Bettas Reprodução

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
DavidCascais
Membro Veterano
Registado: terça out 16, 2007 1:51 pm

segunda out 18, 2010 7:37 pm

Sim tugz eu ajudo ;)

Então é assim...tens um casal..ok...

tens a certeza que é um casal certo?de outra forma também andavam à luta..

2o passo...alimenta-los bem

3º passo...num dia de manha colocar a fêmea dentro de um recipiente de plastico, até poderá ser um copo daquelas onde vem gelatina nos shoppings, ou fundo de garrafa de coca-cola, e no aquário do macho (com plantas, musgo de java, riccia..)...

4º ele deverá construir um ninho entre 4 a 6h.

5º se a fêmea mostrar três riscas verticais e o macho estiver sempre em volta dela, soltas a fêmea no aquário do macho

6º nao fiques ali espectado a olhar

7º se resultar em algum abraço, e vires que a femea esta a deixar os ovos, ou já ovos no ninho, retiras a femea, no caso de até à noite não dar em nada, no dia seguinte repetes o mesmo procedimento a partir do 3o passo.

Atenção que se tudo correr bem e vires a ter alevinos convém teres aimentação para começares a dar ao 3o dia de nascimento...podes eclodir artémia, dar infusorios, ou comer liquido da JBL artemia Fluid...posteriormente começaras a precisar de alimenta-los com microvermes e por aí em diante ;)

Alguma dúvida, diz
<p><strong>Visita: http://legalizacaofurao.webs.com </strong></p>
<p><strong>-"Eles" t&ecirc;m a fama de apenas ser utilizados para a ca&ccedil;a,mas ser&aacute; que ir&atilde;o ficar sempre com essa fama?Espero bem que n&atilde;o!</strong></p>
<p><strong>-"Eles" continuam a sair do escuro,mas ainda nao podem ver livremente o ceu</strong></p>
melrita
Membro
Registado: terça jan 22, 2008 8:15 pm

segunda out 18, 2010 7:55 pm

Olá... ja agora sou a filipa e muito obrigadoo pela ajuda.... eu alimento-os bem com larvas proprias para bettas k vem congelado e tudo... eu fiz isso de por a femea num frasco dentro do aquario dele e ele ja tinha feito o ninho, até fiz com metade de um copo de plastico...ficou assim tipo tunel...nao sei se foi o melhor mas foi o k arranjei na altura, talvez esteja errada....lool k é o mais certo..lol dp deixei um tempo e soltei a femea...mas a femea kdo a soltei nao estava listada...so ficou listada depois passado um tempo no aquario.... só que ela não lhe liga mesmo nenhuma, com ou sem listas....oh acabei por retira-la, o macho ainda a matava....mas ele dp tb deixou de lhe ligar :S esquezito...
DavidCascais
Membro Veterano

segunda out 18, 2010 8:15 pm

Olá filipa,

Larvas de mosquito vermelhas?
Também existe granulado, flocos, depende ao que está habituado e ao que lhe pode chamar a atenção para comer.

Há quem use metade de um copo, uma pequena placa de esferovite e também folha de amendoeira, apenas uso a folha que serve para dar um pouco de consistência tal como o resto dos objectos acima mencionados.

Entre o copo o esferovite eu colocaria um pouco de esferovite, o copo nao me parece ser seguro..

Existem 2 efeitos de listagem, a vertical indica que está pronta a ter o macho, a horizontal que está stressada.

Não a soltes de não tiver 3 listas verticais, tens de ter paciência, repetes no dia seguinte...

O aquário é de que tamanho?
<p><strong>-"Eles" t&ecirc;m a fama de apenas ser utilizados para a ca&ccedil;a,mas ser&aacute; que ir&atilde;o ficar sempre com essa fama?Espero bem que n&atilde;o!</strong></p>
<p><strong>-"Eles" continuam a sair do escuro,mas ainda nao podem ver livremente o ceu</strong></p>
melrita
Membro

segunda out 18, 2010 8:28 pm

Pois realmente nuncaaa a vi com listas verticais mas horizontais...ao longo do corpo....ou seja a presença do macho stressa-a. :S Li num site que deveria ser pequeno o aquario para reproduzir....por isso pus num mais pequeno...tem 23cm por 22cm....é pequenito... está também mal? o alimento que dou é vermelho...nao sei k larvas sao...mas sao proprias para bettas...e eles adoram... :)
tugz
Membro
Registado: sexta out 15, 2010 10:30 pm

segunda out 18, 2010 8:29 pm

Vês, estás a ser mais útil a ensinar do que a dizer que o CPB não presta :)

Melrita, aproveite, tem aí um afficionado para a ajudar ;)
tugz
Membro

segunda out 18, 2010 8:31 pm

FIlipa, há quem os reproduza em caixas de arrumação, daquelas grandes.

Tenho umas perguntas. Quantos cms de agua tem? Quantas plantas? A temperatura da agua?

Estes 3 factores são muito importantes para a desova. Outra coisa, o fundo deve ser escuro, para que o macho veja os ovos!

Abraço
melrita
Membro

segunda out 18, 2010 8:35 pm

Tem 10cm de altura...foi o que eu li....não tem plantas pk disseram-me para n ter nada :S e o fundo ta preto para ele ver os ovos...A agua por si aqui em casa neste ambiente ja é quente...eu vivo no funchal e a minha casa é muito quente...eu própria as vezes não aguento mesmo no inverno. lool por isso não pus termoestado para aquecer a agua....ela ja ta meio quente...
tugz
Membro

segunda out 18, 2010 8:42 pm

Mas seria bom controlar a temperatura decentemente, até porque só as variações noite dia podem stressar o bicho. E para a desova convem ter temperatura quente.

As plantas terão várias funções. Por exemplo o musgo de java albergará microorganismos que poderão alimentar os mini bettas quando eclodirem :)

Já uns pézitos de elodea ou fox tail a boiar, poderão servir de suporte ao ninho (embora não seja totalmente necessário). Nada de filtros no aquario de reprodução. O mais sossego possivel no mesmo. Coloque-o num local sem movimento. Seja paciente. Repita os passos várias vezes até funcionar.

PS: acho que essas dimensões são realmente reduzidas para um betta se reproduzir. E ainda outra coisa, era bom estarem num aquario com as paredes laterais baças, para não se distrairem nem stressarem. Daí as tais caixas de arrumação.
DavidCascais
Membro Veterano

segunda out 18, 2010 10:01 pm

Obrigado Tugz

De facto deverás saber a quantos graus está a água, não tens termómetro?

Deves ter plantas deves, para a fêmea se poder esconder de ataques indesejados pelo macho.

Os 10cm não tem de ser os 10cm, eu faço de maneira diferente...vês o macho, e multiplicas por 2 a altura, então metes água até aí ;)

Esse aqua é o minimo de tamanho para ter alguma segurança, agora sem plantas torna-se um desastre
melrita
Membro

segunda out 18, 2010 10:26 pm

Obrigado pelas dicas... eu prefiro ler bem o que me escreveram...ler mais coisas sobre o assunto e criar primeiro outras condiçõs...e então depois pensar na reprodução dos peixinhos...antes que aconteça algum desastre e não convém... a pressa sempre foi inimiga da perfeição... vou esperar um pouco para aprender mais....de qualquer forma depois na altura tiver alguma duvida...posso encomodar-vos? e desculpem kk coisinha...

obrigado por tudo

melrita
tugz
Membro

segunda out 18, 2010 10:29 pm

Incomodar não podes, mas se quiseres ajuda, podes estar á vontade :D

Boa sorte, e vai dando noticias .
DavidCascais
Membro Veterano

segunda out 18, 2010 10:49 pm

Estás a vontade, ou aqui ou no [Editado], facilmente encontrarás.

Obrigado Tugz ;)
tugz
Membro

segunda out 18, 2010 10:54 pm

Obrigado tu, tu é que percebes disto :)
Tekilla
Membro Veterano
Registado: quarta ago 11, 2010 9:06 pm

quinta out 21, 2010 7:22 pm

atençao que a femea pode ter as riscas no corpo e nao estar ovada temn de ter um ponto branco parecido com um ovo na cloaca

reproduçao de betas é facil para quem pesquisa muito mas muito mesmo e nao esperem conseguir ter grandes hipoteses nas primeiras criaçoes :wink:
<p><a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia ... ia/</a></p>
<p>&nbsp;<a href="http://www.exoticos.org">http://www.exoticos.org</a></p>
Responder

Voltar para “Peixes”