Em 12Horas, 3 Guppys Morrem

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Responder
XkO20
Membro
Registado: sexta mar 19, 2010 2:09 pm

terça dez 28, 2010 12:17 am

Boa Noite.
Eu não sei, mesmo, o que aconteceu aos meus guppys.
Tenho um aquário de 47L aproximadamente que tinha inicialmente 3 machos guppy, 6 fêmeas guppy (XL), mais 3 fêmeas guppy (pequenas), 3 alevinos guppy e 2 corydoras.
(isto excluindo a flora e a decoração)
Quando coloquei um Betta, ele portou-se bem nos primeiros 3 dias. No 4º dia, matou um guppy e comeu 2 alevins. E, aparentemente, feriu um macho e duas fêmeas XL guppys.
O Betta no dia a seguir foi para um aquário sozinho.
Estes que eu acho que o Betta feriu, morreram hoje num espaço de 12 horas.
O Macho guppy ontem estava sempre no fundo e a nadar pouco; hoje de manhã estava morto. Na hora do almoço, vi uma fêmea a nadar devagar e um pouco de lado. Uma hora depois estava à superfície ainda viva mas completamente de lado com a barriga um pouco vermelha, como podem ver na foto mais a baixo. Separei-a para um bettário que estava sem utilização porque já sabia que iria morrer. Fui adicionando aos poucos agua quente para a temperatura não ficar muito baixa, mas ela acabou por morrer. Depois de a retirar do aquário comunitário, reparei que uma outra estava a nadar pouco e sem comer. Cheguei a casa à pouco e também já estava morta.
O resto está de boa saúde. O que aconteceu? Alguém me explica? :(

Fêmea com mancha vermelha:
http://img132.imageshack.us/i/img9839g.jpg
A segunda fêmea a morrer:
http://img825.imageshack.us/i/img9841e.jpg
Magu1995
Registado: terça out 05, 2010 6:19 pm

terça dez 28, 2010 12:05 pm

Bom dia,
reparei que nas fotos as caudas estão como que ruídas, pode ter sido o betta mas uma vez aconteceu-me uma coisa parecida. Os peixes estavam com as caudas assim e estavam a ficar sem cor e fui a uma loja de peixes e o dono disse-me que eram fungos que estavam a fazer aquilo.
Nessa altura eu tinha um betta, 3 guppy's femeas e um macho, 2 tetra neons e um limpa vidros, ficaram todos infectados tive que tratar o aquário todo contra os fungos. Acabaram por morrer o betta e uma guppy que ja estavam num estado muito pior que os restantes... :?
Não sei se é o caso mas espero que alguem com mais esperiencia te possa ajudar mais que eu :)
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

terça dez 28, 2010 2:44 pm

Pode ser consequência do ataque do betta, pode ser doença, pode ser um pico de amónia. Faça tpa.

Nota: as caudas não parecem estar ratadas...

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

XkO20
Membro

quarta dez 29, 2010 1:53 am

dinodane Escreveu:Pode ser consequência do ataque do betta, pode ser doença, pode ser um pico de amónia. Faça tpa.

Nota: as caudas não parecem estar ratadas...
É verdade. Estas não têm caudas ratadas. A segunda guppy tinha a cauda parecida a um leque. Perdeu alguns "varões" se é que me estou a fazer entender.

Bom, eu espero que tenha sido do ataque porque se é fungo, tenho mais 4 corydoras, 1 guppy macho, um alevino e 4 fêmeas para morrer :S
Dinodane, acha que, pelo facto da água cheirar mal da manhã pró dia, significa que houve um pico de amónia? É que não me lembro de cheirar daquela maneira. Não era um cheiro muito mau, mas era mais intenso que o normal :S
Amanhã será a primeira coisa que vou fazer de manhã. TPA.
XkO20
Membro

quarta dez 29, 2010 5:39 pm

Fui à loja mostrar as fotos ao dono da loja. Ele disse que foi um fungo e já me deu um produto para tratar do aquário.
FungiStop da TetraMedic (acho que é assim o nome). Ele não queria que eu pagasse e queria que eu usasse o que ele usa quando é preciso, mas eu insisti em comprar um.
Coloquei os pingos hoje e ele disse que 5 dias depois já devia estar tudo pronto. Se aparecer algum peixe "desiquilibrado" é pq o fungo ainda se encontra no aquário. Ele disse para eu dar uma 2ª dose - repetir o processo - e aí sim desaparecia mesmo.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quarta dez 29, 2010 7:09 pm

Quando se faz um tratamento desses convém subir a temperatura durante o mesmo. No fim, baixa para a temperatura habitual e coloca um saquinho de carvão activado no filtro durante uns 5 dias e depois retira.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

XkO20
Membro

quinta dez 30, 2010 1:29 am

Mas eu já tinha carvão no filtro.
O homem disse para retirar (e na embalagem também o diz) a caixa do carvão e depois dos 5 dias colocar lá de novo.
Responder

Voltar para “Peixes”