Boas
Preciso de ajuda de alguem que preceba de plantas aquaticas, bom o que se passa é o seguinte:
- Estáo ficando amareladas
- Criou uma especie de veludo verde/preto nas folhas
- folhas a apodrecer
Agradeço que me expliquem o que se está passando que não consigo perceber e como de trata disso.
Obrigado a todos
Cumprimentos
Marco Faria
Plantas doentes
Boas;mfaria Escreveu:Boas
Preciso de ajuda de alguem que preceba de plantas aquaticas, bom o que se passa é o seguinte:
- Estáo ficando amareladas
- Criou uma especie de veludo verde/preto nas folhas
- folhas a apodrecer
Marco Faria
Uma das principais causas (pode haver mais causas) para as plantas ficarem amareladas, é o defice de ferro existente no aqua, tens adicionado ferro com regularidade?
Quanto ás algas, que plantas tens? Injectas CO2?
Se tiveres a falar de plantas de media ou alta manutenção, tens uma boa relação N, P, K, luz e co2?
O aparecimento de algas é sempre devido a uma desproporção dos valores que acima escrevi, ou seja se por exemplo tiveres a concentração ideal de P e de K, e tiveres o N muito alto, as algas vão aproveitar o nitrato como alimento, e começam a crescer.
Os valores teoricamente ideais, são:
N - entre 10 e 15 PPM
P - entre 0,5 e 1 PPM
K - 10 x o valor de P ou 2 x o valor de N
Claro que há exepções, no meu plantado adiciono quase o dobro de fosforo, pq tenho rotalas Wallichi red, e gosto mais do aspecto delas com o exesso de fosforo, mas isso obriga-me a fazer tpa"s de 5 em 5 dias, se não fizer essas tpa"s de 5 em 5 dias, começo a ficar com os vidros todos esverdiados.
Se puderes posta umas fotos das algas.
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo mar 19, 2006 5:46 am
Normalmente as plantas estão mortas.
Não são plantas aquáticas.
Demasiado enterradas.
em temperaturas demasiado baixas.
Sem luz.
....
E outras razões básicas são as principais...
Não são plantas aquáticas.
Demasiado enterradas.
em temperaturas demasiado baixas.
Sem luz.
....
E outras razões básicas são as principais...
Trabalho em Alvalade - Lisboa e em casa tenho: AquaPet 80x30x40 http://arcadenoe.sapo.pt/petsite.php?id=15063
-
- Membro
- Registado: terça dez 04, 2007 5:49 pm
Aquario 250 L
Aquario 600 L
Boas
Desculpem só ter apareceido agora,
Em relação a minha questão colocada quero agradecer as vossas respostas.
Agora é assim quanto aos parametrso da agua estão bons mantenho Discus por isso tem que estar sempre bons
Quanto ás plantas (anubias e valisnerias) penso que deve ser pela temperatura que la tenho (31,8º) já baixei um pouco (30,8º) agora vou esperar e ver se elas voltam a reanimar aproveitei e fertilizei.
Quanto as algas e que estou tramado elas não desaparecem ja diminui o tempo de luz, mas mesmo assim elas persistem em ficar, as lampadas que tenho devem ter uns 12 meses e são de T8 35W.
Bem... vou continuar com a redução de tempo de luz e esperar que elas desapareçam.
Se tiverem alguma sugestão para fazer as algas desaparecerem favor, digam!
Obrigado e cumprimentos
Marco Faria
Desculpem só ter apareceido agora,
Em relação a minha questão colocada quero agradecer as vossas respostas.
Agora é assim quanto aos parametrso da agua estão bons mantenho Discus por isso tem que estar sempre bons

Quanto ás plantas (anubias e valisnerias) penso que deve ser pela temperatura que la tenho (31,8º) já baixei um pouco (30,8º) agora vou esperar e ver se elas voltam a reanimar aproveitei e fertilizei.
Quanto as algas e que estou tramado elas não desaparecem ja diminui o tempo de luz, mas mesmo assim elas persistem em ficar, as lampadas que tenho devem ter uns 12 meses e são de T8 35W.
Bem... vou continuar com a redução de tempo de luz e esperar que elas desapareçam.
Se tiverem alguma sugestão para fazer as algas desaparecerem favor, digam!
Obrigado e cumprimentos
Marco Faria
<p><strong>O meu 250L - <a href="http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... 4</a> - desactualizado</strong></p>
<p><strong>O meu de 600 L - <a href="http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... 5</a> </strong></p>
<p><strong>O meu de 600 L - <a href="http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... 5</a> </strong></p>
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo mar 19, 2006 5:46 am
O ter colocado o link para o tópico do seu aquário mais cedo tinha ajudado.
FLORA
- 1 Cabomba caroliniana
- 1 Cabomba vermelha (piauhyensis)
- 2 Vallisneria Nana
- 2 Echinodorus amazonicus
- 2 Alternanthera reineckii lilacina
- 1 Alternanthera reineckii roseafolia
- 3 Anúbias Afzelii (Anubias barteri var. angustifolia)
- 2 Vallisneria americana biwaensis
- 1 Anúbias anã (Anubias barteri var. Nana)
- 1 Striped Fountain Plant (Ophiopogon Jaburan 'Variegatus') Live Potted Aquarium Plant
- 2 Dracaena Sanderiana ( white ou yellow)
- 2 Samambaia d'Água (Ceratopteris thalictroides)
- Musgo de Java (Vesicularia dubyana)
Plantas não aquaticas e outras que não resistem as temperaturas necessárias para os discos.
Ficaram as Vallisnerias, Fetos e Anubias. As Echinodorus irão resistir algum tempo.
FLORA
- 1 Cabomba caroliniana
- 1 Cabomba vermelha (piauhyensis)
- 2 Vallisneria Nana
- 2 Echinodorus amazonicus
- 2 Alternanthera reineckii lilacina
- 1 Alternanthera reineckii roseafolia
- 3 Anúbias Afzelii (Anubias barteri var. angustifolia)
- 2 Vallisneria americana biwaensis
- 1 Anúbias anã (Anubias barteri var. Nana)
- 1 Striped Fountain Plant (Ophiopogon Jaburan 'Variegatus') Live Potted Aquarium Plant
- 2 Dracaena Sanderiana ( white ou yellow)
- 2 Samambaia d'Água (Ceratopteris thalictroides)
- Musgo de Java (Vesicularia dubyana)
Plantas não aquaticas e outras que não resistem as temperaturas necessárias para os discos.
Ficaram as Vallisnerias, Fetos e Anubias. As Echinodorus irão resistir algum tempo.
Trabalho em Alvalade - Lisboa e em casa tenho: AquaPet 80x30x40 http://arcadenoe.sapo.pt/petsite.php?id=15063