Expliquem-me umas coisitas.....se faz favor!

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Galendil
Membro Veterano
Registado: terça jul 29, 2003 7:58 pm
Localização: Pitchi (forpus), casal de mandarins, casal de rolas diamantes e muitos peixes de agua quente

sexta out 24, 2003 10:45 pm

So mais uma clarificações em relãção ao pH...

dei o ano passado em fisico-química! yee!

O ph não passa de um indicador da concentração de H3O+ . O H3O+ forma-se de muitas maneiras (a água, por exemplo, desfaz-se em H3O+ e HO-). Agora a parte esquisita: o pH de uma solução é igual ao módulo do logarítomo da concentração de H3O+....ou seja a concentração de H3O+ é 1,0 x 10 elevado a x mol/dm3, o módulo de x é o pH da solução. se for 1,0 x 10 elevado a -4 , quatro é o valor do pH. Mas isto só funciona para os pH's ácidos, porque com os básicos, como a água intervém, deste modo raramente seriam muito maiores que 7...mas isso vou dar este ano....O importante disto tudo (podem chamar-me maluco por andar com aquela conversa) é: a diferença entre pH 1 e 2 é a diferença entre 0,1 e 0,01 e a diferença entre 6 e 7 é a difrença entre 0,000001 e 0,0000001, ou seja:

.1º - o pH não tem proporcionalidade directa....o gráfico da sua função não é uma recta, mas sim uma parábola (la tou eu a complicar!)...uma diifrença de 2 graus de pH não é o dobro da diferença de um grau de pH, mas sim igual a dez vezes a difrença de um grau de pH (UFF! FINSLMENTE FUI OBJECTIVO!) Ou seja, nas mudanças de pH, por cada grau de pH que muda o stress para os peixes e multiplicado por 10.

. 2º - Basta pensar um bocado, depois do meu discurso todo (LOL) para chegar a conclusão que o grau de pH de uma mistura que é 50% pH 4 e 50% pH 6 não é 5....é 4,29670862.......isto não tomando em consideração o poder tampão do eventual calcario contido na água que é outra historia...

Espero que não tenha sido assim tão chato... (é engraçado ver que as coisas que se dão a físico-química têm algum interesse prático!!!) :lol: [/b]
Responder

Voltar para “Peixes”