :( Agora as ferias estao quase no fim e nem descansei. Os mbunas estao grandes e os aquas estao optimos. Espero que esteja tudo bem contigo.
Bjs!

Cruela,
Benvinda ao mundo da aquariofilia.
Nao desesperes, le muito e coloca perguntas aqui no forum que ha sempre alguem pronto a responder.
Abracos,
carlitos43
Membro

segunda ago 18, 2003 8:34 pm

Ola xaninha querida a quanto tempo :lol: eu tb nao tenho vindo aqui mtas vezes so quando a miudas em desespero ;) .
sim as férias acabaram :oops: mas estou pronto pra partir outra vez.
Os meus peixes agora vao bem mas no domingo 10 quando cheguei tinha a agua a 33° e oxigénio cortado o meu afilhado nao viu e morreram-me 2 Praecox e um femea 12cm M.Boesemani :oops: . mas a vida continua e ja encomendei mais.

Foi um prazer (ler-te) :D

beijokas Carlos
Joaocb
Registado: quinta dez 20, 2001 4:16 pm

segunda ago 18, 2003 9:04 pm

carlitos43 Escreveu:Aproveito aqui para desejar uma boa vinda ao amigo Joao branquinho que é um grande profissional e com um site excelente .
Espero que fique bastante tempo. lol
Muito obrigado pela recepção e pelas palavras sobre o site, mas tal como já tinha dito noutra mensagem, o mérito é também em grande parte de todos os visitantes e dos que contribuem para ele.
Quanto a ser um grande profissional é que tenho que fazer uma correcção, 100% amador e não sou lá muito grande... tenho 1m70... :D
E ainda tenho muito a aprender, no entanto, é com todo o gosto do mundo que partilho o pouco que sei. Tentarei aparecer sempre que puder mas será difícil, pois o regresso ao trabalho já começa a aquecer!
Joaocb
Registado: quinta dez 20, 2001 4:16 pm

segunda ago 18, 2003 9:10 pm

BlowFish Escreveu:Num aquario "em condicoes" e com peixes de boa saude os ditos cujos bichos podem ficar perfeitamente uma semana sem serem alimentados.
Ja tenho deixado mais tempo e nunca morreu nenhum nem emagreceu por isso. Isto se forem peixes adultos, claro, porque os alevins pecisam mesmo de comer todos os dias e mais do que uma vez.
Nao sei se sabes mas os peixes no seu habitat natural podem nao conseguir apanhar comida todos os dias...
Exacto!

E digo mais ainda, na apresentação do Dr. Manfred Gobel nas Primeiras Jornadas de Aquariofilia de Carnide (organizadas pela Redfish), e referindo-se aos Discus, ele chegou mesmo a dizer que, se nos ausentarmos durante duas semanas nas férias, para não pedir a ninguém para ir lá a casa dar de comer aos discus. Eles aguentam perfeitamente, mas atenção, estou a falar de Discus!!!
Responder

Voltar para “Peixes”