segunda jan 11, 2010 7:12 pm
Bom, isso das alimentações, tal como as marcas cães e gatos, nem sempre a mais conhecida é a melhor para o(s) animal(is) em questão.
Dependendo do tipo de aquario/habitat existem marcas mais reconhecidas que outras, ou melhor dizendo, que têm mais sucesso ou mais credibilidade relativamente à qualidade de determinado produto.
As mais conhecidas são obviamente a Sera, a JBL, a OceanNutrition, a Nutrafin, a Astra, a Tetra.... são as mais comerciais nas casas das especialidade e aquelas que são reconhecidas pelo investimento que fazem no ramo da aquariofilia, em particular a Sera e a JBL.
Apresentam normalmente uma gama muito diversificada de alimentos, quer para água fria, tropical ou mesmo salgada.
Existem no entanto outras marcas, com preços mais puxadotes, que supostamente contêm ingredientes de maior qualidade, isentas de corantes, etc, mas que são menos conhecidas do público em geral. Pessoalmente acho que isso é o equivalente ao "gourmet" para os humanos. Basicamente é uma questão de opinião pessoal, pois nada me garante que esses produtos sejam realmente melhores que os que já existem.
No entanto, o sucesso está em oferecer aos vossos animais uma alimentação o mais variada possível. Há quem tenha peixes há anos somente alimentando com Astra, sem problemas alguns, e outros há que procuram alimentar sempre com a melhor alimentação disponível e os peixes vão desta pra melhor em semanas.
É uma questão de confiança e credibilidade na marca, até porque, não me parece que a maioria dos clientes conheça o método de fabrico desses alimentos nem a fonte dos mesmos ao pormenor. Além de que, caso desconheçam, a nível mundial existem pouquíssimas fábricas destes produtos.
Os aquariofilistas com mais experiência, inclusive preparam sua própria comida (existem várias receitas caseiras), especialmente quando estamos a falar de espécies mais exigentes, que não se devem ficar pelos flocos; ou quando entramos no campo da criação de determinada espécie.
Se a Sera e a JBL fazem investigação na área e estão no ramo há vários anos, leva-nos a crer que tenham produtos melhores do que os dos chineses. No entanto, isso só por si, não garante o bem estar do peixe.