Ajuda Aquário

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Responder
caalves
Registado: segunda ago 30, 2010 8:04 pm

segunda ago 30, 2010 8:20 pm

Boa noite ,

Sou novo no fórum e necessito pfvr da vossa ajuda .

Disponho de um aqua de 100 lt , onde tenho um sistema de filtragem externo , plantas naturais ( musgo de java , danubia , e uma outra planta de folha comprida mas pouco larga , que não me recordo o nome ) . Tenho uma luz verde difusora no aqua . Os peixes que lá tenho actualmente são : Um casal de Escalares ( que recentemente puseram ovos , apesar de não ter conseguido que nascesse um unico escalar ) , um neon , dois bótias palhaço .

Tive mais peixes das mesma espécie mas que morreram após um tratamento para as manchas brancas que surgiram num dos Bótias. Anteriormente tinha ( 3 neons, 4 bótias , dois escalares , e 2 corydoras)

Quando começou-me a aparecer caracois no aquario , utilizei alguns produtos que me aconselharam na loja de animais , e após pesquisar decidi comprar os bótia palhaço que foram excelente a devorar a praga de caracóis. Durante bastante tempo não tive caracóis , até que de repente voltaram em força.

Os bótias passam o dia nos esconderijos , coisa que dantes não faziam.

Não sei que fazer quanto aos caracóis , pois os bótias não estão a «tratar» deles .

Aproveito para vos questionar se o meu aqua está bem estruturado , ou se tenho espécies incompativeis/ peixes em demasia.

Atentamente ,

César Alves
Allistor
Membro Veterano
Registado: quarta dez 02, 2009 2:42 pm

terça ago 31, 2010 1:39 am

Esse neon deverá ter mais companhia. Pelo menos mais uns 4. Quando teve os ovos de escalar separou-os dos aquário dos pais? Muitos animais comem os seus próprios ovos. Mas também não sei ao certo se os escalares o fazem mas deduzo que sim pois eles são muito comilões.
Já agora coloque o seu setup mais pormenorizado. Medidas do aquário, modelo do filtro, termostato, etc. Concluiu o ciclo de azoto?
caalves
Registado: segunda ago 30, 2010 8:04 pm

terça ago 31, 2010 10:12 am

Obrigado pela ajuda.

Vou comprar mais neons , pois é um peixe que se sente bem em cardume pelo que já tive opurtunidade de pesquisar.

Completei o ciclo de azoto , mais ou menos há dois anos , aquando da «montagem» do aqua.

Tive alguns problemas com os caracóis que foram ultrapassados facilmente , após alguns tratamentos não muito bem sucedidos , com a preciosa ajuda dos Bótias palhaço.

Aquando da postura de ovos , não os retirei do aqua , apesar de ter lido que as primeiras posturas em geral não são bem sucedidas se os ovos forem deixados no aquário, mas não sabi muito bem como os retirar por isso decidi não arriscar. O escalar macho tomava conta deles , impedindo que outros peixes se aproximassem , mas infelizmente num momento de distracção/cansaço do macho a fêmea devorou todos os ovos.

Assim que conseguir vou colocar todas as caracteristicas do aqua e possivelmente fotos.
Responder

Voltar para “Peixes”