ajuda por favor

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
madeira13
Membro Júnior
Mensagens: 31
Registado: quinta jul 23, 2009 10:33 am

quarta fev 24, 2010 2:15 pm

tenho um aquario de 160l mas k tem 120l de agua.
tem o substrato da sera e cascalho por cima.

filtro tetratec ex 600
bomba de ar tetratec aps 150 (introduzida a semana passada)
termostato scuba 100
lampada da aquapor 60cm

plantas:
-egeria densa (elódea), tinha uma planta k pudei a semana passada e plantei as varias mudas
-anubias afzelii (parece-me ser)

peixes:
ate a semana passada tinha:
2 comedores de algas chines gold
1 corridora pimenta
1 barbo tigre

a semana passada decidi ter mais peixes e comprei:
1 corridora pimente
2 corridoras albinas (uma morreu)
2 corridoras leopardo
8 guppys femea (morreu 6)
2 guppys macho (ofereceram-me)
4 alvins (k nasceram durante as mortes)

testes da sera
os testes antes de comprar estes peixes tavam:
ph: 6.5
gh: 4
no2: 0
no3: entre 0 e 10 mg/l

testes depois de começarem a morrer peixes:
ph: 6
gh: 4
no2: 1.0 mg/l
no3: >= 100mg/l

apos tpa:
ph: 6.5
gh: 4
no2: 0.5mg/l
no3: 50mg/l

agora esta estabilizado a:
ph: 6.5
gh: 4
no2: 0
no3: 50mg/l

os testes na agua da torneira é:
ph: 7.0
gh: 3
no2: 0
no3: 0

o barbo esta dentro de uma criadeira ate ter montado outro aquario.

sera que os nitratos e os nitritos subiram tanto por ter colocado muitos peixes de uma vez?
nao consigo baixar os nitratos ajudem-me porque nao sei o que fazer, ja nao morre nenhum peixe desde domingo.

ajudem-me a estabilizar a agua do aquario para ter guppys e a baixar os nitratos.
que devo fazer para estabilizar o aquario
Aquapet
Membro Veterano
Mensagens: 1050
Registado: domingo mar 19, 2006 5:46 am
Localização: Alguns animais domésticos de todos os tipos

quarta fev 24, 2010 2:21 pm

Quais as dimensões do aquário? É que essa calha com 60cm está a fazer-me alguma confusão.

A quando tempo esta montado o aquário? Não será uma montagem recente.
Trabalho em Alvalade - Lisboa e em casa tenho: AquaPet 80x30x40 http://arcadenoe.sapo.pt/petsite.php?id=15063
madeira13
Membro Júnior
Mensagens: 31
Registado: quinta jul 23, 2009 10:33 am

quinta fev 25, 2010 1:45 am

desculpa, enganei-me nas contas, o aquario é de 140l

as dimençoes sao 40x50x70 (altura x largura x comprimento)
a lampada esta em cima do vidro k tenho em cima do aquario.
o aquario foi feito por mim.

o aquario foi montado na pascoa do ano passado e fez a ciclagem. estava tudo bem ate a semana passada.

esqueci-me de dizer k tambem tenho caramujos k vieram com as plantas.
pelas pekisas k fiz parecem ser Planorbis e physa
Aquapet
Membro Veterano
Mensagens: 1050
Registado: domingo mar 19, 2006 5:46 am
Localização: Alguns animais domésticos de todos os tipos

quinta fev 25, 2010 8:33 am

Um aquário com 40x50 tem uma área de 20dm2.
Quando a altura 70cm possui menos altura de água pois não é cheio até a superfície e é necessário retirar a altura do areão e substrato fica com perto de menos 10cm ou seja 60cm.
Assim o volume de água não é 160l nem 140l mas 120l. O que significa que necessita entre 30 a 60 watt´s de iluminação para as plantas que possue.

Não gosto do filtro da tetra e apenas trabalho com eheim, apesar de existirem outras marcas boas no mercado. Pelo que vi na net tens o filtro no limite do recomendado pela marca. Assim não pode falhar nas limpezas e utilizar o máximo do filtro para limpeza mecânica ou biológica.

Quando ao aquecimento é a mesma coisa apenas recomendo Jager apesar de existirem outras marcas, aqui as outras marcas são todas as que conheço mais caras. Mas a sua dimensão é pior, não chega para o volume de água a ser aquecido e pode ser daí o problema da morte dos peixes.

Existe uma amplitude térmica do aquário mais notória durante a noite.

Para terminar um ph de 6,5 não é do melhor para os peixes que são importados para Portugal e possivelmente nem para o ph dos peixes na loja onde os comprou. Informo-se das características da água da loja que frequente pois poderá necessitar de um efeito tampo quer seja em pó ou liquido.
Trabalho em Alvalade - Lisboa e em casa tenho: AquaPet 80x30x40 http://arcadenoe.sapo.pt/petsite.php?id=15063
madeira13
Membro Júnior
Mensagens: 31
Registado: quinta jul 23, 2009 10:33 am

quinta fev 25, 2010 12:06 pm

o volume de agua é de 70x50x30cm que é 7x5x3dm logo dá 105dm3 que é o mesmo que 105l.
o filtro da ate 120l, axo que ainda falta um pouco para o limite.
quanto ao termostato sei que está no limite, mas a temperatura está sempre a 25ºC. se acham que o termostato é problema posso adicionar outro.

quanto ao ph li algures que ele baixa devido ao aumento dos nitratos, logo se conseguir baixar os nitratos devo conseguir elevar o ph para 7.
tambem li que com a adiçao de CO2 o ph mantem-se estavel.

mas quanto á minha questão continuo na mesma. nao sei como baixar os nitratos. acham que devo tentar aumentar tambem a dureza?
element
Membro Veterano
Mensagens: 1442
Registado: quinta jun 12, 2008 7:53 pm
Localização: Alguns...

quinta fev 25, 2010 12:29 pm

Boas

O problema parce ser o número de peixes introduzidos de uma só vez, o que causou um excesso de amónia, que por sua vez levou a um pico de nitritos e depois de nitratos.
Aconselho a fazer muitas TPA's para tentar estabelizar.
madeira13
Membro Júnior
Mensagens: 31
Registado: quinta jul 23, 2009 10:33 am

quinta fev 25, 2010 1:52 pm

no inicio fiz tpa's diariamente, mas chegou a este nivel e estagnou entao estou a fazer tpa's dia sim dia nao, mas parece nao querer baixar.
element
Membro Veterano
Mensagens: 1442
Registado: quinta jun 12, 2008 7:53 pm
Localização: Alguns...

quinta fev 25, 2010 2:01 pm

Qual a percentagen das TPA's?
madeira13
Membro Júnior
Mensagens: 31
Registado: quinta jul 23, 2009 10:33 am

sexta fev 26, 2010 12:06 am

eu mudo 25litros o que da 20%
axas que devo fazer tpa's com maior precentagem, mais 5 a 10litros?
madeira13
Membro Júnior
Mensagens: 31
Registado: quinta jul 23, 2009 10:33 am

sexta fev 26, 2010 1:15 am

morreu outra coridora albina :(
madeira13
Membro Júnior
Mensagens: 31
Registado: quinta jul 23, 2009 10:33 am

sexta fev 26, 2010 2:18 pm

tenho lido sobre isto e vi algures que se adicionar conchas, calcário ou pedaços de marmore no filtro o GH irá aumentar, o que faz aumentar o KH e por sua vez aumenta o PH da agua.

tambem li que se adicionar CO2 o PH irá descer ate 6.5 e se manter ai (enquanto houver adiçam de CO2) e as plantas vao crescer mais e mais rapido.

como tambem li que as plantas consomem os nitratos presentes na agua pensem em adicionar mais plantas para que os valores do nitrato baixem.


tou a pensar colocar CO2 (feito em casa, ja vi varias formas de fazer) no aquario para as plantas crescerem mais rapido para consumir o nitrato mais rapido. mas uma vez que o CO2 faz baixar o PH introduzia conchas ou algo do genero para altear o PH. tambem faz altear a dureza da agua que acho que esta baixa para os guppys (GH= 4mg/l).
a minha questao é:
acham que devo fazer porque vai resultar ou ate pode resultar, ou o que tou a pensar fazer esta completamente mal e fazer seria um erro???

apelo a vossa experiencia para me ajudar!!
PDGM
Membro
Mensagens: 62
Registado: sábado dez 20, 2008 7:10 am

domingo fev 28, 2010 5:25 pm

Boas;

Só li por alto o teu post"s e parece-me q o teu problema é uma má ciclagem do aqua ou então o ciclo partido.

Montas-te o aqua a quanto tempo?

Quanto ao q escreveste nesta ultima resposta, o que leste está certo, mas está muito imcompleto.

Isto não é bem assim, meter as plantas lá para dentro dar-lhes CO2, e elas consomem os nitratos e crescem mais depressa.....

Uma planta aquática, para te consumir os nitratos a mais, tem de ter tb disponivel outros factores e nutrientes de forma equilibrada, como luz, CO2 e os restantes nutrientes. Te garanto que se não tiveres uma iluminação adquada, uma injeção de co2 constante e controlada, e os outros nutrientes disponiveis, os nitratos não vão ser consumidos.

Outro dos teus equivocos, na minha opinião é: li para aí em cima que as plantas q tinhas eram anubias e ergias densas, isso são plantas de baixo consumo, com isto quero dizer q essas plantas não precisam de CO2 adicional, subrevivem bem com o existente no aqua, e mesmo q o adiciones, essas plantas não te vão resolver os teus problemas, nem crescer mais depressa, e vais estar sujeito a um surto de algas.

Tens o aqua montado á quanto tempo? Fizeste a ciclagem como deve ser?

Se sim, fizeste alguma coisa q possa ter partido o ciclo?

PTT
Aquapet
Membro Veterano
Mensagens: 1050
Registado: domingo mar 19, 2006 5:46 am
Localização: Alguns animais domésticos de todos os tipos

domingo fev 28, 2010 10:57 pm

Esquece o CO2 por agora. Para as plantas necessitas é mais iluminação.

Quando faz TPA aspira o fundo?
Não estará a dar comida a mais?
Que as aspecto tinha o peixe que morreu? Alteração de cor, estado das barbatanas.......
Trabalho em Alvalade - Lisboa e em casa tenho: AquaPet 80x30x40 http://arcadenoe.sapo.pt/petsite.php?id=15063
madeira13
Membro Júnior
Mensagens: 31
Registado: quinta jul 23, 2009 10:33 am

segunda mar 01, 2010 9:35 am

PDGM tenho o aquario montado a quase um ano e fiz a ciclagem. acho que nao fiz nada que pudesse ter partido a ciclagem, a unica coisa de anormal foi no dia 20 faltar a luz 6horas por causa da intemperie que passou aqui no Funchal.

Aquapet nas TPA's aspiro o areao e so estou a deitar comer 2vezes por dia e em quantidade que os peixes comam rapidamente. pode cair 3 ou 4 flocos para o fundo, mas penso que as coridoras tratam bem disso.

os peixes ficam com a cauda preta e começam a nadar mal, ficam ao contrario e caiem no fundo, e a respiraçao é muito pouca ate acabarem por morrer.

quanta luz é que devo colocar?
madeira13
Membro Júnior
Mensagens: 31
Registado: quinta jul 23, 2009 10:33 am

segunda mar 01, 2010 1:34 pm

PDGM Ja agora indica-me plantas melhores para o consumo dos nitratos e que luz usar para o aquario.
Responder

Voltar para “Peixes”