O Fórum

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Tatiana1981
Registado: sexta abr 23, 2010 4:24 pm

sexta abr 23, 2010 4:32 pm

Antes de mais:

É a primeira vez que aqui venho e como é natural andei a ver os tópicos primeiro. Devo dizer que há aqui pessoas, principalment alguns "membros veteranos" que são duma arrogância e antipatia que até faz aflição. As pessoas, principalmente os novatos, fazem questões e são achincalhadas como se fossem umas mentecaptas. Sempre ouvi dizer que não há perguntas estúpidas, mas por algum motivo há aqui pessoal que pensa ser um qualquer génio do mundo aquático que tem de se incomodar a responder a perguntas duns atrasadinhos mentais. Nem que me perguntassem se se deve ferver os peixes antes dos pôr no aquário eu falaria com o tom de pedantismo ultilizado por alguns neste fórum.

Sou novata. Tenho pela primeira vez na vida um aquário, de 100l. Tenho um peixe vidro a morrer e não sei que fazer, provavelmente nem vou ter alguma resposta em tempo util. Ele ja está de lado no areão, nada muito de vez em quando.
Poderei (ou poderia) fazer algo? Nestas circunstâncias, o tempo em que o peixe está a morrer mas se encontra vivo, pode prejudicar os outros peixes? Como agir no futuro.

Obrigada a quem me possa ajudar sem me julgar uma parvinha por não saber destas coisas.
SofiaRakel
Membro Veterano
Registado: sexta ago 08, 2008 4:21 pm

sexta abr 23, 2010 4:56 pm

Olá Tatiana, bem vinda
Olha pra te ajudarmos precisamos de um setup do teu aqua..Ou seja..Saber os parâmetros da água, plantas que tens, decoração..Tudo tudo tudo :wink:
Tatiana1981

sexta abr 23, 2010 5:04 pm

Olá Sofia:

Vou ser muito honesta... tive o aquário duas semanas só com a agua, já com aqueles tratamentos tipo "Aquasafe". tem um filtro interno e o termostáto apenas, como equipamentos. Ainda só tem uma planta que não te sei dizer o nome, mas é das que ficam pequenas e rasteiras, não crescem muito. Infelizmente a pesquisa está a ser faseada e o unico teste que tenho e faço é o do pH que está entre os 6,8-7. tenho guppys, limpa fundos, limpa vidros, danios zebra e o peixe vidro. Ía comprar mais 2 vidros, porque na loja não me disseram mas li que gostam de ter companhia de pelo menos mais 2 peixes. Infelizmente também li que querem um pH mais alto, nos 7,5-7,8... Será por isso que está a morrer? Não lhe noto nenhuma alteração fisica, por isso penso que não seja uma infecção. Mas volto a dizer, ainda percebo pouco disto e montei o aquário sobretudo com a ajuda de um amigo que tem há anos um aquário de 200l.

Para além de ter pena do peixe-vidro tenho muito medo que me comecem a morrer os outros...

Obrigada por qualquer palavra,
Tatiana
SofiaRakel
Membro Veterano
Registado: sexta ago 08, 2008 4:21 pm

sexta abr 23, 2010 5:19 pm

Mas esteve a funcionar 2 semanas sem peixes certo??Isso designa-se o ciclo do azoto, é muito importante antes de se colocar qualquer peixe..O meu esteve a ciclar 3 semanas, com tudo a funcionar, algumas plantas e o aquasafe pra ajudar na "criação" de bactérias boas
É importante ter um bom filtro..Termostato está bem..Tens também iluminação, certo??Dá-nos mais dados sobre isso..Tipo de filtro e luz, watts, tudo
Os testes importantes, além de ph, são de nitratos e nitritos, dureza da água, se colocas a água directamente da torneira convém colocares um produto pra eliminação do cloro..O ph acho que está um pouco baixo, tenho várias espécies iguais às tuas e o meu ph ronda os 7.5, acho que será mais indicado e um ph de 6.8/7 pode estar a influenciar os peixes

Quanto a guppys e danios ok..Limpa vidros e limpa fundos crescem-te muito (não sei, mas até podem ser indicados pro teu akua), eu optei por corydoras e tenho camarões cereja..Os peixes vidro não conheço :roll:
Quantos indivíduos tens de cada espécie??

Eu penso que se regularizares os parâmetros da água não terás mais problemas..Mas alguém também virá cá dar a sua opinião...Porque também não sou expert na matéria..O meu akua está pra fazer 1ano (que me iniciei no hobbie, claro)

Já agora..Colocaste os peixes todos ao mesmo tempo ou foi gradualmente??
element
Membro Veterano
Registado: quinta jun 12, 2008 7:53 pm

sexta abr 23, 2010 5:54 pm

Vens logo com a historia da coitadinha e que os outros são uns antipaticos... começas mal...
Mas não fizestes testes de amónia, nitritos e nitratos para saberes se já tinhas completado o ciclo do azoto e se poderias colocar lá os peixes. Não sabes o nome dos peixes nem das plantas que tens dentro do aqua, não indicas o setup do aqua... epá não somos bruxos.

Pede ajuda ao teu amigo que tem um aqua há anos de 200 litros :roll:
Tatiana1981

sexta abr 23, 2010 8:05 pm

Este será provavelmente o meu último post antes de ser banida, mas visto que te serviu logo a carapuça, e bem, porque foi mesmo pra ti, que post atrás de post mostras a tua arrogância aqui vai:

Antes de mais na minha terra coitadinho é corno, coisa que não sou.
Em segundo lugar eu esclareci que so me interessava opinião de quem não vem para aqui com essa atitude de geek aquático.
Peço desculpa se não sou a a enciclopédia aquática que tu és e não sei nomes disto e daquilo. Estranhamente a tua colega de fórum Raquel, a quem agradeço desde já, percebeu, não precisou dos nomes em latim.
Se isto para ti é armar-se em coitadinha, temos pena.
a realidade é que tenho um aquário com peixes saudáveis e felizes, à excepção do peixe-vidro. Penso que uma baixa em 10 peixes ainda não é crime previsto na lei.

Finalmente, acho que é óbvio que consideras um enfado ensinar a arte milenar da aquariofilia ao bando de burros que por aqui circula. tens bom remédio, ignora.
Agora, já que te das ao trabalho de responder ao menos diz alguma coisa útil ou arranja vida própria.

Obrigada à Raquel. Até mais ver
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

sexta abr 23, 2010 8:25 pm

Tatiana1981 Escreveu:(...)
Em segundo lugar eu esclareci que so me interessava opinião de quem não vem para aqui com essa atitude de geek aquático.
(...)
Sendo isto um forum publico, interessando-te ou não, ao abrires um tópico levas com a opinião de quem interessa e de quem não te interessa, por isso aguenta-te, ou pesquisa, uma pessoa minimamente interessada, uma das primeiras coisas que faz é saber os nomes das espécies, só assim pode pesquisar e evitar colocar perguntas estúpidas...sou arrogante?? A minha participação não foi a que gostavas, temos pena, a tua tambem não foi do meu agrado...

Por fim, se não gostas tens bom remedio...ignora 8)
PDGM
Membro
Registado: sábado dez 20, 2008 7:10 am

sexta abr 23, 2010 10:31 pm

Tatiana1981 Escreveu:Antes de mais:

É a primeira vez que aqui venho e como é natural andei a ver os tópicos primeiro. Devo dizer que há aqui pessoas, principalment alguns "membros veteranos" que são duma arrogância e antipatia que até faz aflição.......
Boas Tatiana.....

Dou-te 100% de razão, tudo o q disses-te sobre a antipatia é mesmo verdade.

E ainda acrescento mais, este forum é o pior forum q conheço, pelo menos na especialidade de aquariofilia......

Queres um concelho?

Procura um forum omo deve ser da especialidade, q aqui não aprendes nada..... pelo contrário só desaprendes.

PTT e boa aquariofilia.
element
Membro Veterano
Registado: quinta jun 12, 2008 7:53 pm

sábado abr 24, 2010 12:27 am

Tatiana, a carapuça serve-te a ti e não a mim. Vieste com a história da coitadinha sim e a falar num amigo teu que tem um aqua de 200 litros há não sei quantos anos, como se isso fosse sinonimo de alguma coisa.

Limpa vidros, limpa fundos, peixos vidros existem com esse nome comum as dezenas e centenas, e tu a unica informação que deste no meio daquelas frases todas foi " Tenho um peixe vidro a morrer e não sei que fazer", como te disse não somos bruxos.

Falei-te em testes básicos a fazer no inicio de montagem de um aqua, simplesmente ignoraste... E se esperam de minha parte palmadinhas nas costas porque simplesmente não se dão ao minimo trabalho de pesquisarem pelo que têm dentro do aqua, temos pena.

Dá informação, faz perguntas concretas e tens respostas, é simples. Se para ti isto é antipatia, muda de ansioliticos que esses ou estão fora de validade ou fazem-te mal.
Nasicus
Membro Veterano
Registado: quarta abr 21, 2010 8:01 pm

sábado abr 24, 2010 12:37 am

PDGM Escreveu:

É a primeira vez que aqui venho e como é natural andei a ver os tópicos primeiro. Devo dizer que há aqui pessoas, principalment alguns "membros veteranos" que são duma arrogância e antipatia que até faz aflição.......
Boas Tatiana.....

E ainda acrescento mais, este forum é o pior forum q conheço, pelo menos na especialidade de aquariofilia......

Queres um concelho?

Procura um forum omo deve ser da especialidade, q aqui não aprendes nada..... pelo contrário só desaprendes.

PTT e boa aquariofilia.
o que é que andas cá a fazer?
son1a
Membro Veterano
Registado: quinta abr 22, 2010 7:37 pm

sábado abr 24, 2010 1:54 am

Um forum tão bommmmm!
Que injustiça de todo o tamanho! :x

Boa sorte para os peixarocos! :roll:

<p>&nbsp;</p>
InHerSpace
Membro
Registado: quarta mai 27, 2009 1:40 am

sábado abr 24, 2010 2:09 am

Tatiana1981,
Deves ser masoquista. Se na primeira pergunta vens com aqueles comentários, estás a exigir respostas arrogantes.
Já tens idade para ter juízo.
Já morreu o bicharoco? :twisted:
BrownEye
Membro Veterano
Registado: quinta fev 04, 2010 3:47 pm

sábado abr 24, 2010 2:42 am

Eu adoro este fórum, os meus peixitos têm-se aguentado bués e nem tenho feito perguntas, só leio o que interessa.
Tatiana1981

sábado abr 24, 2010 3:18 pm

Convém esclarecer o sguinte. eu só entrei logo com o comentário que fiz porque antes dei-me ao trabalho de ler o fórum e poder apreciar o tipo de pessoas que por aqui se move. Efectivamente a maioria é simpática e disponível, como acho que tem de ser. Simplesmene andam p'raí pessoas que devem ter algum problema na vida e descarregam aqui. E eu simplesmente não tenho pachorra pra ralhetes e gajos que não conheço de parte nenhuma.
Quanto ao meu amigo: se ter um aquário com peixes saudáveis há anos não quer dizer nada o que quer? Um tipo que ando p'raqui a mandar bitaites arrogantezecos? Que vá para onde quiser.
E sim, mais vale ignorar, idiotas há em todo o lado, temos de os desprezar e dar valor a quem nos ajuda. Este fim-de-semana vou ver os nomes de todos os peixes e plantas, para depois me darem a vossa opinião.

Obrigada a todos!
PDGM
Membro
Registado: sábado dez 20, 2008 7:10 am

sábado abr 24, 2010 4:59 pm

Nasicus Escreveu:
PDGM Escreveu:

Boas Tatiana.....

Queres um concelho?

PTT e boa aquariofilia.
o que é que andas cá a fazer?

Epa, no sitio onde trabalho, a net está limitada só ao site da sapo, por isso é q de vez em quando por aqui passo..... Venho-me rir um bocado de algumas coisas q por aqui dizem.
Responder

Voltar para “Peixes”