Um novato nisso tudo - Help - Peixes a morrer

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
JMorgado
Membro Júnior
Mensagens: 17
Registado: terça jan 04, 2011 2:23 am

terça jan 04, 2011 2:48 am

Boas a todos
Sou o Julio Morgado, e tenho um aquario antigo à um dia... é de um compadre que teve que se deslocar para fora durante algum tempo.

O aquario tem uns 70\30\40cm, uns 20 peixes, uns muito pequenos, algumas pedras no fundo, um filtro... de 300l\h, da eheim, uma luz que não sei se devia tar ligada.. e uns tubos. dois do filtro, um com uma coisa que só faz barulho, que acho que é uma bomba ou um compressor, da tetratec e ainda uma coisa com uma especie de tubo com uma mola no interior.
Tenho alguma comida e um pequeno frasco que diz ser Water Conditioner!! outra coisa é uma pequena escala que deve ser um termometro.

Fora dar comida, penso que uma vez ao dia, o que tenho que fazer para ver se esses pobres não morrem??

Obrigado pela ajuda
Última edição por JMorgado em quarta jul 06, 2011 12:44 am, editado 4 vezes no total.
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

terça jan 04, 2011 2:19 pm

Bom, então será assim:

A iluminação deve ligar de manhã e desligar à noite, para simular o ciclo dia-noite.

O tetratec é uma bomba de ar, deve estar ligada a um difusor de onde saem bolhas, serve para oxigenar a água. Se não tem este difusor mais vale desligar a bomba.

A espécie de tubo com a mola no interior deve ser o aquecedor da água. Terá uma escala para ver a que temperatura está regulado. Deve estar sempre ligado (bem como o filtro) e entre os 24 - 28 º graus, dependendo da espécie de peixes. Podia por aqui uma foto para vermos.

O aqua conditioner é o produto que deve adicionar à água da torneirta sempre que faz uma troca de água. A água da torneira traz cloro e outros químicos prejudiciais para os peixes que são neutralizados por esse produto.

Isto quanto ao equipamento. Agora como manter:

- Semanalmente fará uma troca parcial de água. Retire um terço da água do aquário substituindo por água da torneira tratada com o tal produto.
- Com a água que retirou do aquário lava o filtro também. Não convém usar água corrente para lavar o filtro e a esponja que tem no seu interior porque no filtro vive uma colónia de bactérias que processa os detritos dos peixes. Ao lavar com água corrente mata essa colónia que é muito importante para o aquário.
- Deve limpar as algas que se formam no vidro do aquário. Compre um limpador magnético numa loja de aquariofilia que é o mais prático.
- Se tivesse plantas devia retirar as folhas mortas. Há plantas fáceis de manter como as anúbias, cabomba, feto de java, etc, tem todo o interesse em ter uma planta ou duas. Facultam esconderijo aos peixes, embelezam o conjunto, ajudam a manter a quimica da água oxigenando-a.
- o aquário deve estar no local onde não receba sol directo.

A alimentação: dê todos os dias uma pitada de comida. Se vê que deu a mais (os peixes devem comer tudo em poucos minutos) retire o excesso de comida com uma rede para não poluir o aqua.

Boa sorte.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

JMorgado
Membro Júnior
Mensagens: 17
Registado: terça jan 04, 2011 2:23 am

quarta jan 05, 2011 1:12 am

Boas dinodane

Obrigado pelas dicas todas.

Já cometi um pequeno crime, tinha mudado a agua toda, mas juntei um pouco do condicionador.
Tudo o que eram pedras, tinha lavado tudo com alguma lixivia porque estava tudo muito amarelo!!

Fora isso, tenho a bomba de ar ligada e com aquele ponteira, comprei uma lampada numa loja de animais mas mal lhe liguei, ela queimou. fiquei voltar à loja. no termometro aponta 24 mais visivel.

À.. e não apanha luz do sol directamente.

Quando poder, tiro umas fotos
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quarta jan 05, 2011 3:34 pm

JMorgado Escreveu:
Tudo o que eram pedras, tinha lavado tudo com alguma lixivia porque estava tudo muito amarelo!!
O crime maior foi este. Não se admire se os peixes morrerem todos... tudo o que vai dentro do aquário e o seu interior só podem ser limpos com água corrente e uma esponja que só sirva para o efeito, lexívia e detergentes é que não, qualquer resíduo que fique mata tudo.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

JMorgado
Membro Júnior
Mensagens: 17
Registado: terça jan 04, 2011 2:23 am

terça mar 01, 2011 8:10 am

Boas
Desculpem o tempo sem responder.

Na verdade, acho que todos os peixes sobreviveram durante esses quase 2 meses.

Sei que a maior parte deles são guppys, tenho dois daqueles do fundo e alguns que penso ser daqueles que andam sempre em cardume.

Tenho feito testes ao ph, mas mantem-se sempre muito alcalina. e continua a adicionar algum produto para ver se baixa, o que não está a acontecer.

Venho cá tirar mais uma duvida, acerda das pedras do fundo.
O meu aquario não tem areia no fundo. em vez disso, só tem pedras com cerca de 1cm de diametro.
Devia ter algum tipo de areia primeiro???

Obrigado
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

terça mar 01, 2011 4:30 pm

Se essas pedras forem calcárias aí tem o motivo do pH estar alcalino.

Na minha opinião, devia retirar as pedras e colocar areão ou outro substrato próprio para aquários de água doce.

Se as pedras não forem calcárias pode mantê-las, a opção de ter substrato ou não é sua. Mas sem areão ou outro não pode ter plantas... e na minha opinião um aquário sem plantas ou areão é um aquário despido, não simula um ecossistema natural.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

JMorgado
Membro Júnior
Mensagens: 17
Registado: terça jan 04, 2011 2:23 am

terça mar 01, 2011 6:41 pm

Boas e obrigado mais uma vez pela resposta.

A respeito das pedras, não consigo distinguir qual a raça delas...

E esse areão, tem que ser mesmo comprado proprio e em lojas de animais ou pode ser adquirido da natureza? :lol:

Belas perguntas!!!

Ja agora, ficam algumas fotos para poder ajudar.

Mostra no inicio, quando o trouce para casa e enquanto estava a lavar, assim tambem o filtro e tem fotos acabadas de tirar.

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
JMorgado
Membro Júnior
Mensagens: 17
Registado: terça jan 04, 2011 2:23 am

terça mar 01, 2011 6:42 pm

ps - Todas as sugestões para melhorar são bem vindas :lol: :lol:
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

terça mar 01, 2011 6:53 pm

Uma opinião muito sincera e do ponto de vista do "se o aqua fosse meu": essas plantas artificiais e esse cascalho ia tudo andando. Não sei onde obteve as pedras mas se o pH está muito alcalino (já agora qual é o valor do pH?) é devido a elas muito provavelmente. Pedras seguras para aquário são: xisto, basalto, granito, tufo vulcânico. Tudo o que for calcário não serve.
O seu aqua fica infinitamente mais bonito com um areão de grão fino ( até se nota muito menos as algas do que nesses seixos brancos grandes) claro ou escuro e uns pés de anúbia, com uma cortina de valisnérias no fundo. Isto na minha opinião, claro está, eu não gosto de coisas artificiais nos aquas.

Quanto ás perguntas que coloca:

- Convém comprar o areão numa loja de aquariofilia, assim tem a certeza que é adequado e pode escolher o que mais gosta.

- As pedras, se tiver a certeza que não são calcárias, pode apanhar. Há muitos sítios no país onde há xisto ao pontapé. é esfregar muito bem para tirar a terra e dar-lhe uma fervedura numa panela e aí tem belas decorações para o aqua.

Uma nota para acabar: tem mais guppys machos que fêmeas. Devia ser o contrário para as fêmeas poderem descansar um pouco da perseguição dos machos. Acho que tem uma pelo menos, se optar por ter só machos também é bem visto.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

JMorgado
Membro Júnior
Mensagens: 17
Registado: terça jan 04, 2011 2:23 am

terça mar 01, 2011 8:07 pm

Bom, quanto ao areão, vou ver se passo numa loja adquada e comprar um pouco daquilo para então ''começar de novo'' com tudo.

A respeito das plantas, por enquanto acho que vai ser um passo muito grande... por isso vai aguentar assim.

Relativamente ao sexo dos peixes... epá, não consigo ainda identificar os machos das femeas, logo torna-se tudo ainda mais complicado. Por acaso até tenho um daqueles cestos de maternidade.

Agora, por causa do valor de ph, não consigo ter a certeza por que esses testes, tem que se ter bom olho para isso. so sei que está muito azulado, mas parece me que anda mais dentro dos 7.6!!! que é very triste.

Ja agora, gostava de dar uma vista de olhos no teu aquario. será que tens um topico ja com isso tudo? podes postar o link? Obrigado
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

terça mar 01, 2011 9:45 pm

Olá.

Por favor visita o meu perfil, basta clicar no meu avatar, estão lá fotos de 3 aquários. O de víviparos está completamente diferente agora e só tem camarões, o pequeno de bettas já desmontei.

Quanto às plantas, ajuda ilustrada. :) As plantas que se seguem não exigem grandes cuidados para além de serem enraizadas no areão e de levarem uma podadela de x em quando, são fáceis de arranjar e embelezam muito o aqua:

Anubia:
Imagem

Valisnéria:

Imagem

Feto de Java:

Imagem

Cabomba
:
Imagem

Elódea:
Imagem

Musgo de java:
Imagem


Quanto a distinguir machos de fêmeas guppy, nada mais fácil, os mais bonitos, de caudas mais coloridas e compridas são os machos. As fêmeas são maiores, mais arredondadas, têm as caudas mais pequenas e são muito menos vistosas que os machos. Os machos têm uma barbatana modificada ponteaguda na barriga que serve para fecundar as fêmeas.
Já agora fotos:
Machos:
Imagem

Fêmea:
Imagem

Espero ter ajudado.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

isauralxsp
Membro
Mensagens: 77
Registado: domingo jul 26, 2009 8:44 pm

terça mar 01, 2011 9:51 pm

Olá!
As plantas não são difíceis de ter no aqua. No meu aqua gde tenho anúbias ( presas com fio de nylon numa pedra vulcanica) e feto de java( tb preso com fio num tronco). Tb há plantas como a elódea e cabomba que são fáceis de ter(enterradas no areão). Ainda há uma que parece uma "bola de musgo" ( cladophora aegagrophila) que fica solta no aqua e dá um visual bem engraçado. Todas estas precisam de poucos cuidados ( com o tempo vamos podando e vou colocando fertilizante todas semanas).
Espero que goste da sugestão.
Boa semana!
:D
JMorgado
Membro Júnior
Mensagens: 17
Registado: terça jan 04, 2011 2:23 am

quarta mar 02, 2011 12:05 am

Boas.

Realmente verificando os vossos aquarios, umas plantas ficam mesmo muito melhores do que as imitações.
Não sei, mas acho que vai ficar assim mais alguns tempos, para poder aprender melhor sobre isso tudo.

Por exemplo isso das maternidades, outra coisa é sobre a limpeza do filtro..

Quando é para limpar o filtro, aquilo parece um derrame geral do aquario.. tenho que arranjar uma forma de poder abrir o filtro sem ter que molhar tudo, nem que seja aplicando umas torneiras nos tubos.

Será que tem alguma forma de poder manobrar aquilo sem molhar tudo?

Ainda tenho que perceber melhor sobre as colónias dos filtros, acho que estou a usar uma especie de lã, não sei se é do melhor..

Uma coisa é certa, os peixes estao a aguentar-se com o pouco tratamento que tenho lhes dado.

Obrigado a todos
JMorgado
Membro Júnior
Mensagens: 17
Registado: terça jan 04, 2011 2:23 am

domingo mar 06, 2011 6:26 pm

Boas a todos

Venho com mais uma duvida.

Se repararem numa das ultimas fotos, o meu aquario não está cheio de
água até ao topo.

Deixei assim porque fiquei com medo da resistencia de aquecimento não entrar em curto circuito.

Será que fiz mal e não há problema nenhum com o contacto com a agua ou devo mesmo deixar assim??

Obrigado
isauralxsp
Membro
Mensagens: 77
Registado: domingo jul 26, 2009 8:44 pm

domingo mar 06, 2011 8:47 pm

Boa noite!
Eu costumo deixar cerca de pelo menos 1 dedo de distância entre o topo e a superfície da água.
Inté!
Responder

Voltar para “Peixes”