Inicio da actividade de peixes de agua quente

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Responder
formax
Membro
Registado: segunda mai 03, 2010 7:10 pm

quinta dez 16, 2010 12:57 pm

Boas pessoal. Estou a pensar comparar um aquário de água quente de 50lt para iniciar, mas a verdade é que não percebo praticamente nada desta matéria. Não queria iniciar isto sem saber nada. Gostava de saber quais os produtos que são precisos e mais ou menos os preços dos mesmos e tudo o resto. Gostava que me ajudassem para que possa iniciar isto o mais depressa possível.
mfaria
Membro
Registado: terça dez 04, 2007 5:49 pm
Aquario 250 L
Aquario 600 L

quinta dez 16, 2010 1:09 pm

Boas,

Primeiro acho que devias ler muito e já podes começar por aqui

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=52151
http://arcadenoe.sapo.pt/article.php?id=478

Depois qt aos materiais um bom areão, um bom filtro que tenha esponjas e possas ter tb ceramicas que faça no minimo 200l/h um termostato de 75w.

Comprar um kit testes, termometro, aquasafe para as tpas.

E penso ser tudo, muito importante antes de por os peixes deixar pelo menos uns 15 dias o aquario a trabalhar podes por um peixe ou dois para ir fazendo o ciclo depois entao colocas gradualmente os peixes.

Espero ter ajudado
<p><strong>O meu&nbsp;250L -&nbsp; <a href="http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... 4</a>&nbsp;- desactualizado</strong></p>
<p><strong>O meu de 600 L - <a href="http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... 5</a>&nbsp; </strong></p>
isauralxsp
Membro
Registado: domingo jul 26, 2009 8:44 pm

quinta dez 16, 2010 4:00 pm

de uma iniciante que cometeu alguns erros e que tem vindo a aprender com as respostas dos mais entendidos no assunto:

NÃO TENHAS PRESSA EM COLOCAR OS PEIXINHOS!

Sei que é difícil esperar para vê-los no aquário, mas depois compensa.

Siga os conselhos do nosso amigo aí de cima (acho que esqueci o nome, não me leve a mal !) e depois é só vê-los a "brilhar" no aquário.

Tudo de bom para si e seus peixinhos!
XkO20
Membro
Registado: sexta mar 19, 2010 2:09 pm

quinta dez 16, 2010 6:54 pm

Concordo com ambos.
Não tenha pressa, por favor.

O essencial é mesmo o Filtro (que tem que ser conforme as medidas do aquário/volume do aquário), areão (substrato se quiser plantas aquáticas), Termostato (com aquecedor e também conforme as medidas do aquário) e lâmpada.
Vou lhe dizer o que também me disseram no início: compre o maior aquário que puder arranjar. Sei que são caros, mas, tente comprar o maior. Quanto maior o aquário, mais fácil será a sua manutenção.

Veja em lojas diferentes, produtos diferentes. Alguma dúvida, coloque aqui.
formax
Membro

quinta dez 16, 2010 7:24 pm

O aquário que estou a pensar comprar é de 50lt e custa 80€ e já vem todo equipado. Mãe sei se é uma boa compra ou não.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quinta dez 16, 2010 7:33 pm

Provavelmente o filtro que traz não é grande espingarda. Excepto se tiver caixa de decantação interna, daquelas com compartimentos para meter várias massas filtrantes, como os aquas da aquatlantis, esses filtros são bacanos. Normalmente os kits trazem sempre filtros pouco potentes e a filtragem capaz faz toda a diferença, há que comprar outro filtro.

Compre maior... 50 litros dá uns 40 litros úteis depois de descontado o espaço do areão e demais decorações, pedras e afins... em aquariofilia quanto maior mais fácil, mais bonito, mais tudo. é maior o investimento inicial mas depois verá que compensou pois a manutenção é muito melhor, terá muito mais opções de escolha em termos de fauna e de certeza absoluta que não vai ficar decepcionado com o início no hobby por ter o aqua feio e cheio de verdete.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

XkO20
Membro

sexta dez 17, 2010 12:27 am

Por mais 20 euros podes comprar um de 70 L mais ou menos.
Sempre há mais "espaço".
Convém investir nisto porque pode "dar pó torto" e depois a solução será mesmo comprar outro aquário maior.
Mas, o dinheiro que se gasta nisso, vale a pena. É de facto gratificante ter um aquário bem plantado e com os peixinhos por lá a passear :)
formax
Membro

sexta dez 17, 2010 12:50 am

pois terei de ver as medidas de um aquário maior. Qual é a medida mais ou menos de um aquário de 70lt ? Assim poderei ver se cabe no sítio onde estou a pensar colocalo, e já agora com o tal aquário de 70lt quanto é que fica mais ou menos eu colocar tudo desde os equipamentos, passando pelos produtos e acabando nos peixes para eu me poder basear em quanto gastar.
XkO20
Membro

sexta dez 17, 2010 1:26 am

formax Escreveu:pois terei de ver as medidas de um aquário maior. Qual é a medida mais ou menos de um aquário de 70lt ? Assim poderei ver se cabe no sítio onde estou a pensar colocalo, e já agora com o tal aquário de 70lt quanto é que fica mais ou menos eu colocar tudo desde os equipamentos, passando pelos produtos e acabando nos peixes para eu me poder basear em quanto gastar.
Epá, um de 70L é mais ou menos 90cmX35cmX41cm.
O meu é de 50x35x41 e tem mais ou menos 50L.
Eu achei suficiente e não consegui arranjar melhor. Mas, aí está: "Faz o que te digo, não faças o que eu faço" :P

Quero corrigir uma cena. Eu disse que por mais 20 euros dava para um aquário de 70L. Não acredito que seja verdade. Deve ser mais que 20 euros.
O meu foi 104euros já com termostato, lâmpada e papel de fundo.
isauralxsp
Membro
Registado: domingo jul 26, 2009 8:44 pm

sexta dez 17, 2010 7:09 am

comprei um de 50 cm (33litros) completo ( filtro, aquecedor, fundo...) por 80 euros e tinha sobrelotação de peixes e agora comprei um (último do estoque ) numa gde superfície de 80 cm (cerca de 80 litros) por 120 euros (completo tb).Num outro hípermercado o mesmo custava 149 euros.
Visto ter comprado 2 em 45 dias...vou ter que acalmar financeiramente. Mas qdo possível espero mudar o filtro do maior.
Esta conversa toda é para mostrar que se puderes compra o maior possível...Vais ficar mais bem servido e os peixinhos agradecem!
XkO20
Membro

sexta dez 17, 2010 2:13 pm

isauralxsp Escreveu:comprei um de 50 cm (33litros) completo ( filtro, aquecedor, fundo...) por 80 euros e tinha sobrelotação de peixes e agora comprei um (último do estoque ) numa gde superfície de 80 cm (cerca de 80 litros) por 120 euros (completo tb).Num outro hípermercado o mesmo custava 149 euros.
Visto ter comprado 2 em 45 dias...vou ter que acalmar financeiramente. Mas qdo possível espero mudar o filtro do maior.
Esta conversa toda é para mostrar que se puderes compra o maior possível...Vais ficar mais bem servido e os peixinhos agradecem!
Ora aqui está um grande exemplo.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sexta dez 17, 2010 4:09 pm

XkO20 Escreveu:
formax Escreveu:pois terei de ver as medidas de um aquário maior. Qual é a medida mais ou menos de um aquário de 70lt ? Assim poderei ver se cabe no sítio onde estou a pensar colocalo, e já agora com o tal aquário de 70lt quanto é que fica mais ou menos eu colocar tudo desde os equipamentos, passando pelos produtos e acabando nos peixes para eu me poder basear em quanto gastar.
Epá, um de 70L é mais ou menos 90cmX35cmX41cm.
O meu é de 50x35x41 e tem mais ou menos 50L.
Eu achei suficiente e não consegui arranjar melhor. Mas, aí está: "Faz o que te digo, não faças o que eu faço" :P

.
Não necessariamente. Há aquários com a mesma litragem com maior altura...

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

mfaria
Membro
Registado: terça dez 04, 2007 5:49 pm
Aquario 250 L
Aquario 600 L

sexta dez 17, 2010 4:36 pm

Boas

Procura aquarios da Scalare eles costumam ter preços bacanos.
Quanto aos filtros depois se precisares manda mp que te arranjo contactos baratos.

Conselho: não te precipites espera até teres uns cobres e compra um de pelo menos 100L assim já poderas fazer algo engraçado.

Cumps.
Marco Faria
<p><strong>O meu&nbsp;250L -&nbsp; <a href="http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... 4</a>&nbsp;- desactualizado</strong></p>
<p><strong>O meu de 600 L - <a href="http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... 5</a>&nbsp; </strong></p>
Responder

Voltar para “Peixes”