AJUDA: Todos os passos para ter um aquário

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Responder
mmoedas
Membro
Registado: domingo jan 24, 2010 8:58 pm

sexta fev 19, 2010 6:04 pm

Estou a pensar comprar um aquário no máximo de 50cm. Queria saber tudo o que é preciso, desde bombas, plantas, filtros, termómetros, PH, etc etc. Sei que por vezes é necessário pôr uns líquidos azuis na água para a tratar. De quanto em quanto tempo é preciso limpá-lo? Quando os peixes estiveram grávidos o que devo fazer? Ter uma caixinha separada? Posso juntar várias espécies? Posso ter um peixe daqueles denominados de limpa-vidros sem interferir com a vida dos restantes habitantes do aquário? Ter um gato em casa é perigoso? Mesmo tendo uma prateleira a travar a abertura da tampa do aquário?

Obs: Estou a falar, obviamente de peixes de água quente.

Quem tiver disponibilidade e conhecimentos sobre tudo isto, que me responda assim que puder.

Grato.
SofiaRakel
Membro Veterano
Registado: sexta ago 08, 2008 4:21 pm

sexta fev 19, 2010 6:16 pm

mmoedas o equipamento essencial são o termostato, um bom filtro, também dá jeito ter um termómetro pa ir vendo se a temperatura está ok porque conforme a temperatura exterior altera a temperatura da água e pode ser preciso aumentar o termostato pra manter a água na temperatura ideal

Ter substrato no fundo e de seguida o areão..O substrato é essencial pra conseguires manter plantas naturais, claro..As plantas podes ir arranjando na loja que sejam de água quente, tens que procurar sempre plantas que sejam adequadas aos peixes, porque já me aconteceu comprar uma planta giríssima e os peixitos marotos deram cabo dela completamente, conclusão, comprei pra nada :wink:

Quanto às espécies de peixes tens que juntar sempre espécies de características idênticas e que sejam pacíficos..Quanto aos limpa vidros ou limpa fundos, eles crescem imenso e depois tornam-se "dominantes", aconselho-te as corydoras, são bem giras, podes ter aí umas 5 talvez e elas dão conta do recado :D

Relativamente à reprodução, nem em todos os peixes é possível, se tiveres guppys, eles reproduzam-se imenso mesmo, podes optar por ter muitas plantas, nomeadamente plantas "farfalhudas" e que cubram o fundo pra deixares os alevins nascerem livremente e eles assim podem esconder-se..Senão podes comprar uma maternidade e deixares nascer os bebés lá, se bem que nas maternidades o stress das peixinhas aumenta e por vezes pode ser fatal
SofiaRakel
Membro Veterano

sexta fev 19, 2010 6:21 pm

Bem..Esqueci-me de responder a mais questões

Sobre o aquário, tenta sempre comprar o maior que conseguires/puderes pois quanto maior o aqua mais fácil é a sua manutenção
Tens que fazer semanalmente trocas parciais da água, eu uso também um sifão (aspirador de fundo) dá imenso jeito :wink:

Convém teres os testes principais, ph, amónia, nitritos e nitratos..Acho que são os essenciais..Muito cuidado com a água da torneira, se fôr essa que vais usar, tens que deixar repousar em garrafões ou então usar um produto pra anular o cloro

Quanto à questão do gato, eu tenho uma e não tenho qualquer tipo de problema relativamente ao aqua..O que ela normalmente faz é deitar-se em cima dele por causa da iluminação que aquece a tampa mas não causa estragos :wink:
mmoedas
Membro

sexta fev 19, 2010 6:31 pm

Eu nunca tive um aquário com peixes de água quente, logo não sei mesmo por onde hei de começar.

Neste momento só tenho espaço para um aquário com 50cm de comprimento, 30 de largura. Não é muito grande, mas também não é assim tão apertado.

Quais todos os passos que teria que seguir então? E os custos? Sem o preço dos peixes, construir um bom habitat ficaria mais ou menos em quanto? E esses testes? Deve de haver à venda em qualquer loja de animais. Sabe o preço? E o modo de utilização?

Obrigado desde já. :D
SofiaRakel
Membro Veterano

sexta fev 19, 2010 8:05 pm

Eu estou no meu primeiro aqua também, já o tenho praí desde junho/julho por isso ainda não sou muito experiente
Bem, começas por comprar o aqua, podes adquirir logo algumas plantas..Montas o aqua todo, pões tudo a funcionar que é pra fazer o ciclo do azoto, o aqua fica vazio e a funcionar cerca de 3semanas, antes de puderes colocar qualquer peixe!
Isso dos preços é muito relativo, podes procurar o aqua em kit pois já vem com algum material essencial e fica mais em conta..As plantas eu costumo comprar à volta dos 6€ mas também varia muito, essas é que convém teres com alguma quantidade
Os testes podes adquirir em qualquer loja, os que tenho visto aqui na loja são caritos, custam cerca de 20€ cada um, são líquidos, pelo que parece os de papéis não são tão precisos nos resultados..Os testes penso que também se podem fazer semanalmente ou de 15 em 15 dias, depende..Se fores vendo que está tudo a correr bem acho que podes aumentar a frequência dos testes..Como se usa diz lá mas é fácil, traz um tubinho, colocas um pouco de água do aqua, misturas umas gotinhas e comparas a cor dessa mistura com o papel que também vem com o teste
mmoedas
Membro

sábado fev 20, 2010 4:02 pm

Vou ver os preços dos aquários hoje então.
Aquapet
Membro Veterano
Registado: domingo mar 19, 2006 5:46 am

segunda fev 22, 2010 8:41 am

Custa entre 150 a 300 euros na fase inicial. Poderá gastar mais se tiver pressa e fizer asneiras.
O resto das despesas são mais por escolha do cliente do que por necessidade.
Trabalho em Alvalade - Lisboa e em casa tenho: AquaPet 80x30x40 http://arcadenoe.sapo.pt/petsite.php?id=15063
mmoedas
Membro

segunda fev 22, 2010 7:35 pm

Isso depende do tamanho do aquário. Para iniciantes um aquário com cerca de 50 a 60 cm parece-me já aceitável.
Responder

Voltar para “Peixes”