Peixe parece estar doente

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Responder
Ceros
Membro Júnior
Registado: sábado jul 26, 2003 9:06 pm

domingo jan 09, 2011 3:58 pm

Olá, comecei há pouco tempo nesta coisa dos aquários e estou preocupada com um dos meus peixes (o da foto) quando a comprei era muito activa e tinha os bigodes grandes e agora está sempre assim parada a dormir e os bigodes parecem ter sido arrancados ou caido ou qualquer coisa assim... Ela era super gulosa, quase não deixava os outros comer e agora mal come...
Também parece terem aparecido umas manchinhas nas barbatanas, mas não tenho a certeza se ela já as tinha ou não...
O pior disto tudo é que não sei o nome dela e por isso não consigo pesquisar a net para resolver o problema, se me pudessem ajudar agradecia.

Com ela tenho também 8 neons, 4 viuvas negras e dois telescópios. Uma planta (acho que é uma anúbia) e um enfeite de plástico a imitar um barco afundado...

PS: reparei hoje que apesar deles serem todos de água morna a comida que me venderam é para peixes de água fria... isto é muito mau ou posso acabar de a gastar e depois então comprar comida própria para eles?

Imagem[/URL]
Imagem
CataPetLover
Membro Veterano
Registado: sábado jan 08, 2011 12:53 pm
Bianca, Bernardo e Minnie Francisca - RIP

domingo jan 09, 2011 5:40 pm

Olá!!!

Eu também não sou muito experiente com aquários, mas acho que se o seu peixe tem manchas brancas, pode ser íctio. (não consegui ver na foto).

Veja se as manchas são pequenos pontos brancos, e compre medicamento na loja de animais, antes que os outros peixes apanhem a mesma doença.

Quanto à comida, é melhor mudar para uma própria para peixes de água quente, apesar de achar que não é a comida que está a por o seu peixe doente.

Catarina Lopes

P.S: é melhor pedir mais opiniões, porque como já disse, não sou muito experiente. :oops:
luistvr
Membro
Registado: sábado jun 12, 2010 1:27 pm

domingo jan 09, 2011 7:08 pm

ola ceros.

Sim o peixe parece ter ictio. Vais a uma lojas de animais e comprar um tratamento para ictio, segue as instruções da embalagem. Quanto a comida, troca isso o mais rapidamente possível, a alimentação é uma das coisas mais importantes no bem estar dos peixes.

Boa sorte
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

domingo jan 09, 2011 11:25 pm

E decida-se se quer um aqua de água quente ou fria... os telescópios não são desse habitat.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Ceros
Membro Júnior

segunda jan 10, 2011 1:13 pm

Já sei que ela é uma Clarias Batrachus albina, não me lembrava do nome dela... E sim o diagnóstico parece mesmo ser ictio, quando comprei a planta reparei (no dia seguinte a ter colocado no aquário) que tinha uma bolsa transparente gelatinosa cheia de ovos, mas pensei que fosse de um peixe qualquer... Agora já sei que não é...
Quanto aos telescópios parecem estar a adorar a água morna, estavam imóveis na fria e assim que foram mudados para esta vê-se claramente que estão felizes, comem bem e vê-se estarem confortáveis, na loja também estavam juntos com os tropicais, a 25ºC (é essa a temperatura que tenho no aquário).
De qualquer modo agradeço a vossa ajuda e as futuras ajudas que possa a vir a precisar.

Já agora vi em vários locais da internet que aumentar a temperatura para os 30ºC e juntar uma quantidade pequena de sal elimina a ictio do aquário sem ter de recorrer a quimicos... Alguma opinião acerca disto?
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

segunda jan 10, 2011 10:04 pm

Não... deve aumentar a temperatura sim mas usando um líquido próprio para tratamento do ictio. O sal só é indicado para espécies de água salobra como por ex molly.
30º é capaz de ser excessivo e arrumar com os telescópios.

P.S. Essa loja deve ser uma categoria... :?

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Ceros
Membro Júnior

terça jan 11, 2011 2:40 pm

As gotas estão fora de questão, e o sal também... Fui a uma loja especializada só em peixes e disseram-me que a Claria por nao ter escamas morreria com as gotas, dei os dados dos testes do meu aquário e recomendaram mudança parcial da água e manter a temperatura nos 30ºC.
Hoje já está muito melhor, ainda tem as manchas, mas já veio comer e já anda a nadar...
Os telescópios estão bem, andam a nadar e comer como de costume, simplesmente migraram para a zona do aquário mais afastada do termostato... Vamos a ver se me safo, gosto tanto da minha lombriguinha...
Ceros
Membro Júnior

segunda fev 07, 2011 3:43 pm

Livrei-me da Ictio á custa da pobre Claria Albina e agora passadas umas semanas nova doença, desta vez no Telescópio preto... Deixo aqui fotos para se alguém quizer ajudar... Já iniciei tratamento com bactopur (antibiotico de largo espectro) e isolei-o dos outros, vou ver se ainda hoje vou comprar um filtro mais potente que já começo a desconfiar que é disso...

https://picasaweb.google.com/Ceroasloth ... directlink
bernas_setter
Membro
Registado: sexta abr 07, 2006 10:47 pm

segunda fev 14, 2011 5:35 pm

Ceros Escreveu:Olá, comecei há pouco tempo nesta coisa dos aquários e estou preocupada com um dos meus peixes (o da foto) quando a comprei era muito activa e tinha os bigodes grandes e agora está sempre assim parada a dormir e os bigodes parecem ter sido arrancados ou caido ou qualquer coisa assim... Ela era super gulosa, quase não deixava os outros comer e agora mal come...
Também parece terem aparecido umas manchinhas nas barbatanas, mas não tenho a certeza se ela já as tinha ou não...
O pior disto tudo é que não sei o nome dela e por isso não consigo pesquisar a net para resolver o problema, se me pudessem ajudar agradecia.

Com ela tenho também 8 neons, 4 viuvas negras e dois telescópios. Uma planta (acho que é uma anúbia) e um enfeite de plástico a imitar um barco afundado...

PS: reparei hoje que apesar deles serem todos de água morna a comida que me venderam é para peixes de água fria... isto é muito mau ou posso acabar de a gastar e depois então comprar comida própria para eles?

Imagem[/URL]
Imagem

Boa tarde

Tinha um peixe igual ao da foto, que começou a ficar com a cabeça enorme e o corpo "mirrou", acabando por morrer.
Alguém me sabe dar umas luzes para o que aconteceu, é de notar que o peixe em questão já tinham muitos anos, uns 5 ou 6 anos.

Cumprimentos
nazgull
Membro Veterano
Registado: sábado mar 15, 2008 3:15 pm
Massarongo do Senegal |||
Papagaio de Asa Laranja |||
Peixes|||Tarentola m

terça fev 15, 2011 11:47 am

Boas

Já agora qual é o tamanho do aquario?

Pensa em comprar um grandinho para a claria, e sem peixes a fazer companhia pois ela vai comer tudo o que lhe cabe na boca

cumprimentos
<p>NAMAST&Eacute;</p>
Responder

Voltar para “Peixes”