Dúvidas sobre aquários (iniciante)

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
MaryR
Membro Júnior
Registado: sábado ago 01, 2009 7:10 pm

domingo ago 02, 2009 2:47 pm

Olá

Quero ter um aquário a sério e já pesquisei bastante e confesso que nunca pensei que um aquário desse tanto trabalho, mas penso que compensa e fica mesmo muito bonito.
Estou a fazer um levantamento de todo material necessário para começar mas tenho algumas dúvidas e estou nisto "às escuras".
Já li vários tópicos que me ajudaram bastante.
Tenciono ter um aquário entre 80 a 100cm cerca de 110 a 160 litros.

Em relação ao filtro eu queria um externo pois pelo que li são bastante melhores, mas para um aquário desta dimensão é mesmo necessário um externo ou basta um interno dos melhorzinhos? Como são os meus pais a pagar é complicado dar por exemplo 100€ só por um filtro. O que me aconselham? E quais os preços? Eu não queria ter de limpar o aqua de 15 em 15 dias.

Outra coisa, li aqui um texto que dizia tudo que era necessário para um aquário (filtro, substrato,termostrato,medições dos químicos da água, etc) nesse texto não constava a bomba de ar, é necessária? Desculpem a ignorância.

Também vi à venda aspiradores para o aqua, é fundamental ou meia dúzia de peixes "de limpeza" e anti-fungico chegam?

N sei se é imporante referir, por agora não vou por plantas naturais, apenas peixes de água quente.
Em relação aos ornamentos, li que as pedras calcárias não se devem por devido ao Ph, as conchas e búzios da praia têm o mesmo efeito negativo na água??

Obrigada

Cmps
element
Membro Veterano
Registado: quinta jun 12, 2008 7:53 pm

domingo ago 02, 2009 8:09 pm

Boas

Um filtro exterior é sempre melhor e requere uma manutenção menos regular do filtro. Mas, é precisso na mesma TPA's semanais, limpar os vidros das alguitas e marcas de calcário sempre que apareçam, etc.

Bomba de ar só é necessário se não houver movimentação da água á superficie, além disso algums modelos de filtro fazem também oxigenação.

Claro que é necessário um aspirador, os peixes de fundo comem apenas os detritos de comida e algumas espécies algas, mas não comem os dejectos.

Sim, tudo o que for de origem calcária vai aumentar o ph, conchas e relativos são calcários.

cumps.
MaryR
Membro Júnior

domingo ago 02, 2009 9:09 pm

Obrigada por responderes fiquei esclarecida. :)

Sim, já pesquisei acerca dos TPA's e tem de se trocar 20% da água do aqua uma vez por semana, mas dependendo das espécies e do tamanho.

Eu vi este filtro à venda e até é acessível a nível de preço, é bom?

http://www.discusakvaryum.com/uploads/s ... _EX400.png

Se calhar compro uma bomba de ar pequena pois aquelas bolhinhas fazem um efeito engraçado vindas de um ornamento, por exemplo.

Já adicionei o aspirador à lista.

Obrigadíssima :D
element
Membro Veterano

domingo ago 02, 2009 9:18 pm

Pessoalmente não conheço o filtro, mas a marca é considerada boa e de confiança.
Mas neste caso concreto para o aquário que queres não serve, porque segundo a imagem esse filtro é indicado para aquas até 80 litros.
MaryR
Membro Júnior

domingo ago 02, 2009 9:27 pm

Pois já reparei na imagem :? tem de ser o mesmo filtro mas o modelo a seguir.

Já agora, vi a vender uns tubos difusores e valvúlas de retenção.
Para que servem? São necessárias ao aqua?

Para além do medidor de ph e de nitratos etc, também é necessário um que meça a dureza da água ou isso é so para pro's?

Obrigada pela ajuda :D
element
Membro Veterano

segunda ago 03, 2009 12:46 am

Pois, se queres bomba de ar tens de arranjar um tubo/magueira e uma pedra difusora ou outro acessório que faça o mesmo. Isso é do tipo de dúvidas que podes perguntar na loja, pedes pra ver, dizes que logo vês se levas ou não, colocas as dúvidas aqui e depois nós orientamos-te :lol: por vezes é complicado explicar a escrever determinadas coisas que seriam muito simples a exemplificar.

Quanto aos testes, ph, amónia e nitratos é indespensável. Durezas não te preocupes, se te viciares em aquas logo percebes o que são e o que fazem. Nitritos na minha opinião também é dispensavel, nunca há nitritos antes de haver amónia e não amónia sem haver um pico de nitratos que te indica o fim da ciclagem, os nitratos vão-te também dizer se estás a fazer a quantidade regular certa de tpas. Há para aí uns tópicos sobre o ciclo do azoto, lê e relê atentamente.
MaryR
Membro Júnior

segunda ago 03, 2009 11:30 am

Sim, eu compreendo que sejam coisas óbvias, mas complicadas de explicar. O meu problema é que na cidade em que vivo só há uma loja de animais e outra na cidade vizinha e não creio que sejam muito especializadas, antes pelo contrário, não precebem quase nada do assunto, mas devem saber para o que servem aqueles acessórios, espero eu.

Depois de comprar o aqua vejo as espécies que existem aqui disponíveis e coloco aqui para me orientarem quais as melhores e resistentes e também se são compativeis porque não quero mortes :? .

O Fórum é mesmo muito útil, estão de parabéns :D

Mais uma vez Obrigada :wink:
jooomaia
Membro Júnior
Registado: domingo fev 15, 2009 9:50 pm

segunda ago 17, 2009 4:00 pm

oi, eu sou principiante em aquarofilismo. tenho um aquario pequeno de .,5L e queria sugestoes de peixes que possa colocar no meu aquario. estou a pensar em por 6 ou 7 peixes

gostava k me podessem ajudar, agradecia uma resposta rapidamente.

tambem gostava k me deixacem algumas dicas para manter este pequenino aquario

:!:
obrigado :lol:
Última edição por jooomaia em segunda ago 17, 2009 8:55 pm, editado 2 vezes no total.
element
Membro Veterano

segunda ago 17, 2009 4:04 pm

Que equipamento existe no aquário?

6 ou 7 peixes em 15litros!!??

Nessa litragem 1 betta fica muito bem.
jooomaia
Membro Júnior
Registado: domingo fev 15, 2009 9:50 pm

segunda ago 17, 2009 5:18 pm

obrigado mas acho k vou escolher outro peixe nao gosto muito de bettas
Última edição por jooomaia em segunda ago 17, 2009 8:20 pm, editado 2 vezes no total.
tarasofia
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2007 5:15 pm

segunda ago 17, 2009 5:49 pm

jooomaia Escreveu:eu ñ kero e seiperfeitamete k ñ posso ter peixes de 8cm como os betta num aqua de 15 litros
eu kero por peixes de 1,de 2 ou 3 cm. levando em conta a regra fundamental dos aquarios: 1cm de peixe por cada litro de agua

no aqua tenho o termostato o filtro a bomba e os testes. :!:
Pois sabe mal.... em 15l de agua, como o element disse, e muitissimo bem, pode ter em condições 1 único beta...

essa de 1cm de peixe por cada l de agua tem muito que se lhe diga...
Os meus olhos não  vêm, as minhas mãos não  tocam, mas o meu coração SENTE!
opakito
Membro Júnior
Registado: domingo mar 01, 2009 6:51 pm
Bino oscar albino red
Kinguios,platys e bettas

segunda ago 17, 2009 6:59 pm

Primeiro tem que saber qual a raça queres criar,para depois prvidenciar o necessário para o aquario,aqui no brasil usamos muito cascalho de rio para o fundo assim proporciona uma limpeza mais fácil,se quizer pode dar uma olhada neste site,onde crio meus kinguios.
http://arcadenoe.sapo.pt/petsite/meu_aq ... uios/37574
<p><strong>Amo meus peixinhos</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
element
Membro Veterano

segunda ago 17, 2009 7:09 pm

jooomaia Escreveu:eu ñ kero e seiperfeitamete k ñ posso ter peixes de 8cm como os betta num aqua de 15 litros
eu kero por peixes de 1,de 2 ou 3 cm. levando em conta a regra fundamental dos aquarios: 1cm de peixe por cada litro de agua

no aqua tenho o termostato o filtro a bomba e os testes. :!:

Para além do betta, não há espécies que se deva manter num volume tão pequeno de água. Arranja um aqua maior, com um aqua de 60 litros a hipoteses aumentam bastante.

Isso não é uma regra, é uma "indicação", não se pode aplicar a volumes tão pequenos e é a contar já com o tamanho do peixe em adulto.

opakito, o teu aqua não é grande exemplo. 240litros devia ter no máximo uns 5, va lá 6 kinguios e tem muito mais...
opakito
Membro Júnior
Registado: domingo mar 01, 2009 6:51 pm
Bino oscar albino red
Kinguios,platys e bettas

segunda ago 17, 2009 7:37 pm

Acho que deverias (Editado) e olhar seu proprio aquario será que ele realmente é tudo o que falas por que nunca mostra ele.Se queres saber para nunca morreu nenhum crio muito bem meus peixes.

(Editado pela moderação)
<p><strong>Amo meus peixinhos</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
element
Membro Veterano

segunda ago 17, 2009 8:17 pm

Se o meu aqua é tudo o que falo?? Pouco ou nada leste aqui sobre os meus aquas, nem viste aqui ou noutro lado fotos, quer dos meus aquas quer dos meus outros animais. O que podes ler por vezes são exemplos de espécies que mantenho nos meus aquas.

Depois, não te ofendi para me estares a chamar de ignorante. Apenas fiz um reparo ao exemplo que deste para o teu aqua de kinguios. Estás num forum público e como tal, qualquer pessoa pode comentar as tuas mensagens quer seja positivamente quer seja negativamente.

Sabes ao menos qual a é litragem indicada para cada kinguio?
Responder

Voltar para “Peixes”