Montei um aquario de 140l. fiz tudo como mandam as regras... o aquario tem plantas, o fundo é de areia branca, tem uma pedra e dois troncos.
quanto a peixes, par alem de 2 limpa botia palhaço, tinha uns 12 escalares (pois é o peixe que mais gosto), mas nao tenho tido sorte com eles, pois é rara a semana que nao me morre escalares. o PH esta bom, a temperatura da agua é de 27... que se pode estar a passar???
Morte de escalares... ajudem-me!
peço desculpa pela minha "ignorancia", pois sou novato nisto... junto das funcionarias das lojas e dificil tirar estas duvidas pois por de tras de uma explicação vem sempre uns 5 produtos que nos aconselham a comprar.
a amonia, os nitritos e os nitratos, como posso medi-los? e caso tenha niveis altos, o que posso fazer para baixa-los? o que pode provocar a intoxicação da agua com essas substancias?
a amonia, os nitritos e os nitratos, como posso medi-los? e caso tenha niveis altos, o que posso fazer para baixa-los? o que pode provocar a intoxicação da agua com essas substancias?
em parte os vendedores tem razao em te porem 5 ou 6 produtos a frente, pois cada produto e para 1 ou 2 coisas especifica. para medires os niveis tens de comprar os testes , sendo que o mais " facil " e comprares as fitas que medem logo 5 ou 6 nives de poluentes da agua. a morte dos escalares deve ser devido ao exceço de nitratos e amonio, etc... convem fazeres regularmente tpa e para ja ires comprar os teste para medires e pusteriormente os produtos para regulares os niveis .
Fez a ciclagem do aquário?
Colocou os 12 escalares de uma vez no aqua?
Sem a ciclagem feita, isso é carga biológica a mais, meça os níveis de amónia e faça uma troca de água, dois terços. Adicione starter para ajudar a colónia de bactérias a reproduzir-se.
Nota: 12 escalares em 120 litros é muito, até 6 é demais, note que cada escalar adulto precisa de 20 ou mais litros, são peixes que chegam rapidamente a medir 15 cm de altura.
Colocou os 12 escalares de uma vez no aqua?
Sem a ciclagem feita, isso é carga biológica a mais, meça os níveis de amónia e faça uma troca de água, dois terços. Adicione starter para ajudar a colónia de bactérias a reproduzir-se.
Nota: 12 escalares em 120 litros é muito, até 6 é demais, note que cada escalar adulto precisa de 20 ou mais litros, são peixes que chegam rapidamente a medir 15 cm de altura.
deixei o aquario sem paixes cerca de 1 semana, coloquei-lhe bacterias e os escalares apesar de nao terem sido postos todos juntos, é verdade de nao deixei passar muito tempo. pode ser disso, foi uma grande carga!
mas amanha vou comprar os testes e depois digo aqui os niveis.
obrigado pessoal
PS: desculpem lá a minha falta de conhecimento, mas isto foi um vicio que fui criando mas nunca tive ninguem que me ensina-se...
mas amanha vou comprar os testes e depois digo aqui os niveis.
obrigado pessoal

PS: desculpem lá a minha falta de conhecimento, mas isto foi um vicio que fui criando mas nunca tive ninguem que me ensina-se...
Sal só é benéfico em aquários de vivíparos e de peixes cujo habitat são águas salobras...
Peixes sem escamas e peixes de habitats de rio não suportam o sal.
Não se percebe porque carga de água dão estes conselhos, como se o sal ajudasse em alguma coisa na ciclagem do aquário e na estabilização dos parâmetros do mesmo.
Deixo um texto interessante para desmistificar essa ideia errada e perigosa da adição de sal de cozinha em aquários de água doce:
http://www.sekaiscaping.com/2009/07/o-m ... -doce.html
Peixes sem escamas e peixes de habitats de rio não suportam o sal.
Não se percebe porque carga de água dão estes conselhos, como se o sal ajudasse em alguma coisa na ciclagem do aquário e na estabilização dos parâmetros do mesmo.

Deixo um texto interessante para desmistificar essa ideia errada e perigosa da adição de sal de cozinha em aquários de água doce:
http://www.sekaiscaping.com/2009/07/o-m ... -doce.html
"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo
Boas, o que esta a dizer até pode estar certo não duvido, mas aconselharão me a colocar sal e desde ai nunca mais me morreram peixes e a agua estabiliza pois o sal é um dos melhores desinfectantes, claro que não em quantidades abusivas. Sou iniciante com os escalares vou começar hoje uma tentativa de criação num aquário á parte.
Cumprimentos
Cumprimentos
nao precisas de por sal, 1 semana é pouco tempo para ciclar, e devias ter posto os peixes com dias de diferença, agora vais remediar, nao compres mais nenhum peixe, vai fazendo trocas de 5% da agua a cada 3 dias durante 3 semanas, se nao morrer mais nenhum entretanto podes adicionar mais um peixe mas com deixa no minimo 1 dia de diferença, reduz no alimento que lhes das e a partir dai fazes trocas parciais de agua 1 vez por semana, mas aconcelho-te vivamente a comprares testes pra agua, eu uso das fitas mas nao sao mt certas as melhores sao as outras.opserc Escreveu:Boas, o que esta a dizer até pode estar certo não duvido, mas aconselharão me a colocar sal e desde ai nunca mais me morreram peixes e a agua estabiliza pois o sal é um dos melhores desinfectantes, claro que não em quantidades abusivas. Sou iniciante com os escalares vou começar hoje uma tentativa de criação num aquário á parte.
Cumprimentos
btw a agua que adicionas ao aqua nao pode conter cloro, a da torneira tem por isso tens de deixar evaporar durante 1 ou 2 dias
Wrong.opserc Escreveu:Boas, o que esta a dizer até pode estar certo não duvido, mas aconselharão me a colocar sal e desde ai nunca mais me morreram peixes e a agua estabiliza pois o sal é um dos melhores desinfectantes, claro que não em quantidades abusivas. Sou iniciante com os escalares vou começar hoje uma tentativa de criação num aquário á parte.
Cumprimentos

Se "um punhado de sal" não é uma quantidade abusiva vou ali e já venho.
"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo