O meu setup...e duvidas...

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Responder
inesneto
Membro Júnior
Registado: segunda dez 06, 2010 8:38 am

quinta dez 23, 2010 9:58 am

Olá... então cá vai...

O meu aqua tem

180 Lt
4 ou 5 pés de cabomba verde, penso que seja este o nome)
4 ou 5 pés de Amazonenses, será?
Areia branca, comprada na loja
termómetro tetra tec HT 300
Filtro interno Tetra Tec IN1000 PLus

Bem os peixes, tirando as baixas...

7 neons
2 coridoras
1 kully
5 Guppies
1 peixe vermelho

Agora, já morreram:

2 escalares
4 neons
1 guppies

Já tive ictio e outra doença que me pareceu um fungo.

Já fiz tratamento com esha 2000 e Exit, ontem coloquei esha optima...

Amanhã queria fazer uma tpa com limpeza de filtro, limpar as esponjas com agua do aqua... é isso, não é?

Continuo a ler coisas aqui pela net, mas como já disse as duvidas continuam e começo a desmotivar...

Ajudem-me...

Obrigado....
mfaria
Membro
Registado: terça dez 04, 2007 5:49 pm
Aquario 250 L
Aquario 600 L

quinta dez 23, 2010 11:59 am

Olá,
Não vale a pena desmotivar isso é mesmo assim... com tempo chegaras lá.

Para começar, devias por um filtro externo faz toda a diferença.
Há uns que até não são muito caros os Resun ou Jebo são chineses, mas são bons e fazem muito bem o seu trabalho (se quiseres manda pm que te indico onde comprar).

Qual a temperatura que tens?
Qual o ph?
Quanto tempo tens o aquario a funcionar?

Quanto aos tratamentos fizeste tudo como indica a embalagem penso que é (10gotas/100l 1º dia 20gotas/100l 2º dia e 20gotas/100l 3º dia) no teu caso podes por a vontade 1º dia 20 gotas e segundo e terceiro dia 40 gotas de esha 2000 e exit.
Após esses três dias fazes tpa de 10% e pões esha optima conforme indicação da embalagem.

Muito importante nas tpa`s a água nova que se introduz deve ser a mesma temperatura da que está no aquario e utiliza-se aquasafe para eliminar o cloro.

Olha por enquanto não compres mais peixes deixa estar os que tens e tenta manter esses de boa saude depois quando já vires que está tudo bem começa gradualmente a introduzir novos peixes.
Esse peixe vermelho que falas deve ser de agua fria ou não? Se for ele tem de sair do aquario!

Definitivamente que com um aquario dessas dimensões deverás comprar um filtro externo que faça no minimo 1000l/h e vais ver que em questão de limpeza e quimica da agua tudo irá melhorar bastante.
Vê tambem se arranjas um tronco e põe no aquario ajuda a baixar o ph se for o caso (não te esqeuças e de tratar o tronco antes).

Olha Ines não desanimes tudo vai correr bem, desejo-te um bom Natal e uma boas entradas.

Cumps.
Marco Faria
<p><strong>O meu&nbsp;250L -&nbsp; <a href="http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... 4</a>&nbsp;- desactualizado</strong></p>
<p><strong>O meu de 600 L - <a href="http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... 5</a>&nbsp; </strong></p>
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quinta dez 23, 2010 7:45 pm

Faço minhas as palavras do mfaria.

Um filtro externo é um must para essa litragem, tenho a certeza que o filtro interno que tem não está a dar conta do recado.

O peixe vermelho deve sair. é de água fria e não deve estar misturado com os peixes de água tropical.

A manutenção é muito importante. Retirar 1/3 da água do aqua quinzenalmente e lavar o filtro e a esponja com essa mesma água.

Faço minhas também as questões do mfaria:
- a que temperatura está?
- que nível de pH?

e faço mais duas muito importantes:
- como fez a ciclagem e quanto tempo antes de adicionar os peixes
- meteu os peixes todos de uma só vez?
- mediu o nível de amónia no fim da ciclagem? estava a 0?

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

inesneto
Membro Júnior
Registado: segunda dez 06, 2010 8:38 am

sábado dez 25, 2010 11:42 am

Muito obrigada!

O ph está sempre entre 6,5/7, e a temperatura 25/26º... pelo que li, parece que não está mal assim.

Eu montei todo o meu aqua e deixei-o repousar uma semana... e depois coloquei duas coridoras, a kuli e uns neons...

Passado outra semana coloquei os escalares...

Depois de dois ou três dias, coloquei o resto, pois os escalares morreram...

Quanto à amónia, não fiz o teste... espero ir hoje comprar, disseram-me na loja que não era muito importante. Com as vossa dicas e com o que li, já entendi que é mesmo importante.

Agora, parece estar tudo estabilizado...

Ah, tinha uma guppie na maternidade e tive de a retirar, acho que estava em stress, começou a ficar com as barbatanas ratadas... já está a melhorar, pelo menos parece.

Já comprei também um "vaso" de plástico com esconderijo... espero que resulte.

Agradeço desde já a vossa disponibilidade e ajuda...
Responder

Voltar para “Peixes”