duvidas com aquario

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
jafs123
Membro
Registado: sábado jan 01, 2011 6:02 pm
Localização: 2 tartarugas, 1 pastor alemão, 1 rafeira, 1 hamster e bichos-da-seda

quarta mar 09, 2011 1:27 pm

após um incidente com os peixes de agua fria decidi agora voltar a montar o aquario mas com agua quente... neste momento está a ciclar e as caracteristicas são:

tamanho: 52*26*29 (já com a decoraçao lá dentro coloquei cerca de 27/28 litros de água)

Equipamento:

-filtro interno eon200 com barra de chuveiro, regulador de caudal (50-200 l/h) e a caixa do filtro contém carvao activado integrado na esponja. é para aquarios inferiores a 50l

- aquecedor 50w da elite para aquario até 38l

- bomba de ar hailea aco-66 2w 2.8l/min

-termometro digital aquamarina

-iluminaçao HTL-500 2*15w

Conteudo:
-cascalho, 2 objectos de decoraçao e duas plantas falsas

- flora: 1 bacopa e 2 fetos java

gostava que me dessem a vossa opiniao sobre que peixes depois lá devo por e a temperatura a que a água deve estar e já agora sobre o conteudo e equipamento:)
<p>Os animais s&atilde;o t&atilde;o seres vivos como n&oacute;s e por isso n&atilde;o devem de ter menos direitos s&oacute; porque n&atilde;o falam e reclamam para os ter.</p>
REDEYE4EVER
Membro Veterano
Registado: quinta abr 15, 2010 6:11 pm

quarta mar 09, 2011 2:11 pm

primeiro de tudo, tenho de dizer-te que um aquario de 40 litros é pouco para iniciantes e vai dar-te mais trabalho, e nao vais la poder por muitas especies.

segundo, é so esse o material que tens porque vais precissar de mais algumas coisas, acondicionador da agua; testes de Ph, dureza total, dureza de carbonatos e nitritos... precissas tambem das coisas basicas como camaroeiro, iman de limpeza, sifao(talvez) etc

agora em relaçao as especies tens de investigar as que gostas e que possam ir para esse aquario (escolhe especies que nao cresçam muito a regra é 1cm de comprimento em adulto = 5 litros), e dps se quiseres misturar especies verifica se tem pH COMPATIVEIS, se nao sao agressivas etc
element
Membro Veterano
Registado: quinta jun 12, 2008 7:53 pm

quarta mar 09, 2011 2:28 pm

Boas

Para plantas simples como as que referiste, tens luz a mais, para essas plantas podes usar apenas uma das lampadas de 15w, porque com 30w rápidamente vai haver algas.
JoaoQuatorze
Membro
Registado: sábado abr 10, 2010 11:52 pm

quarta mar 09, 2011 2:38 pm

Permita-me que discorde REDEYE4EVER.

Costuma-se dizer 1 litro de água por cm de peixe, e não 5 litros por cm. É muito relativo pois podemos estar a falar de duas espécies distintas mas com o mesmo tamanho, porém com diferentes exigências.

jafs123, esse aquário tem 39 litros brutos. Quando colocaste os 28 litros de água ficou cheio até cima?

O filtro está ok, tem 5x o volume do aquário.
O termostato também está bem.
Iluminação não posso falar muito pois não percebo mas penso que está bom...

Agora vamos aos conselhos :wink:

- Tira as plantas falsas, vais ver que vale mais um aquário com 1 planta verdadeira do que com 2 falsas :wink:

- Já viste os guppys? São peixes resistentes, ideias para principiantes que querem assistir à reprodução. Devo-te alertar que com uma fêmea guppy, em dois meses, tens perto de 160 guppys em casa...

- Bettas... Podias meter aí um betta, sozinho, pois o aquário é um pouco pequeno para comunitário...

- Espadas/Platys/Mollys... São vivíparos, tal como os guppys, mas no entanto não são tão praga assim... Pela minha experiência, o seu máximo vai aos 100 nados-vivos, mas no geral não passa do 40/60. Podes deixar nascerem no aquário e os mais fortes ficam, alguns dás... Podes ter 6/8 peixes destes...

Regista-te neste site www.aquariofilia.net , podes ver muitos aquários e partilhar experiências com outros "viciados" ;)

Cumprimentos
jafs123
Membro
Localização: 2 tartarugas, 1 pastor alemão, 1 rafeira, 1 hamster e bichos-da-seda

quarta mar 09, 2011 2:58 pm

desde já obrigada:)
REDEYE4EVER eu sei que é complicado manter um aquario com poucos litros mas já estou habituada :wink: durante 7 meses consegui manter dois peixes de água fria num de 8 litros (sei que não está correcto mas prontos já passou e eles morreram mas foi com uma doença já neste aquario maior). relativamente a produtos trenho o teste da amónia, do ph e dos nitritos e tenho o acondicionador da agua para a tornar propria para os peixes. perguntei na loja e disseram que chegava é verdade?

em relaçao á luz na loja disseram que aquela era boa desde que tivesse no maximo 8 horas ligada por causa das algas.

JoaoQuatorze o aquario nao está mesmo cheio até ao topo está a cerca de 3 cm da tampa penso que está bom assim... eu coloquei aquelas duas falsas porque as acheis bonitas ao pé das naturais mas eu depois coloco uma foto aqui do aquario...

obrigada pelas dicas dos peixes... se nao for pedir muito agradecia que me mostrassem um plano de peixes a vosso gosto para colocar num aquario destes porque eu nao percebo mesmo nada de peixes de agua quente relativamente a espécies e nao quero colocar peixes a mais ou a menos ou juntar especies incompatives:|
se possivel não queria fazer criação visto que o aquario é muito pequeno.
obrigado
<p>Os animais s&atilde;o t&atilde;o seres vivos como n&oacute;s e por isso n&atilde;o devem de ter menos direitos s&oacute; porque n&atilde;o falam e reclamam para os ter.</p>
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quarta mar 09, 2011 3:14 pm

Duas opções que eu ponderaria se o aqua fosse meu:

Um betta, um grupo de camarões amano (uns 8 ) e um par de caracóis neritina.

Ou

Um cardume de cardinais ou néons (uns 12 individuos). Neste caso teria o cuidado de comprar um areão preto para realçar a cor do cardume, escolhia um papel de fundo escuro e colocava troncos naturais para acidificarem a água como os tetras gostam .

Retirava as plantas artificiais. Como muito bem disse o RedEye, mais vale uma única planta viva que n plantas de plástico.
Última edição por dinodane em quarta mar 09, 2011 3:41 pm, editado 1 vez no total.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

JoaoQuatorze
Membro

quarta mar 09, 2011 3:24 pm

dinodane Escreveu:Duas opções que eu ponderaria se o aqua fosse meu:

Um betta, um grupo de camarões amano (uns 8) e um par de caracóis neritina.

Ou

Um cardume de cardinais ou néons (uns 12 individuos). Neste caso teria o cuidado de comprar um areão preto para realçar a cor do cardume, escolhia um papel de fundo escuro e colocava troncos naturais para acidificarem a água como os tetras gostam .

Retirava as plantas artificiais. Como muito bem disse o RedEye, mais vale uma única planta viva que n plantas de plástico.
Não sei se o betta e os camarões se iam dar muito bem :lol:

Ei fui eu que disse isso, não foi o REDEYE4EVER :twisted:

jafs123, o membro dinodane também te deu uma hipótese que me esqueci e sendo que tu não queres reproduzir podes ir vendo peixes de cardumes... Primeiro tens de saber é o pH do teu aquário...
REDEYE4EVER
Membro Veterano
Registado: quinta abr 15, 2010 6:11 pm

quarta mar 09, 2011 3:27 pm

JoaoQuatorze Escreveu:Permita-me que discorde REDEYE4EVER.

Costuma-se dizer 1 litro de água por cm de peixe, e não 5 litros por cm. É muito relativo pois podemos estar a falar de duas espécies distintas mas com o mesmo tamanho, porém com diferentes exigências.

jafs123, esse aquário tem 39 litros brutos. Quando colocaste os 28 litros de água ficou cheio até cima?

O filtro está ok, tem 5x o volume do aquário.
O termostato também está bem.
Iluminação não posso falar muito pois não percebo mas penso que está bom...

Agora vamos aos conselhos :wink:

- Tira as plantas falsas, vais ver que vale mais um aquário com 1 planta verdadeira do que com 2 falsas :wink:

- Já viste os guppys? São peixes resistentes, ideias para principiantes que querem assistir à reprodução. Devo-te alertar que com uma fêmea guppy, em dois meses, tens perto de 160 guppys em casa...

- Bettas... Podias meter aí um betta, sozinho, pois o aquário é um pouco pequeno para comunitário...

- Espadas/Platys/Mollys... São vivíparos, tal como os guppys, mas no entanto não são tão praga assim... Pela minha experiência, o seu máximo vai aos 100 nados-vivos, mas no geral não passa do 40/60. Podes deixar nascerem no aquário e os mais fortes ficam, alguns dás... Podes ter 6/8 peixes destes...

Regista-te neste site www.aquariofilia.net , podes ver muitos aquários e partilhar experiências com outros "viciados" ;)

Cumprimentos
pois enganei-me ai obrigado por me ter corrigido joaoquatorze :wink:
JoaoQuatorze
Membro

quarta mar 09, 2011 3:41 pm

Deixa lá o você :)
JoaoQuatorze
Membro

quarta mar 09, 2011 3:48 pm

Deixa lá o você :)
dinodane
Membro Veterano

quarta mar 09, 2011 3:50 pm

JoaoQuatorze Escreveu:
dinodane Escreveu:Duas opções que eu ponderaria se o aqua fosse meu:

Um betta, um grupo de camarões amano (uns 8) e um par de caracóis neritina.

Ou

Não sei se o betta e os camarões se iam dar muito bem :lol:

Ei fui eu que disse isso, não foi o REDEYE4EVER :twisted:

...
Vão sim. Os caridinas são camarões grandes, nenhum betta os consegue predar.

jafs123
Membro

quarta mar 09, 2011 4:46 pm

gosto da ideia dos camaroes mas por outro lado parece que com um peixe fica o aquario vazio não?
não percebi muito bem a ideia dos cardumes... os peixes que estão normalmente em cardumes reproduzem-se menos é isso? desculpem lá mas não quero fazer asneira quando os comprar
dinodane
Membro Veterano

quarta mar 09, 2011 4:57 pm

Os peixes que se reproduzem fácilmente sem que o aquarista faça alguma coisa por isso são os vivíparos: os guppys, platys, espadas e mollys.

A quiestão do cardume nada tem a ver com isso... na minha opinião um cardume de vários indivíduos da mesma espécie é muito mais atractivo que ter uma dúzia de peixes todos diferentes entre si.

De mais a mais, a maioria dos peixes de cardume são peixes pequenos cujo tamnho não ultrapassa os 5 cm em adulto que são os mais adequados a um aqua desse tamanho, falo de várias espécies de tetras e de rasboras. E também é preciso dizer que esses peixes não devem viver isolados de outros membros da sua espécie.

dinodane
Membro Veterano

quarta mar 09, 2011 5:00 pm

Só para acrescentar um ideia: um aquário com caridinas não parece nada vazio. Eles são até bastante activos e têm um comportamento muito interessante. Quando se tem um aqua pequeno não se pode pensar em termos de "vazio", deve ver-se que não há condições para ter excesso de vida. Eu pessoalmente acho o betta um peixe que por si só em termos de beleza "enche" um aquário desse tamanho.

jafs123
Membro

quarta mar 09, 2011 5:05 pm

tambem gosto bastante de ver cardumes de uma só espécie... vou tentar ver várias para ter uma ideia das que mais gosto... os camaroes são compativeis com a maioria dos peixes... por exemplo não posso colocar um cardume e por um ou dois camaroes juntos?
os bettas podem até ser muito bonitos mas sempre que os vejo nas lojas estão em cubos e parecem mortos (se calhar até estao) por isso fiquei com má impressao deles
Responder

Voltar para “Peixes”