bettas
Então é assim.Hà cerca de uma semana comprei um betta pois a loja não tinha fémeas,só nesta semana.Instalei-o confortavelmente num aquário com 12 litros com todos os acessórios.Depois de um dia começou a construir um ninho de bolhas oval e eu sem fémea.Nos dias que passaram o ninho começou a ficar espalhado pelos cantos do aquário.Hoje comprei uma fémea pu-la numa maternidade para guppys à espera que ele reconstrua o ninho mas parece que ele não gosta muito dela pois quando se aproxima fica como se tivesse visto um macho.O que fazer???
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mar 28, 2003 1:37 pm
- Localização: westie,york,papagaio,tartarugas,peixes de agua salgada,muitos passaros,kois
Se pretende fazer criação de betas o aquario nao necessita de ter agua movimentada para que o ninho fique estavel.O aquerio deverá ter esconderijos para a femea se esconder tal como plantas ou rochas pq enquanto a femea não estiver disposta a acasalar o macho vai ataca-la e por vezes mata-as.deixe o macho construir o ninho mas sem femea no aquario e qd estiver pronto introduza a femea mas se ela apresentar a barriga gorda com ovos e ela qd quiser vai ter com ele e apos o acasalamento tem que se retirar a femea caso contrario é morta.
O macho toma conta dos ovos que eclodem apos 48 horas e ainda toma conta dos alevins durante uma semana depois tem que ser retirado pq eles viram banquete.
Boa sorte com a criação
O macho toma conta dos ovos que eclodem apos 48 horas e ainda toma conta dos alevins durante uma semana depois tem que ser retirado pq eles viram banquete.
Boa sorte com a criação
Assim que viu a fémea construiu um ninho enorme.Tenho plantas e conchas grandes.Soltei a fémea mas ele anda sempre atrás dela.Será que tenho de a tirar pois não a vejo com nenhum sinal de ter ovos,apenas umas pequenas listas brancas na vertical.
-
- Membro Veterano
- Localização: westie,york,papagaio,tartarugas,peixes de agua salgada,muitos passaros,kois
Em principio sim. Outro sinal de q ela esta pronta é um pequno tubo branco situado em baixo q é o ovopositor q fica mais saido.
Tambem depende do tamanho da femea se é adulta ou jovem
Tambem depende do tamanho da femea se é adulta ou jovem
-
- Membro
- Registado: quarta jun 18, 2003 7:01 am
- Localização: a Kiwi uma roseicolis 7 aquas e 500 peixes tropicais
Ola
Eu utilizo sempre 2 femeas para que o macho nao esteja sempre atras da mm .
Eu utilizo sempre 2 femeas para que o macho nao esteja sempre atras da mm .

Então é assim ,fui de fim de semana e no Sábado a minha mulher veio a casa e disse-me que o ninho estava desfeito mas que tinha alguns ovos e que eles até estavam calmos.Hoje quando cheguei nada de ninho nem de ovos e tinha o macho morto e a fémea um bocado em mau estado.Será que eles lutaram pq tinha de tirar a fémea.O que poderá ter acontecido???
-
- Membro Veterano
outra hipotese que pode ser é que se calhar em vez de teres uma femea tinhas uma macho de barbatanas curtas, que nao é raro acontecer e terem lutado até a morte. Esses machos são confundidos com femeas
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda out 28, 2002 11:07 am
- Contacto:
...ou entao tinha uma femea demasiado agressiva como uma que eu tive que matou outras femeas e um macho
ja para nao falar de ter comido uma porcao de alevins de guppy com mais de dois meses... 

-
- Membro Júnior
- Registado: terça ago 26, 2003 9:54 am
Olá, eu tenho um betta macho e o "desgraçado" está farto de fazer de fazer ninhos e hà um mês que eu tento arranjar uma fêmea para lhe fazer companhia, mas não sei o que se passa, fui a cerca de 10 lojas entre Setúbal e Lisboa e não existem fêmeas...