Lago e filtros

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Responder
Psynapse
Membro Veterano
Registado: quarta nov 12, 2008 9:35 pm

quinta set 17, 2009 6:00 pm

Boas, pessoal dos peixes (a minha secção é mais os escamosos de língua comprida 8).

Tenho na minha casa um pequeno lago com 2 kois pequenas e um peixe-gato que quase nunca o vejo (mas já cresceu bastante nestes 2 anos). Lá, tenho uma bomba que me envia a água para um filtro UV e de seguida para um filtro externo, caindo por cascata para o lago de novo.

Problemas: Como o lago apanha sol apenas algumas horas por dia, acaba sempre por ganhar algas, daí ter tanto filtro (tenho algas na mesma, mas pronto). A minha questão é, a lâmpada de uv esta ligada a um temporizador, estando ligada apenas 3h por noite (será pouco?) mas mesmo assim, passado alguns meses, tenho que comprar outra e é bastante cara em comparação com as de uvs para terrários (esta é uma tubular dupla, o modelo do filtro posso dizer mais tarde). Onde poderei comprar mais barato? (pm sff) e estarei a fazer alguma coisa de errado para a lâmpada se fundir? (não tem contacto com a água). Mais, qual será a rotina de limpeza necessária do lago, visto que a minha bomba é superior aos litros do lago?

Obrigado
<p>"South and North Korea, stop the fight.&nbsp; After all, you are all chinese..." </p>
element
Membro Veterano
Registado: quinta jun 12, 2008 7:53 pm

quinta set 17, 2009 6:16 pm

Boas

Que plantas tens no lago?
Psynapse
Membro Veterano

quinta set 17, 2009 6:25 pm

Tinha elodeas que foram comidas e tenho um nenufar, só com os caules, que as folhas também foram comidas :twisted:
<p>"South and North Korea, stop the fight.&nbsp; After all, you are all chinese..." </p>
lprm
Membro Veterano
Registado: quinta abr 24, 2008 10:09 pm

quinta set 17, 2009 7:53 pm

a bomba nao basta ser superior... Materias filtrantes? acho que podes ligar a UV mais tempo
Psynapse
Membro Veterano

quinta set 17, 2009 8:33 pm

Tenho espuma, uso um saco de rede com uma matéria vulcânica branca e ainda tenho por baixo da espuma, uns 25 cm de daquelas rodas filtrantes.
element
Membro Veterano

sexta set 18, 2009 2:55 pm

Qual é a potência da lampada?

Nas plantas, devias apostar em plantas de margem, junco, sombrinhas chinesas etc, ajudam a consumir os nitratos.

Costumas fazer TPAs com que frequência e que percentagem?
Psynapse
Membro Veterano

sexta set 18, 2009 6:28 pm

E onde poderei arranjar essas plantas? é que o lago é pequeno, mas tem uns 60cm de profundidade em quase toda a totalidade (nas margens é um pouco menos profundo), não há problema em colocar as plantas? (estou-me a lembrar do tamanho das raízes e se são flutuantes)

As trocas da água, faço uma vez/mês, uns 30% de água e vou adicionando água (principalmente no Verão), em pequenas porções, quando a água evapora.

o filtro é um aqua medic heli max qq coisa e a lâmpada é de 9w, tubular dupla.
element
Membro Veterano

sábado set 19, 2009 3:33 am

As TPAs parecem-me bem, a lampada UV é que quase de certeza que é fraca, apesar de não teres referido a litragem do lago.

Sobre as plantas, amanhã logo te digo qualquer coisa que hoje já é tardinho...
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sábado set 19, 2009 11:00 am

Psynapse, enviei mp.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

hotrodder
Membro Veterano
Registado: segunda dez 22, 2003 3:41 am

terça out 06, 2009 2:36 pm

A Uv apenas te vai eliminar as algas em suspensão, vulgo água verde, as filamentosas mantêm-se e terão que ser eliminadas ou manualmente ou com a ajuda de plantas.
A UV pode estar ligada 24/7 mas a lampada deve ser substituida pelo menos uma vez por ano.
A tua lampada UV não tem nada a ver com as dos répteis, a tua é uma UV-c e a dos répteis é UV-a e UV-b.
A tua é uma lampada germicida que mata quase tudo o que por lá passa, inclusive não deves olhar para ela quando está ligada.

Luís Guerreiro
Psynapse
Membro Veterano

terça out 13, 2009 9:58 pm

24/7, a lâmpada dura 3 ou 4 meses, quanto mais um ano. Sei por experiência própria. Quanto à parte de nada ter a ver com os répteis, essa parte eu já sabia...

As minhas questões são: deverei ter a lâmpada mais tempo ligada? Realizar TPAs mais frequentemente? E a mais importante, onde poderei comprar destas lampadas, pois o sitio que as vende (o unico que conheço) é caríssimo (para não dizer, uma roubalheira).

Quanto as plantas, agora que nos aproximamos da 'colecção Outono- Inverno', estava a pensar adicionar apenas na Primavera...a não ser que haja plantas que possam ser transplantadas agora. Estou ao dispôr 8)
Responder

Voltar para “Peixes”