Agua de aquário com problemas

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Responder
mimoca
Membro Júnior
Registado: quinta mar 21, 2002 6:21 pm

quarta jul 03, 2002 9:16 pm

Olá,

Tenho um aquário com peixes de água quete, com filtro e aquecedor com a temperatura a rondar mais ou menos os 28º ,está exposto de frente para o sol e costumo a retificar o ph da àgua. acontece que há algum tempo para cá começaram a aparecer uma espécie de limos castanho escuros nos vidros e na decoração do aquário como nos buzios, pedras, etc de tal modo que quase não se vêem os peixes. Mudo a àgua, limpo tudo, ficando tudo impecável e daqui a uns 3 ou 4 dias torna a ficar tudo igual.
Alguém me sabe dizer o que se passa no meu aquário e qual o produto para solucionar o problema? É que eu moro numa ilha pequena e na única loja de animais existente não me sabem dar uma explicação.
Obrigada,

Paula.
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

quinta jul 04, 2002 12:14 am

Baixe a temperatura da água. A não ser que tenha peixes cujo habitat sejam águas muito quentes. A temperatra média ronda os 24º/25.
Ao colocar o aquário ao sol, pode fazer com que a água aquece mais do que devia, pois o termostato apenas aquece a água até à temperatura programada e nada fará com que ela não aqueça em demasia se estiver ao sol. No verão este cenário é bem possível.
Acho que existem uns produtos específicos para este assunto, mas já estou fora da aquariofilia à uns tempos por isso alguém que a indique melhor. Mas compre um "limpa-vidros" para a ajudarem na limpeza.
rsaraiva
Membro Veterano
Registado: segunda mai 27, 2002 9:27 am

terça jul 09, 2002 11:32 am

As algas castanhas geralmente estão associadas a uma deficiente iluminação do aquário. Isto pode ser por estares a usar um tipo de iluminação não adequada ou então é insuficiente para a altura do aquário.
Quanto a teres iluminação solar não é boa ideia porque quando resolveres este problema das algas castanhas poderás ter um com algas verdes uma vez que passas a ter uma boa iluminação de aquário mais a iluminação do sol.
Quanto a "limpar" as algas, as mollies negras costumam dar conta do serviço.
Responder

Voltar para “Peixes”