Iniciante com aquário

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Responder
n3lThon
Registado: terça jun 08, 2010 7:26 pm

terça jun 08, 2010 8:49 pm

Boa noite!

Quero comprar um aquário mas não sei o tamanho por que devo de optar, não quero algo muito grande. Pensei num de 60 litros (o que aconselham?).

As minhas maiores dúvidas são a nível de manutenção/mudança de água e quantidade de peixes que podem viver num aquário destas dimensões.

PS: Sou iniciante em aquariofilia. :)
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quarta jun 09, 2010 11:04 am

Olá.

Ao contrário de muitos hobbys, na aquariofilia deve começar-se pelo maior tanque que se puder arranjar por um motivo simples: é muito difícil manter um aquário pequeno salubre. Quem começa sem experiência com um aquário peq ueno depressa se desilude pois rapidamente o aquário começa a ganhar algas e verdete, a química da água não estabiliza, enfim, o melhor é começar com um mínimo de 60 litros.

é complicado responder a um novato ás questões que coloca. Penso que antes de iniciar o projecto deve ler muita coisa, deve pesquisar muita informação nomeadamente sobre o ciclo do azoto, as espécies de peixes (deve optar por áqua quente, os peixes de água fria exigem aquários muito grandes) e suas exigências em termos de espaço, pH, dureza da água, compatibilidades entre espécies, equipamento necessário, manutenção a fazer, etc. Tudo isso exige um post do tamanho da bíblia, recomendo que procure info na net, junto de boas lojas da especialidade (falando com quem sabe, existem livros gratuitos de marcas como a Tetra ou a Sera de iniciação ao hobby), junto de fóruns especializados no tema e não generalistas como este, etc. Depois cá estaremos para responder a dúvidas concisas e pontuais. :)

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Responder

Voltar para “Peixes”