Aparecimento da cor nos alevins guppy

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Responder
Evenstar
Membro Júnior
Registado: quinta dez 10, 2009 12:27 am

segunda jul 26, 2010 8:07 pm

Olá, esta é a primeira ninhada que eu tenho que finalmente sobrevive, os peixinhos já saíram da maternidade à duas semanas, estão a crescer gradualmente. Já agora são um macho e uma fêmea. O que eu queria saber era o seguinte: quanto tempo demora mais ou menos até o macho ter a coloração do corpo completa? E, sendo que só tenho um macho amarelo de cauda laranja é normal que este alevim seja laranja com cauda azul e pintas pretas? Achei curioso, mas também não sei muito sobre as matrizes dos guppys. As fêmeas são todas ou ser cor ou com cauda azulada. Se puderem ajudar, thanks
anim_a
Membro Veterano
Registado: domingo jan 07, 2007 4:38 pm

segunda jul 26, 2010 9:10 pm

Olá!

Qual o setup do teu aquário? (litragem, filtragem, fauna, flora, etc)

Abraço.
Evenstar
Membro Júnior

quarta jul 28, 2010 8:33 pm

O setup é este:
Aquário Comunitário 120x50x40 210L, Filtro de decantação de esponjas e ventosas c/ cabeça motorizada 600 l/h e aquecedor AquaPro 200W,Reflector Triplo 120cm/3x54W T5
Flora: tem três plantas que sinceramente desconheço os nomes mas fazem parte do que normalmente se encontra nas lojas à venda
Fauna: 9 guppys (sendo que 5 são alevins, 2 deles em questão já duma ninhada anterior), 2 platys, 3 espadas, 2 mollys, 2 bótia palhaço, 1 bótia azul, 1 comedor de algas chinês, 1 plecostomus, 2 peixes vidro, 1 peixe faca, cardume 5 neons cardinal, cardume 5 neons de especie que desconheço, 2 danio zebra mas com coloração rosa, 1 betta macho, 1 tubarão bala
Contém também um enorme tronco, 2 pedras das quais não sei bem a origem mas são cor de tijolo e rugosas, uma concha enorme, um barco pirata e um jarro quebrado para proporcionar esconderijo, o areão é castanho e branco misturado e tem pelo meio bastantes conchas e buzios
Já tenho esta fauna à quase um ano não contando com as ninhadas de guppys e os danios, mas os primeiros vivem à 3/4 semanas e os segundos um pouco mais, cheguei a ter um casal de escalares mas ofereci-os pois atacavam o betta e os neons.
Mas o setup influencia?
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quarta jul 28, 2010 8:52 pm

Realmente a questão do set-up é descabida para a questão que coloca.
Geralmente importa saber o set-up quando a dúvida tem a ver com problemas que na esmagadora maioria dos casos estão relacionadas com o facto do set-up ser insuficiente, desadequado ou incompleto para os peixes que se têm.

Respondendo á sua questão, julgo que 60 dias. Aos 90 já estão capazes de se reproduzirem.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

anim_a
Membro Veterano
Registado: domingo jan 07, 2007 4:38 pm

quarta jul 28, 2010 9:47 pm

Evenstar Escreveu:O setup é este:
Aquário Comunitário 120x50x40 210L, Filtro de decantação de esponjas e ventosas c/ cabeça motorizada 600 l/h e aquecedor AquaPro 200W,Reflector Triplo 120cm/3x54W T5
Flora: tem três plantas que sinceramente desconheço os nomes mas fazem parte do que normalmente se encontra nas lojas à venda
Fauna: 9 guppys (sendo que 5 são alevins, 2 deles em questão já duma ninhada anterior), 2 platys, 3 espadas, 2 mollys, 2 bótia palhaço, 1 bótia azul, 1 comedor de algas chinês, 1 plecostomus, 2 peixes vidro, 1 peixe faca, cardume 5 neons cardinal, cardume 5 neons de especie que desconheço, 2 danio zebra mas com coloração rosa, 1 betta macho, 1 tubarão bala
Contém também um enorme tronco, 2 pedras das quais não sei bem a origem mas são cor de tijolo e rugosas, uma concha enorme, um barco pirata e um jarro quebrado para proporcionar esconderijo, o areão é castanho e branco misturado e tem pelo meio bastantes conchas e buzios
Já tenho esta fauna à quase um ano não contando com as ninhadas de guppys e os danios, mas os primeiros vivem à 3/4 semanas e os segundos um pouco mais, cheguei a ter um casal de escalares mas ofereci-os pois atacavam o betta e os neons.
Mas o setup influencia?
De facto não influencia, mas achei estranho o facto de ter dito que esta era a primeira ninhada que finalmente sobrevivia... Levou-me a pensar que o setup do seu aquário não fosse o mais indicado, como muitas vezes acontece neste fórum, o que poderia explicar o insucesso na reprodução desta espécie tão prolífera.

Relativamente à questão que coloca, penso serem aproximadamente 3 meses até a coloração estar completa, mas o desenvolvimento dos alevinos depende de diversos factores, entre os quais a abundância de alimento (um guppy que cresça disperso pelo aquário principal geralmente cresce a um ritmo inferior comparativamente aos que crescem em aquários-maternidade, com relativa abundância de alimento).

Abraço.
Evenstar
Membro Júnior

quarta jul 28, 2010 10:33 pm

Pois o facto de serem estas as primeiras ninhadas a vingar deve-se só a recentemente eu ter começado a usar a maternidade. Anteriormente os alevins duravam poucos dias no aquário, suponho que alguns eram "engolidos" pelo filtro, embora a maioria servisse de "paparoca" para o resto do pessoal, que como podem ver é uma malta grande e quando ainda tinha os escalares pior...
Em breve colocarei fotos deles aqui. Queria saber também em relação à segunda questão que coloquei, se puderem ajudar, de que maneira a coloração dos pais influencia ou não a prole.
Deadmen
Membro
Registado: terça jul 27, 2010 12:45 am

quarta jul 28, 2010 10:54 pm

com um aquario bem plantado e decorado nao se precisa de usar maternidade, em muitos casos as femeas morrem de stress por estarem fechadas naquele cubinho reduzido e expostas
SunK
Membro
Registado: terça ago 03, 2004 4:01 pm

quarta jul 28, 2010 11:28 pm

Deadmen Escreveu:com um aquario bem plantado e decorado nao se precisa de usar maternidade, em muitos casos as femeas morrem de stress por estarem fechadas naquele cubinho reduzido e expostas
Sim concordo com isso mas com a variedade de especies que tem no aqua nao tem outra hipotese de fazer criaçao.... de outro modo serao sempre alimento para as outras especies

Em relaçao as femeas elas podem ter cores ate diversas no rabo
Responder

Voltar para “Peixes”