qual o volume minimo para um aquario

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Responder
JCnail
Membro
Registado: sábado mar 18, 2006 12:04 pm

sexta ago 14, 2009 11:35 am

bom dia a todos os foristas.tenho-vos a dizer que sao todos culpados por me terem posto o bichinho dos peixes...:D uma pessoa vem ler,por curiosidade e acaba a querer tambem!:P
gosto muito de animais e tenho,maioritariamente,aves,mas gostava de me iniciar nos peixes.
gostava de começar com os guppies e/ou kinguios,mas queria começar com um aquario de volume decente para esses peixes se reproduzirem.
se me pudessem dar algumas dicas e mais ou menos o orçamento de um aquario completo.
espero que me possam ajudar.
Cumprimentos,João Cunha
tarasofia
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2007 5:15 pm

sexta ago 14, 2009 12:12 pm

olá!

Pelos vistos ainda vai ter de procurar mais informação... porque guppys saõ peixes tropiciais e kinguios são de água fria, logo nunca devem estar no mesmo aquario pois não é possivel tentar reproduzir o ambiente de cada um deles.

No seu lugar começava por estudar os biotopos, depois escolhia o que mais me agradasse, a seguir podia optar pelo equipamento adequado e depois era so escolher as especies que mais me agradassem e que fossem compativeis.

O orçamento... bem, pode consultar os sites de venda de material de aquariofilia e fica logo com uma ideia do que vai ter de dispender, consoante as necessidades das especies e do biotopo que escolher.
Os meus olhos não  vêm, as minhas mãos não  tocam, mas o meu coração SENTE!
JCnail
Membro

sexta ago 14, 2009 12:29 pm

muito obrigado pela sua resposta.:D
hummm....peço desculpa :oops:
realmente,k asneirada que eu disse.
eu queria primeiro começar pelos peixes mais simples,pois nunca tive peixes e o aquario necessita de muitas coisas.so depois,quando adquirisse experiência suficiente(passado um ano) mudaria para outro biótopo.parece-me o mais sensato a fazer.não quero gastar muito dinheiro em peixes que me agradem para depois os pobres me morrerem por falta de experiência.
logo,começaria por um biótopo de água quente no qual os peixes menos sensíveis se dessem bem.
fico a espera tambem das tais medidas de um aquario decente.sera que 0,80m de comprimento,0,40 de largura e 0,50 de altura é bom?
o que acham?
tarasofia
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2007 5:15 pm

sexta ago 14, 2009 12:55 pm

um de 80cm será indicado para começar...

não se esqueça de estudar muito bem o ciclo do azoto, e de deixar que este se complete antes de introduzir peixes no aquario.
Os meus olhos não  vêm, as minhas mãos não  tocam, mas o meu coração SENTE!
JCnail
Membro

sexta ago 14, 2009 12:57 pm

as outras medidas também são boas?
ainda tenho de comprar o aquario.estou a procura dum aquario usado...
vou começar a procurar aquarios com essas medidas...
JCnail
Membro

sexta ago 14, 2009 1:00 pm

um aquario com este aspecto e com néons ou guppies era o que mais gostava.com o chão todo coberto de plantas,com uma pedrita ou duas e uma planta ou duas,atras,das mais altas...

tipo este:
http://nfist.pt/~lefortunato/IMG_5075.jpg
element
Membro Veterano
Registado: quinta jun 12, 2008 7:53 pm

sexta ago 14, 2009 1:05 pm

Boas

Essas medidas para começar seriam excelentes, dão 160 litros brutos :wink:

Para iniciar e assim um preço mais em conta, encontras kits de cerca de 50/60 litros, ou seja, aqua+filtro+iluminação+termostato a volta dos 80€. A isso é precisso acrescentar testes de ph, amónia e nitratos, os 3 devem rondar os 30€, mais aquasafe ou identico (serve para eliminar o cloro e metais pesados) e bacterias de arranque, estes últimos 2 devem rondar os 10€. Depois, o areão e decoração.
JCnail
Membro

sexta ago 14, 2009 1:57 pm

tenho mais duvidas...
eu gostava de tentar a reprodução dos peixes.terei que comprar enfermarias?pensava que,se colocasse plantas,eles poriam os ovos nas plantas e estes ficassem mais escondidos...
seria compativel ter limpa-vidros,limpa-fundos,2 camarões e guppies?:S
gostava que me propusessem um aquario comunitario(as espécies),sff,se nao for pedir muito. :oops:
element
Membro Veterano

sexta ago 14, 2009 2:11 pm

Para te indicar espécies é precisso saber o ph da água :wink:

Enfermarias!? Deves querer dizer maternidades. Não aconselho.

Os viviparos, guppies, espadas, mollies etc, que são os mais fáceis de reproduzir, não põem ovos.
JCnail
Membro

sexta ago 14, 2009 2:24 pm

mas o ph regula-se depois,nao e?:S
eu ainda nao tenho nada.estou a planear as coisas,antes de sequer as comprar.
gostava que tivesse um tronkito,umas pedras,umas plantas flutuantes,o fundo todo tapado com plantas que nao crescessem muito mas tapassem e uma ou duas dakelas k sobem,todas elas de um verde vivo.alguém me pode indicar espécies?
em relaçao a fauna,queria,como já disse,os néons porque gosto muito e iriam contrastar com as plantas, ou os guppies e limpa-vidros e limpa-fundos.
critiquem a vontade :P
element
Membro Veterano

sexta ago 14, 2009 2:36 pm

Algo fundamental é colocar os peixes adequados ao ph que temos e não adequar o ph aos peixes que queremos. Para mexeres no ph terias de recorrer a quimicos e quanto menos quimicos no aqua melhor.

O fundo todo verdinho é bonito não é? Mas requer muito trabalho, conhecimento, experiência, tempo e muitos €, precissas de substracto fértil, iluminação adequada, fertilizações, medições quimicas especificas, etc. Um plantado desses é um bom bocado mais para a frente, quando já tiveres uns aninhos de experiência.
JCnail
Membro

sexta ago 14, 2009 2:40 pm

humm...nao sabia,element.obrigado :D
então,o que recomendam para um principiante,em relação a tudo.
quero fazer as coisas com "conta,peso e medida".
ja agora,a garrafa de CO2 só é utilizada caso se tenha plantas(para elas realizarem a fotossintese),ou tem mais alguma utilidade?
muito obrigado pelas vossas respostas :P
element
Membro Veterano

sexta ago 14, 2009 2:46 pm

Principalmente pelas plantas, mas o CO2 como faz baixar o ph, há quem o use unicamente para esse fim.
JCnail
Membro

sexta ago 14, 2009 2:56 pm

tanta coisa para se saber...:D
fico a espera de mais dicas,conselhos e projectos possiveis.
Responder

Voltar para “Peixes”