Peixinhos sempre á superficie
Tenho 4 peixinhos num aquario de + ou - 80 litros. 1 deles tem cerca de 1 palmo (tamanho), era um daqueles peixinhos laranja pequeninos mas em quase 4 anos cresceu muito e tenho mais 2 também a crescer só 1 é que continua pequenininho. A minha dúvida é: tenho um aquário desses com tudo e mais alguma coisa mais um motor que deita agua parece uma cascata, mas mesmo assim eles estão sempre á superficie e eu gostaria de saber porque.
http://i26.photobucket.com/albums/c104/ ... uario1.jpg
O meu aquário é identico a esse do link. Tem um filtro (acho que é assim que se chama) com um motor, que deita água. Trazia todos os acessórios para aquario de agua quente mas eles são de agua fria. Só comprei o aquario porque era grande e eles andavam á vontade.
O meu aquário é identico a esse do link. Tem um filtro (acho que é assim que se chama) com um motor, que deita água. Trazia todos os acessórios para aquario de agua quente mas eles são de agua fria. Só comprei o aquario porque era grande e eles andavam á vontade.
Fez bem em comprar um aquário maior. Contudo, apesar de ser maior, ainda não tem as dimensões adequadas para manter peixes de água fria. Estes peixes são peixes de lago, ou seja, necessitam de grandes volumes de água para viver confortavelmente, embora sejam resistentes e consigam sobreviver em condições inadequadas (obviamente não vivem felizes, apenas tentam sobreviver). Necessitam também de um poderoso e eficiente sistema de filtragem, pois são peixes que geralmente produzem muitos detritos orgânicos.ospcr Escreveu:http://i26.photobucket.com/albums/c104/ ... uario1.jpg
Há quanto tempo montou o aquário? Quanto tempo depois introduziu os peixes? Antes deles estarem neste aquário de cerca de 80 litros estavam em que aquário/os?
Tenho o aquário á 2/3 meses e coloquei-os passado umas horas. O Aquario anterior tinha mais ou menos 30 lt http://www.aquaricamp.com.br/produtos/a ... mt30_g.jpg.
Mas como o peixe laranja estava a crescer . . .lá fui eu comprar um maior.
E os peixes apresentam esse comportamento desde que estão no novo aquário?ospcr Escreveu:Tenho o aquário á 2/3 meses e coloquei-os passado umas horas. O Aquario anterior tinha mais ou menos 30 lt http://www.aquaricamp.com.br/produtos/a ... mt30_g.jpg.
Como é que realiza a manutenção do aquário, e com qual periodicidade?
Noto que vão á superficie desde sempre. Parece que vão respirar
Mas andam bem, não percebo é porque é que fazem isso. A nivel de limpeza mudo 1x mes porque a agua fica turva (Castanhita).
Retiro-os o aquário e vou retirando a agua deixando sempre um bocado no fundo. Depois coloco o produto (esqueci o nome) por causa da agua da torneira. Noto que eles vem a superficie perto de onde cai a agua do filtro. Será necessário mudar para um mais potente???

Retiro-os o aquário e vou retirando a agua deixando sempre um bocado no fundo. Depois coloco o produto (esqueci o nome) por causa da agua da torneira. Noto que eles vem a superficie perto de onde cai a agua do filtro. Será necessário mudar para um mais potente???
O problema reside na forma como você faz a manutenção do aquário. Os peixes estão durante um mês numa água cuja qualidade vai progressivamente diminuindo e, depois, de um momento para o outro, são colocados em água "limpa"... todo este procedimento causa muito stress nos peixes, para além de não ser um procedimento correcto.ospcr Escreveu:Noto que vão á superficie desde sempre. Parece que vão respirarMas andam bem, não percebo é porque é que fazem isso. A nivel de limpeza mudo 1x mes porque a agua fica turva (Castanhita).
A manutenção de um aquário tem de ser feita mais frequentemente, uma vez por mês não basta, ainda para mais quando se trata de peixes de água fria que, como já mencionei, produzem muitos resíduos orgânicos, deixando a água como você a descreve (castanha).
Aquilo que deve começar a fazer são trocas parciais e periódicas de água. A periodicidade deve ser superior à que pratica actualmente, ou seja, deve realizar trocas uma vez por semana. Para além disso, as trocas são parciais, e nunca totais. Deve trocar aproximadamente 20% a 30% do volume de água do aquário, apenas.
Nunca esvazie o aquário nem transfira os peixes para outros recipientes enquanto realiza esta manutenção.
Ou seja, troque cerca de 20 litros de água por semana, todas as semanas. Se a água ficar castanha ao fim de algum tempo, provavelmente deita alimento a mais aos seus peixes… Neste caso deve reduzir, ou então realizar trocas mais frequentes, mas nunca totais.
Espero ter ajudado.

Abraço.
De nadaospcr Escreveu:Sim ajudou e muito!!!!
Adoro os meus peixinhos e não quero que nada lhes falte. Já sei o que fazer a partir de agora. Muito obrigado!!!!!!

Boa sorte e aproveite o seu aquário e os seus peixinhos ao máximo.

Abraço.
O problema é que a água não está suficientemente oxigenada e os peixes têm de vir à superfície respirar.
Uma bomba com pedra difusora e a manutenção regular como lhe aconselharam abaixo resolvem o problema. O filtro que tem também não é grande espingarda para peixes de água fria... devia trocar esse filtro de cascata por um de maior rendimento, idealmente por um externo que já dava para o upgrade de aquário seguinte, porque também, como já foi mencionado, para 4 peixes de água fria o novo aqua já é pequeno. .

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo
Dirigi-me á loja onde comprei o aquário e informaram-me que o aquário possui tudo correcto. Ate estivemos a ver num igual ao meu. A hipotese que puseram foi a de colocar uma bomba mais potente.
Agora tenho duvidas coloco uma bomba mais potente ou um filtro melhor???
Agora tenho duvidas coloco uma bomba mais potente ou um filtro melhor???
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta out 01, 2008 1:47 pm
0.0.1 pantherophis guttata
O importante é q haja agitação da água á superficie, é isso q faz com q se dê as trocas gasosas. Com o filtro é perfeitamenre possivel fazer isso.
Resolvi o problema!!!!! Comprei uma bomba com filtro que agita muito bem a agua. O meu aquário tinha bomba e o filtro em separado e não agitava nada a agua. Por isso os meus peixes localizavam-se apenas no sitio onde caia a agua. Mas ontem coloquei uma bomba e eles estão felizes
Já não vêm á superficie. Só para comer!!!!
Obrigado por me ajudarem!!!!!