Doença Ictio?

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Responder
HRamos
Registado: terça jun 01, 2010 12:38 pm

sexta abr 29, 2011 9:42 pm

Boas!

À cerca de 2 meses comprei um aquário modesto que não deverá ter mais de 10litros e juntamente um filtro + termostato.
Desde então que tenho comprado peixes todas as semanas e não tenho tido qualquer problema com a manutenção do mesmo.
Cheguei a ter 20 neons, 3 corydoras e 1 peixe-gato.
Até que à uns dias os neons começaram a ficar com pintas brancas pelo corpo, segundo o que pesquisei na internet possivelmente será a doença Ictio devido às mudanças bruscas de temperatura da água.
Para ser sincero é bem possível que isso tenha acontecido pois eu de 2 em 2 dias troco 50% da água do aquário e nem costumo tomar muita atenção à temperatura da nova água que meto (confiando que o termostato estabilizasse rapidamente a temperatura desejada), mas já percebi que foi um grande erro.

Hoje fui a uma loja de animais e venderam-me um produto da JBL "Punktol Ultra" que será indicado para resolver esta doença.
Mas, infelizmente devo ter demorado muito tempo a procurar solução para o Ictio, pois já têm morrido alguns peixes (não sei se o resto sobreviverá).

Coloquei o produto, aumentei a temperatura para os 29ºC / 30ºC, retirei o carvão do filtro e a dúvida de deixar a luz acesa permanece.
O que poderei eu fazer para salvar os que me restam?

Antes de isto acontecer comiam que se fartavam, agora ignoram completamente a comida.

Desde já agradeço.
rafa07
Membro
Registado: quinta mar 24, 2011 3:04 pm

sábado abr 30, 2011 3:39 am

HRamos Escreveu:Boas!

À cerca de 2 meses comprei um aquário modesto que não deverá ter mais de 10litros e juntamente um filtro + termostato.
Desde então que tenho comprado peixes todas as semanas e não tenho tido qualquer problema com a manutenção do mesmo.
Até que à uns dias os neons começaram a ficar com pintas brancas pelo corpo, segundo o que pesquisei na internet possivelmente será a doença Ictio devido às mudanças bruscas de temperatura da água.
Para ser sincero é bem possível que isso tenha acontecido pois eu de 2 em 2 dias troco 50% da água do aquário e nem costumo tomar muita atenção à temperatura da nova água que meto (confiando que o termostato estabilizasse rapidamente a temperatura desejada), mas já percebi que foi um grande erro.

Hoje fui a uma loja de animais e venderam-me um produto da JBL "Punktol Ultra" que será indicado para resolver esta doença.
Mas, infelizmente devo ter demorado muito tempo a procurar solução para o Ictio, pois já têm morrido alguns peixes (não sei se o resto sobreviverá).

Coloquei o produto, aumentei a temperatura para os 29ºC / 30ºC, retirei o carvão do filtro e a dúvida de deixar a luz acesa permanece.

Antes de isto acontecer comiam que se fartavam, agora ignoram completamente a comida.

Desde já agradeço.
bem com um aquario desses nem sequer podes ter 5 neons quanto mais os restantes peixes, acho que tens estado a por peixes todas as semanas e todas as semanas tem-te morrido peixe atras de peixe, compra um aquario de no minimo 60litros e ja podes ter 10 neons e 5 corydoras o "peixe gato" nem sequer vou falar porque ficam enormes e necessitam maior parte deles de aqua maiores de 80litros mas tudo depende da especie, devolve os peixes a loja a amigos teus, arraja um aqua novo com mais de 60 litros, fazes o ciclo do azoto, adicionas 1 peixe a cada semana, utiliza a regra geral de 1cm=1litro de agua
CataPetLover
Membro Veterano
Registado: sábado jan 08, 2011 12:53 pm
Bianca, Bernardo e Minnie Francisca - RIP

sábado abr 30, 2011 9:00 am

HRamos Escreveu:Boas!

Desde já agradeço.

:o Tantos peixes!

Quanto ao íctio, pode deixar a luz acessa...
Catarina Lopes

TUDO SOBRE PORQUINHOS DA ÍNDIA:

http://tudo-sobre-porquinhos-da-india.blogspot.com/
HRamos

sábado abr 30, 2011 12:46 pm

rafa07 Escreveu:acho que tens estado a por peixes todas as semanas e todas as semanas tem-te morrido peixe atras de peixe
Na verdade eles até têm andado contentes, mover-se à vontade sempre felizes quando lhes dava de comer. Só começei a ter problemas quando apareceu as primeiras pintas brancas num neon.

Mas como eu suspeitava, demorei muito a procurar solução para o Ictio e já foi tarde demais, os peixes têm morrido (pela doença).

Começando tudo de novo aconselham-me a lavar novamente o aquário todo, fervendo as pedras e deixando-o a estabilizar durante uns 4 dias a temperatura 26º, com carvão novo no filtro. Faço na mesma o tratamento de Ictio ou procuro um outro medicamento para reforçar as propriedades da água (fortalecer os novos peixes que irei comprar?)
rafa07
Membro

sábado abr 30, 2011 1:59 pm

aconselho-te a mandar fora esse aqua, arranjar um aqua novo maior, fazeres o ciclo do azoto e começares tudo de novo e com muito menos peixes, ja agora como sabes que os peixes tao contentes? isso dava-me jeito saber, quantos peixes ja compras-te ao todo? e quantos ja morreram?duvido muito que eles tenham morrido por causa da doença ou se a amonia os matou primeiro
HRamos

sábado abr 30, 2011 2:36 pm

rafa07 Escreveu:fazeres o ciclo do azoto
Como se faz o ciclo do azoto? :oops:
rafa07 Escreveu:ja agora como sabes que os peixes tao contentes?
As corydoras andavam sempre de um lado para o outro a brincar umas com as outras, vinham ao topo dps ao fundo. Os neons iam para a saída de água do filtro e deixavam-se ir. Quando punha comida vinham todos ao topo.
rafa07 Escreveu:isso dava-me jeito saber, quantos peixes ja compras-te ao todo? e quantos ja morreram?
Tinha 20 neons, 3 corydoras e um 1 peixe gato.
Agora só tenho 1 neon e 1 peixe gato a sobreviver.

Eu quando digo que foi apenas a doença Ictio que os matou é porque tive o aquário relativamente estável sem qualquer problema durante 2 meses, o motivo que vejo que justifique o ictio foram as trocas de água frequentes e pouca atenção na nova água que punha no aquario.
rafa07
Membro

sábado abr 30, 2011 3:16 pm

ciclo do azoto:http://fins.actwin.com/mirror/pt/begin-cycling.html

2º isso significa que eles estão contentes?isso é tudo o que um peixe faz, as trocas de agua estavam sem cloro? mais uma coisa as corydoras sao animais de cardume deves ter mais que 5, os neons a mesma coisa, compra testes para verificares os valores da agua, e nao utilizes esse aquario guarda-o para servir de quarentena e compra um novo com mais de 50litros, quanto maior melhor e da menos trabalho, imagina o seguinte que estas numa sala com 10metros quadrados fechado com mais 23 pessoas onde todos os dias entra comida ao fim de um tempo é impossivel viver la com o ar intoxicado como esperavas esses peixes aguentarem? nem que tivessem trocas de agua todos os dias, eles precisam sempre de de se habituarem á nova agua.

3º e não nao foi a doença que os matou, a toxidade da agua era elevada e o stress de tantos peixes juntos e diminuiu as defesas naturais dos mesmos o que levou ao aparecimento de várias doenças e á sua morte.

arranja um novo aquario, prepara-lo, enche-o de agua arranja varias plantas(nada de falsas), fazes o ciclo do azoto, se puderes compra as bacterias para ajudar a fazer o ciclo e dentro de 2~4 semanas ja podes introduzir um peixe(resistente ex:guppy, danio zebra) e passado 1 semana adicionas mais um e vais sempre verificando os valores do aqua se mantiver tudo estavel, adiciona os peixes com dias de diferença( eu faço entre 2 dias a 1 semana dependendo do peixe) ate teres os peixes que queres e toma atenção nao metas tantos peixes! aconselho-te a 1cm=1litro.
Eu para o meu aquario demorei 3 meses a completar o meu aquario
e pff informa-te antes de adquirires peixes se eles sao compativeis
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sábado abr 30, 2011 3:26 pm

As coridoras vinham ao cimo por falta de óxigénio na água... :roll:

Um aquário de 10 litros não dá para nada... só tem gasto dinheiro e exposto os peixes a sofrimento. Siga os conselhos que lhe deram, vela o tópico "dicas e conselhos úteis" e leia sobre iniciação ao hobby e o bom tópico do ciclo do azoto...

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

broculo
Registado: sexta abr 08, 2011 9:19 am

sábado abr 30, 2011 7:28 pm

Um nano aquário não é para qulquer um, ainda para mais quando nem sequer sabe o que é o cilco do azoto. Num aquário com essa litragem, é muito díficil manter os níveis de amónia, nitritos e nitratos estabilizados.
ao contrário do que muitos pensam, quanto maior o aquário, mais fácil a sua manutenção.

Custa-me ver casos destes, ainda para mais num mundo hoje onde qualquer informação está à distância de um click.
Mas neste caso nem é falta de informação. O que falta aqui é bom senso.
Pois pôr 20 neons + não sei quantas corydoras e ainda um peixe gato em 10L, mal comparado é como pôr 50 pessoas a viverem todas juntas num quarto de 12m quadrados. Se morrerm logo, não , não morrem, mas têm qualidade de vida?????? Dúvido.
Responder

Voltar para “Peixes”