Praticar Aquariofilia

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Responder
guzZ
Membro Veterano
Registado: quinta ago 12, 2010 4:35 am

quinta out 28, 2010 8:22 pm

Boa noite, estou a pensar em começar a praticar Aquariofilia e gostava de algumas dicas mais importantes que me possam dar.
Para ja estou a pensar em comprar um aquario de 40L, e estou indeciso entre Guppies ou Betta splendens, qual acham melhor para iniciante ? Penso que vou optar pelos Combatente Siames pois acho-os lindissimos e a reproduçao deles muito interssante e curiosa.
Para isto tenho uma duvida, como vi que tenho de ter o pH entre 6,5 e 7 e nao sei como o fazer, peço que me expliquem visto que sou novo nisto.
Mais algumas dicas que sejam importantes para o bem estar do animal façam o favor de me informar.

Cumps.

PS: Peço desculpa por nao colocar acentos mas tou com problemas no PC.
Juan2245
Membro Júnior
Registado: segunda out 25, 2010 1:51 am

sexta out 29, 2010 6:15 pm

Boas,

Isso depende. Guppys se reproduzem absurdamente como coelhos, sendo considerados em muitos lugares como pragas.

O Betta, depende do sexo. Se for fêmea, pode-se juntar com praticamente todas espécies de peixes, inclusive outras fêmeas.
Já se for macho, o melhor mesmo é deixá-lo sozinho, mas nada impede de colocar algum outro peixe nesse aquário deste tamanho.
Mas o número de companheiros é super-limitado, já que devem-se colocar espécies para não estressar o Betta.
Um exemplo disso são Tetras. São calmos, geralmente não irritam outros peixes, mas são bem rápidos quando preciso.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sexta out 29, 2010 6:23 pm

Só te vou dar um conselho, as outras questões há por aí muita info quer sobre bettas quer sobre guppys: compra o maior aquário que puderes.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

guzZ
Membro Veterano

sexta out 29, 2010 6:50 pm

Ok, obrigado.

Mas dinodane porque que me aconselha a comprar o maior possivel ? So pertendo ter 1 betta macho e 1 ou 2 femeas, 40L nao chega ?

Quando a decoraçao estou a pensar em meter como substrato areia que se vende nas petshops umas plantas verdadeiras e pouco mais, gosto das coisas simples mas com boas condiçoes para os animais. Um aquecedor para a agua com termostato, uma luz e um filtro. Penso que nao me falta mais nada.
Juan2245
Membro Júnior
Registado: segunda out 25, 2010 1:51 am

sexta out 29, 2010 9:39 pm

GuzZ, acho que 40 Litros não dá para 1 Betta macho e 2 fêmeas. Se fazer isso, é muito provável que se matarão por falta de espaço ao macho. (Ele é exigente nisso)

Áo aquário grande, acredito que o dino se referiu aos Guppys, pois os dois somente se combinarão se o aquário for grande, pois podem ocorrer uma luta grave entre os dois, justo por que a cauda do Guppy é muito chamativa, sendo assim, um instrumento muito provocante ao Betta.

A decoração, depende de você.
Você quer ter um aquário com muitas plantas não exigentes, ou seja, que não precisem de fertilização ou Co2?
Se for assim, aconselho as mais populares, como as Elodeas, as
Cabombas, os diversos tipos de Musgos, plantas flutuantes, etc...

Ao aquecedor, não sei muito, mas acredito que deve ser um de 40 Watts, mas acho melhor esperar a resposta dos mais entendidos no assunto.

A luz, é mais aconselhável 1 Watt/Litro, ou seja, já que seu aquário tem 40 Litros, deves ter 40 Watts de iluminação.

Ao Filtro, deves ser um de mais ou menos 300 Litros/Hora, de preferência os que tenham regulagem de vazão, como o Atman HF-0300.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sábado out 30, 2010 11:04 am

Por acaso não é por causa da fauna que o Guzz mencionou como hipóteses, é mesmo porque quanto maior o volume de água mais fácil é a sua manutenção e estabilização, coisa fundamental para que o principiante não desmoralize... um aqua pequeno é complicado, muito limitativo nas espécies e nº de peixes que se pode ter, exige muito mais manutenção sob pena do lindo aquário que se montou passado um mês já estar cheio de verdete...
Comece com um aqua de 60 litros e adquira um filtro com boa capacidade, com compartimentos para massas filtrantes para além da esponja.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

guzZ
Membro Veterano

sábado out 30, 2010 12:52 pm

Ok. Vou comprar um de 60L entao, e compro 1 betta macho e uma femea.

Obrigado aos 2 pelos conselhos e ajudas.
Responder

Voltar para “Peixes”