Aparecimento da cor nos alevins guppy
Olá, esta é a primeira ninhada que eu tenho que finalmente sobrevive, os peixinhos já saíram da maternidade à duas semanas, estão a crescer gradualmente. Já agora são um macho e uma fêmea. O que eu queria saber era o seguinte: quanto tempo demora mais ou menos até o macho ter a coloração do corpo completa? E, sendo que só tenho um macho amarelo de cauda laranja é normal que este alevim seja laranja com cauda azul e pintas pretas? Achei curioso, mas também não sei muito sobre as matrizes dos guppys. As fêmeas são todas ou ser cor ou com cauda azulada. Se puderem ajudar, thanks
O setup é este:
Aquário Comunitário 120x50x40 210L, Filtro de decantação de esponjas e ventosas c/ cabeça motorizada 600 l/h e aquecedor AquaPro 200W,Reflector Triplo 120cm/3x54W T5
Flora: tem três plantas que sinceramente desconheço os nomes mas fazem parte do que normalmente se encontra nas lojas à venda
Fauna: 9 guppys (sendo que 5 são alevins, 2 deles em questão já duma ninhada anterior), 2 platys, 3 espadas, 2 mollys, 2 bótia palhaço, 1 bótia azul, 1 comedor de algas chinês, 1 plecostomus, 2 peixes vidro, 1 peixe faca, cardume 5 neons cardinal, cardume 5 neons de especie que desconheço, 2 danio zebra mas com coloração rosa, 1 betta macho, 1 tubarão bala
Contém também um enorme tronco, 2 pedras das quais não sei bem a origem mas são cor de tijolo e rugosas, uma concha enorme, um barco pirata e um jarro quebrado para proporcionar esconderijo, o areão é castanho e branco misturado e tem pelo meio bastantes conchas e buzios
Já tenho esta fauna à quase um ano não contando com as ninhadas de guppys e os danios, mas os primeiros vivem à 3/4 semanas e os segundos um pouco mais, cheguei a ter um casal de escalares mas ofereci-os pois atacavam o betta e os neons.
Mas o setup influencia?
Aquário Comunitário 120x50x40 210L, Filtro de decantação de esponjas e ventosas c/ cabeça motorizada 600 l/h e aquecedor AquaPro 200W,Reflector Triplo 120cm/3x54W T5
Flora: tem três plantas que sinceramente desconheço os nomes mas fazem parte do que normalmente se encontra nas lojas à venda
Fauna: 9 guppys (sendo que 5 são alevins, 2 deles em questão já duma ninhada anterior), 2 platys, 3 espadas, 2 mollys, 2 bótia palhaço, 1 bótia azul, 1 comedor de algas chinês, 1 plecostomus, 2 peixes vidro, 1 peixe faca, cardume 5 neons cardinal, cardume 5 neons de especie que desconheço, 2 danio zebra mas com coloração rosa, 1 betta macho, 1 tubarão bala
Contém também um enorme tronco, 2 pedras das quais não sei bem a origem mas são cor de tijolo e rugosas, uma concha enorme, um barco pirata e um jarro quebrado para proporcionar esconderijo, o areão é castanho e branco misturado e tem pelo meio bastantes conchas e buzios
Já tenho esta fauna à quase um ano não contando com as ninhadas de guppys e os danios, mas os primeiros vivem à 3/4 semanas e os segundos um pouco mais, cheguei a ter um casal de escalares mas ofereci-os pois atacavam o betta e os neons.
Mas o setup influencia?
Realmente a questão do set-up é descabida para a questão que coloca.
Geralmente importa saber o set-up quando a dúvida tem a ver com problemas que na esmagadora maioria dos casos estão relacionadas com o facto do set-up ser insuficiente, desadequado ou incompleto para os peixes que se têm.
Respondendo á sua questão, julgo que 60 dias. Aos 90 já estão capazes de se reproduzirem.
Geralmente importa saber o set-up quando a dúvida tem a ver com problemas que na esmagadora maioria dos casos estão relacionadas com o facto do set-up ser insuficiente, desadequado ou incompleto para os peixes que se têm.
Respondendo á sua questão, julgo que 60 dias. Aos 90 já estão capazes de se reproduzirem.
"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo
De facto não influencia, mas achei estranho o facto de ter dito que esta era a primeira ninhada que finalmente sobrevivia... Levou-me a pensar que o setup do seu aquário não fosse o mais indicado, como muitas vezes acontece neste fórum, o que poderia explicar o insucesso na reprodução desta espécie tão prolífera.Evenstar Escreveu:O setup é este:
Mas o setup influencia?
Relativamente à questão que coloca, penso serem aproximadamente 3 meses até a coloração estar completa, mas o desenvolvimento dos alevinos depende de diversos factores, entre os quais a abundância de alimento (um guppy que cresça disperso pelo aquário principal geralmente cresce a um ritmo inferior comparativamente aos que crescem em aquários-maternidade, com relativa abundância de alimento).
Abraço.
Pois o facto de serem estas as primeiras ninhadas a vingar deve-se só a recentemente eu ter começado a usar a maternidade. Anteriormente os alevins duravam poucos dias no aquário, suponho que alguns eram "engolidos" pelo filtro, embora a maioria servisse de "paparoca" para o resto do pessoal, que como podem ver é uma malta grande e quando ainda tinha os escalares pior...
Em breve colocarei fotos deles aqui. Queria saber também em relação à segunda questão que coloquei, se puderem ajudar, de que maneira a coloração dos pais influencia ou não a prole.
Em breve colocarei fotos deles aqui. Queria saber também em relação à segunda questão que coloquei, se puderem ajudar, de que maneira a coloração dos pais influencia ou não a prole.
Sim concordo com isso mas com a variedade de especies que tem no aqua nao tem outra hipotese de fazer criaçao.... de outro modo serao sempre alimento para as outras especiesDeadmen Escreveu:com um aquario bem plantado e decorado nao se precisa de usar maternidade, em muitos casos as femeas morrem de stress por estarem fechadas naquele cubinho reduzido e expostas
Em relaçao as femeas elas podem ter cores ate diversas no rabo