Dúvidas sobre Aquário com peixes de água fria. Peço ajuda.

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Responder
ruiduarte
Membro Júnior
Registado: terça set 02, 2003 8:45 am

terça set 02, 2003 9:01 am

Bom dia,

Há cerca de 15 dias comprei um aquário hexagonal de aprox. 40/45 litros. Coloquei água da torneira, areão no fundo, e filtro interior. Aguardei 4 dias e introduzi 2 Orandas e 2 Cometas Vermelhos. No final da semana passada comecei a ver os peixes muito parados e quase sempre no fundo do aquário. No dia seguinte 1 Oranda e 1 Cometa morreram e os outros tinham muitas pintas brancas e as barbatanas esfarrapadas. No Sábado passado fui a uma loja e comprei um medicamento (Sera Costapur) para tentar recuperar os 2 peixes que tenho. Aparentemente estão a melhorar pois as pintas estão a desaparecer e já nadam. Pretendo ainda dar o medicamento por mais 1 dia e só depois parar e começar a alimentar. Gostaria que me dessem uma ajuda no seguinte
1. Agora a água está cheia de pó branco. Será melhor trocá-la? Qual a periodicidade?
2. Qual o número de peixes que é aconselhável ter? Posso misturar mais espécies? Quais? Na loja dizem que sim, até uns 8/10 peixes de várias espécies?
3. Qual a quantidade certa de alimento que lhes devo dar? 1 ou 2 vezes ao dia?
4. Para que serve a bomba de água? Será necessário comprar uma? Qual?
Agradeço a atenção. Ficon a aguardar uma resposta. Obrigado
eduardo_msc_gomes
Membro
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quarta set 03, 2003 1:30 pm

Oi. Tu deverias ter primeiro feito as perguntas e só deois comprares o aquario.Mas agora vamos ao que interessa:
R1: Sim, após um tratamento tens q mudar 50% da água do aquário. Depois tens que mudar todas as semanas de 10 a 20% da água do aquário. Mas atenção, n podes deitar a água directamente da torneira pr o aqurio; suponho que a água seja da rede publica, então, esta tem q estar a repousar no mínimo 24 horas num recipiente aberto pr que saia o cloro. Atenção tb a valores de pH (acidez) e de kh (dureza de carbonatos) pois a água adicionada tem que ter os mmos valores da água q já está no aquário.

R2:A regra é: 1 cm de peixe por cada litro de água. Agora faz as contas. podes misturar espécies qsejam de água fria e q a principio n tenham imcompatibilidades no q se refere às características da água (quando comprares peixes pergunta isso ao vendedor).

R3:A quantidade de alimento e as vezes q deves alimentar os peoxes é muito relativo. Eu uso a seguinte "formula". Dou de comer aos meus peixes de manhã e à noite (com a luz acesa, claro). dou-lhes uma quantidade de comida qie eles possam comer em cerca de 5 mni. sem deixarem restos no fundo; tu tens q ir por tentativas até encontrares uma qtd certa. atenção q os peixes vermelhos são muito glutões pelo que são mais atreitos a problemas do sistema digestivo. Aconselho-te tb a dar-lhes uma vez por semana uma folha de espinafre escaldada e se puderes, dá-lhes tb comida viva (larvas de mosquito, tubifex, minhocas, artemia adulta, etc)

R4:Ao dizeres bomba de água deves-te estar a referir a um filtro externo (visto q já tens um interno), certo ? No teu caso, como tens um aq. pequeno podes bem manter os teus peixes com um filtro interno, desde q tenha qualidade (n daqueles que têm apenas uma espoja como matéria filtrante).

Quanto às perguntas é tudo, agora uns apartes. Tb acho que introduzis-te os peixes cedo de mais no aq., deverias ter esperado no mínimo uma semana. Tb te aconselho arranjar umasplantitas pr por no aq., ( o mais indicado pr o teu aqário seria "Elodea"). O tratament n implica q deixes de alimentar os peixes, na minha opinião acho que os deves alimentar na medida em que apenas os fortaleces pr combater a doença.

Pronto, e é assim. Se tiveres mais algumas duvidas n exites em perguntar.

Responde.
ruiduarte
Membro Júnior

quarta set 03, 2003 3:31 pm

Obrigado Eduardo Gomes.

Como já passou dia e meio após a minha mensagem, a situação actual é a seguinte:

1. Os 2 peixes já não têm pontos brancos, já nadam normalmente, embora noto que o Oranda está quase sempre na tona da água. Penso que por falta de oxigénio. Solução: Fazer o que recomendaste: mudar a àgua.

2. Os pontos/poeira branca na água também quase desapareceram da água. Parece é que ficou colado no vidro esses pontos e/ou escamas dos peixes. Solução: Limpar, mas não sei como.

3. Parei de dar o medicamento ontém à noite. Pensava mudar hoje a água, mas como a tua indicação é aguardar 24 horas, farei a muda amanhã, mas continuo a aplicar o anti-cloro da JBL que me venderam na altura da compra do aquário? Ou será que posso aplicar a água da torneira (rede pública) directamente no aquário aplicando o anti-cloro, tal qual me disseram para fazer? Ou aplico o anti-cloro nos recipientes que ficam 24 horas em aberto?

4. Após a mudança da água, valerá a pena continuar com a aplicação do medicamento mas em doses mais reduzidas? Por quantos dias?

5. Ao alimentar disseram-me na loja que podia dar 2 flocos por peixe 2x ao dia, ou então 4 flocos para os grandes e 2 para os pequenos 1x ao dia. O que é dificil é que o Cometa é mais rápido e come os flocos todos antes do Oranda lá chegar. Ao alimentá-los vou ter que separá-los.

6. Quanto à bomba de água, peço desculpa, o que queria dizer era bomba de ar? Vale a pena ou posso prescindir? Penso que sirva para oxigenar a água? Como não tenho plantas naturais podia ser uma solução.

Peço desculpa por tomar o teu tempo, mas o pessoal das lojas de animais não me parece com conhecimentos suficientes para me darem as melhores indicações, além de que são bastante contraditórios e sem tempo para o atendimento.

Uma vez mais obrigado. Um abraço. Fico a aguardar a tua resposta.
BlowFish
Membro Veterano
Registado: segunda out 28, 2002 11:07 am
Contacto:

quarta set 03, 2003 9:17 pm

ruiduarte Escreveu: 1. Os 2 peixes já não têm pontos brancos, já nadam normalmente, embora noto que o Oranda está quase sempre na tona da água. Penso que por falta de oxigénio. Solução Fazer o que recomendaste mudar a àgua.
Pode estar a tona de agua por falta de oxigenio ou porque esta a espera de comida, que esses Orandas sao uns comiloes. OK, fora de brincadeiras, muda a agua, sim. Podes usar uma bomba de ar, aquelas ligadas a um tubinho e pedra difusora, que vao ajudar na oxigenacao da agua. Atencao, as trocas gasosas sao feitas a superficie, pelo movimento da superficie da agua. A tal bomba e pedra difusora so vao fazer com que a agua se mexa mais, contribuindo para uma boa oxigenacao.
Esta visto que o ictio (os tais pontos brancos) foi provocado por stress.
ruiduarte Escreveu: 2. Os pontos/poeira branca na água também quase desapareceram da água. Parece é que ficou colado no vidro esses pontos e/ou escamas dos peixes. Solução Limpar, mas não sei como.
Ha uns magnetos proprios para limpar o vidro do aquario por dentro sem metermos as maos na agua. ;)
ruiduarte Escreveu: 3. Parei de dar o medicamento ontém à noite. Pensava mudar hoje a água, mas como a tua indicação é aguardar 24 horas, farei a muda amanhã, mas continuo a aplicar o anti-cloro da JBL que me venderam na altura da compra do aquário? Ou será que posso aplicar a água da torneira (rede pública) directamente no aquário aplicando o anti-cloro, tal qual me disseram para fazer? Ou aplico o anti-cloro nos recipientes que ficam 24 horas em aberto?
Se aplicas um anti-cloro, nao precisas de esperar 24h. Se nao o usasses e que terias de esperar. Presumo que uses um garrafao ou balde para colocares a agua dentro do aquario, logo poes o anti-cloro dentro do recipiente (a quantidade exacta de produto para esse volume de agua) e abres a torneira da rede publica. Podes esperar um bocadinho para a agua "assentar". Depois e so despejares para dentro do aquario com cuidado.
ruiduarte Escreveu: 4. Após a mudança da água, valerá a pena continuar com a aplicação do medicamento mas em doses mais reduzidas? Por quantos dias?
Deves ler o que diz o folheto do medicamento que estas a usar.
ruiduarte Escreveu: 5. Ao alimentar disseram-me na loja que podia dar 2 flocos por peixe 2x ao dia, ou então 4 flocos para os grandes e 2 para os pequenos 1x ao dia. O que é dificil é que o Cometa é mais rápido e come os flocos todos antes do Oranda lá chegar. Ao alimentá-los vou ter que separá-los.
Ora bem, ca voltamos nos aos problemas de alimentacao...
Isso de "2 flocos, 4 flocos" e uma grande treta! Ja reparaste que os flocos nao tem o mesmo tamanho??? A quantidade de alimento deve ser sempre doseada da seguinte forma: Dar so o que eles podem/conseguem comer na totalidade em pouco tempo (estamos a falar de um ou dois minutos).

Outro problema que ja vi que tens no aquario e o da mistura de peixes com tipos de corpo diferentes.
Se tivesses vindo aqui ao Forum antes de teres adquirido os peixes, alguem te poderia ter informado e nao tinhas feito a asneira que fizeste.
Amigo, convence-te de uma coisa: Os tipos das lojas que percebem alguma coisa de peixes de agua fria sao rarissimos. A maior parte so tem interesse em vender e que morram muitos porque assim as pessoas vao comprar mais. Isto ja foi amplamente referido noutros topicos.
Cometas com Orandas e mesmo de gente idiota (o que deve ser o caso do tipo da loja onde os aquiriste).
Ora bem, porque nao se devem misturar peixes de agua fria com tipos de corpo diferentes? Em primeiro lugar, porque uns sao mais rapidos do que outros e quando toca a hora da comida, os lentos ficam sempre em desvantagem. Em segundo lugar, porque os redondinhos Orandas podem ser mais facilmente atacados pelos Cometas. E nem penses em arranjar um Olho de Bolha ou um Celestial para juntares a esses pois sao muito delicados e iam morrer logo.

Novamente alerto aqui para o pessoal que quer comprar Carassius Auratus:
Os peixes deste tipo precisam de mais espaco (leia-se litros de agua) do que os de agua quente "normais".
A "regra de ouro" e de 20 a 25 litros de agua por peixe.
Espero que seja a ultima vez que digo isto aqui no Forum, sinceramente ja apanhei uma estafa...

ruiduarte Escreveu: 6. Quanto à bomba de água, peço desculpa, o que queria dizer era bomba de ar? Vale a pena ou posso prescindir? Penso que sirva para oxigenar a água? Como não tenho plantas naturais podia ser uma solução.
Esta ja esta respondida junto a primeira.
ruiduarte Escreveu: Peço desculpa por tomar o teu tempo, mas o pessoal das lojas de animais não me parece com conhecimentos suficientes para me darem as melhores indicações, além de que são bastante contraditórios e sem tempo para o atendimento.
Exactamente!
ruiduarte Escreveu: Uma vez mais obrigado. Um abraço. Fico a aguardar a tua resposta.
O pessoal esta aqui para ajudar, nao e malta?

As melhoras dos teus peixes!

Abracos,
ruiduarte
Membro Júnior

quinta set 04, 2003 9:18 am

Obrigado Blowfish.

Abraço.
eduardo_msc_gomes
Membro

quinta set 04, 2003 7:31 pm

Prontinho ... e com isto acho q já está tudo explicado.
Espero que tenhas sorte nas tuas futuras aquisições.
E inda a proposito do cloro da água: como o blowfish disse, e mt bem, ou deitas o anti-cloro (que n referiste na primeira mensagem), ou então deixas a água em repouso como te expliquei.

Boa sorte.

Abraço.

Diz como é que isso vai.
BlowFish
Membro Veterano
Contacto:

sexta set 05, 2003 6:46 am

Trabalho de equipa perfeito, Eduardo!
E por isto que o Peixes e diferente dos outros foruns ;)

Abracos para todos e bom fim de semana 8)
ruiduarte
Membro Júnior

sexta set 05, 2003 8:23 am

Eduardo e Blowfish, como prometido aqui estou eu a dar o ponto de situação actual.

Ontém qd. cheguei a casa o Oranda estava morto e o Cometa no fundo, quase sem movimento mas ainda vivo, dei-lhe logo de comer - ele aceitou bem a comida.

Mudei de seguida aprox. 50% da água, conforme V/s indicações, já limpei os vidros interiores com o magnete e também o filtro interior (é daqueles com uma esponja preta).

Ao mudar vi que o fundo (areão) estava bastante "sujo", cheio de detritos e também talvez alguns restos de comida, o que acabou por "sujar" a água toda novamente. Só hoje de manhã é que vi a água novamente limpa, penso que com o acamar novamente dos detritos no fundo. Vou de imediato comprar um aspirador para aspirar o areão. Penso que assim mais um problema fica resolvido.

O pior é que não me parece que o Cometa vai resistir. Mas pelo menos uma coisa positiva - APRENDO. Na próxima terei maior cuidado em todos os aspectos.

Um abraço.
ruiduarte
Membro Júnior

segunda set 08, 2003 8:38 am

De facto, tal como previa o Cometa morreu no Sábado passado.

Ontém limpei o aquário todo (areão e filtro incluídos) e voltei a encher com água da torneira aplicando o anti-cloro e deixei o filtro a trabalhar (24 horas/dia).

Estou a pensar no próximo Sábado ou Domingo comprar novos peixes.

Gostava de uma opinião. Medi o aquário e ele tem aprox. 48 litros e não os 40 que pensava. Penso adquirir 3/4 Peixes - 2 Orandas e 1/2 Olho de Telescópio. Será que é uma boa escolha a nível de compatibilidade e de alimentação? Penso que sim pq. o corpo e rapidez é identico. Mas gostava de ter uma opinião de quem tem experiência. Ou então só Orandas (com cores diferentes).

Também pensei em 2 Cometas e 2 Shumbunkins, embora prefira a outra escolha.

Agradeço a V/ opinião mais experiente. Abraço.
BlowFish
Membro Veterano
Contacto:

segunda set 08, 2003 10:24 am

Ola, Rui!

Realmente, Oranda e Telescopio tem a mesma forma de corpo. Porem outro problema se apresenta: O Telescopio ve muito mal devido a estrutura ocular deformada, o que o vai colocar em desvantagem em relacao aos Oranda.
O ideal seriam 3 Oranda, podes misturar "as cores", como dizes, e faz um efeito muito bonito.
Nao podes comprar os peixes todos de uma vez ou arriscas-te a que te morram todos. Compra so um e insere-o no aquario seguindo o processo de adaptacao normal (presumo que saibas como se deve proceder a aclimatacao de um novo peixe ;) ). Uma semana depois compra o segundo e na semana seguinte, o ultimo. Assim nao teras, em principio, problemas.
Agora umas perguntas:

-Vais colocar plantas naturais?
Deves inseri-las no aquario uma semana antes dos peixes. As plantas vao ajudar na estabilizacao e oxigenacao. Compra plantas resistentes e alimenta os peixes com comida de alto teor vegetal (tipo para os ciclideos africanos) para que nao se sintam tentados a mordiscar as plantas.

-Referes que "mediste o aquario" e tem 48 litros em vez de 40. Ha uma boa diferenca entre o volume total (obtido atraves do calculo das medidas do aquario) e o volume real (o que realmente o teu aquario leva de agua). A qual te referes quando dizes que tem "48 litros"? Quais as medidas do teu aquario? 48 litros "reais" e pouco para 3 Carassius auratus adultos mas suficiente para jovens.

Abracos,
heartzinha
Membro
Contacto:

segunda set 08, 2003 10:36 am

Olá,
Eu tenho um aquário de água fria com os 7 seguintes peixes:
1 cassius auratus oranda chino, 1 cassius auratus rancho, 1 shumbumkin, 1 capuchinho vermelho, 2 cometas normais e 1 olho de telescópio.
Tenho-os desde Abril e não tive problemas a partir do momento em que AQUI me ensinaram como manter o aquário para eles. :lol:
Acho que não há problema nenhum de juntares os que dizes. ;)
ruiduarte
Membro Júnior

segunda set 08, 2003 11:38 am

Obrigado e Bom Dia Blowfish,

De facto as medidas tiradas são o volume total do aquário e não os litros de água inseridos, esses devem estar por volta dos 40 litros.

Quanto a plantas naturais não estava com ideias de colocar nenhuma, pelo facto de saber que estes peixes as comem. Mas se achas que é mesmo imprescindivel então compro uma ou duas. Fico a aguardar a resposta. Posso plantá-las com o aquário cheio de água?

Quanto aos peixes, penso compra-los jovens. Quantos anos até ficarem com tamanho adulto (10 a 15 cm), neste caso para Orandas?

Um Abraço, também para a Heartzinha.

Até logo e bom almoço.
ruiduarte
Membro Júnior

quarta set 10, 2003 1:08 pm

Boa tarde,

Só mais uma questão:

Preferia ter no meu aquário "espécies" de peixes diferentes em vez dos 3 Orandas, preferencialmente 3 espécies. Quais é que posso juntar sem ter problemas de conflitualidade e de alimentação?

Se de facto for complicado opto então por Orandas ou Shumbunkins.

Fico a aguardar resposta.

Um abraço.
Responder

Voltar para “Peixes”