Resolvi tentar salvar os peixes e por "mão à obra" mas a minha experiência é muito pouca tenho um aquário de água fria pequeno e com 2 peixes (julgo q são cometas) que já lá vivem à 2,5 anos e nunca tive problemas, só a limpeza normal de filtros e mudanças parciais de água.
ou fazer um resumo do q já fiz:
-limpei os vidros, lavei o filtro com água q retirei do áquario, aspirei o fundo e depois de depositar voltei a fazer tudo de novo.
-retirei um tronco q julgo q era o q dava a cor castanha.
- retirei parte da água cerca de 50 lt e voltei a por água com produto de tratamento para o cloro.
- mantive o aquário a 25ºC
- Os peixes q lá estão são (salvo o erro) ciclÃdeos - 1 boca de fogo, 2 papagaios e um que parece zebrado mas muito escuro, tem também um q não sei o nome tem uns bigodes virados para baixo. Por favor o que tenho de fazer agora... não sei controlar nada de ph, nitritos

A primeira lavagem foi à 3 semanas e os papagaios tinham umas manchas escuras q já desapareceram, mas o aquário ficou passado 2 semanas com muitas algas. Tem 8 horas de luz florescente por dia mas está junto de uma janela. E AGORA!!!