Boas!
À cerca de 2 meses comprei um aquário modesto que não deverá ter mais de 10litros e juntamente um filtro + termostato.
Desde então que tenho comprado peixes todas as semanas e não tenho tido qualquer problema com a manutenção do mesmo.
Cheguei a ter 20 neons, 3 corydoras e 1 peixe-gato.
Até que à uns dias os neons começaram a ficar com pintas brancas pelo corpo, segundo o que pesquisei na internet possivelmente será a doença Ictio devido às mudanças bruscas de temperatura da água.
Para ser sincero é bem possível que isso tenha acontecido pois eu de 2 em 2 dias troco 50% da água do aquário e nem costumo tomar muita atenção à temperatura da nova água que meto (confiando que o termostato estabilizasse rapidamente a temperatura desejada), mas já percebi que foi um grande erro.
Hoje fui a uma loja de animais e venderam-me um produto da JBL "Punktol Ultra" que será indicado para resolver esta doença.
Mas, infelizmente devo ter demorado muito tempo a procurar solução para o Ictio, pois já têm morrido alguns peixes (não sei se o resto sobreviverá).
Coloquei o produto, aumentei a temperatura para os 29ºC / 30ºC, retirei o carvão do filtro e a dúvida de deixar a luz acesa permanece.
O que poderei eu fazer para salvar os que me restam?
Antes de isto acontecer comiam que se fartavam, agora ignoram completamente a comida.
Desde já agradeço.
Doença Ictio?
bem com um aquario desses nem sequer podes ter 5 neons quanto mais os restantes peixes, acho que tens estado a por peixes todas as semanas e todas as semanas tem-te morrido peixe atras de peixe, compra um aquario de no minimo 60litros e ja podes ter 10 neons e 5 corydoras o "peixe gato" nem sequer vou falar porque ficam enormes e necessitam maior parte deles de aqua maiores de 80litros mas tudo depende da especie, devolve os peixes a loja a amigos teus, arraja um aqua novo com mais de 60 litros, fazes o ciclo do azoto, adicionas 1 peixe a cada semana, utiliza a regra geral de 1cm=1litro de aguaHRamos Escreveu:Boas!
À cerca de 2 meses comprei um aquário modesto que não deverá ter mais de 10litros e juntamente um filtro + termostato.
Desde então que tenho comprado peixes todas as semanas e não tenho tido qualquer problema com a manutenção do mesmo.
Até que à uns dias os neons começaram a ficar com pintas brancas pelo corpo, segundo o que pesquisei na internet possivelmente será a doença Ictio devido às mudanças bruscas de temperatura da água.
Para ser sincero é bem possível que isso tenha acontecido pois eu de 2 em 2 dias troco 50% da água do aquário e nem costumo tomar muita atenção à temperatura da nova água que meto (confiando que o termostato estabilizasse rapidamente a temperatura desejada), mas já percebi que foi um grande erro.
Hoje fui a uma loja de animais e venderam-me um produto da JBL "Punktol Ultra" que será indicado para resolver esta doença.
Mas, infelizmente devo ter demorado muito tempo a procurar solução para o Ictio, pois já têm morrido alguns peixes (não sei se o resto sobreviverá).
Coloquei o produto, aumentei a temperatura para os 29ºC / 30ºC, retirei o carvão do filtro e a dúvida de deixar a luz acesa permanece.
Antes de isto acontecer comiam que se fartavam, agora ignoram completamente a comida.
Desde já agradeço.
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado jan 08, 2011 12:53 pm
Bianca, Bernardo e Minnie Francisca - RIP
HRamos Escreveu:Boas!
Desde já agradeço.

Quanto ao íctio, pode deixar a luz acessa...
Na verdade eles até têm andado contentes, mover-se à vontade sempre felizes quando lhes dava de comer. Só começei a ter problemas quando apareceu as primeiras pintas brancas num neon.rafa07 Escreveu:acho que tens estado a por peixes todas as semanas e todas as semanas tem-te morrido peixe atras de peixe
Mas como eu suspeitava, demorei muito a procurar solução para o Ictio e já foi tarde demais, os peixes têm morrido (pela doença).
Começando tudo de novo aconselham-me a lavar novamente o aquário todo, fervendo as pedras e deixando-o a estabilizar durante uns 4 dias a temperatura 26º, com carvão novo no filtro. Faço na mesma o tratamento de Ictio ou procuro um outro medicamento para reforçar as propriedades da água (fortalecer os novos peixes que irei comprar?)
aconselho-te a mandar fora esse aqua, arranjar um aqua novo maior, fazeres o ciclo do azoto e começares tudo de novo e com muito menos peixes, ja agora como sabes que os peixes tao contentes? isso dava-me jeito saber, quantos peixes ja compras-te ao todo? e quantos ja morreram?duvido muito que eles tenham morrido por causa da doença ou se a amonia os matou primeiro
Como se faz o ciclo do azoto?rafa07 Escreveu:fazeres o ciclo do azoto

As corydoras andavam sempre de um lado para o outro a brincar umas com as outras, vinham ao topo dps ao fundo. Os neons iam para a saída de água do filtro e deixavam-se ir. Quando punha comida vinham todos ao topo.rafa07 Escreveu:ja agora como sabes que os peixes tao contentes?
Tinha 20 neons, 3 corydoras e um 1 peixe gato.rafa07 Escreveu:isso dava-me jeito saber, quantos peixes ja compras-te ao todo? e quantos ja morreram?
Agora só tenho 1 neon e 1 peixe gato a sobreviver.
Eu quando digo que foi apenas a doença Ictio que os matou é porque tive o aquário relativamente estável sem qualquer problema durante 2 meses, o motivo que vejo que justifique o ictio foram as trocas de água frequentes e pouca atenção na nova água que punha no aquario.
ciclo do azoto:http://fins.actwin.com/mirror/pt/begin-cycling.html
2º isso significa que eles estão contentes?isso é tudo o que um peixe faz, as trocas de agua estavam sem cloro? mais uma coisa as corydoras sao animais de cardume deves ter mais que 5, os neons a mesma coisa, compra testes para verificares os valores da agua, e nao utilizes esse aquario guarda-o para servir de quarentena e compra um novo com mais de 50litros, quanto maior melhor e da menos trabalho, imagina o seguinte que estas numa sala com 10metros quadrados fechado com mais 23 pessoas onde todos os dias entra comida ao fim de um tempo é impossivel viver la com o ar intoxicado como esperavas esses peixes aguentarem? nem que tivessem trocas de agua todos os dias, eles precisam sempre de de se habituarem á nova agua.
3º e não nao foi a doença que os matou, a toxidade da agua era elevada e o stress de tantos peixes juntos e diminuiu as defesas naturais dos mesmos o que levou ao aparecimento de várias doenças e á sua morte.
arranja um novo aquario, prepara-lo, enche-o de agua arranja varias plantas(nada de falsas), fazes o ciclo do azoto, se puderes compra as bacterias para ajudar a fazer o ciclo e dentro de 2~4 semanas ja podes introduzir um peixe(resistente ex:guppy, danio zebra) e passado 1 semana adicionas mais um e vais sempre verificando os valores do aqua se mantiver tudo estavel, adiciona os peixes com dias de diferença( eu faço entre 2 dias a 1 semana dependendo do peixe) ate teres os peixes que queres e toma atenção nao metas tantos peixes! aconselho-te a 1cm=1litro.
Eu para o meu aquario demorei 3 meses a completar o meu aquario
e pff informa-te antes de adquirires peixes se eles sao compativeis
2º isso significa que eles estão contentes?isso é tudo o que um peixe faz, as trocas de agua estavam sem cloro? mais uma coisa as corydoras sao animais de cardume deves ter mais que 5, os neons a mesma coisa, compra testes para verificares os valores da agua, e nao utilizes esse aquario guarda-o para servir de quarentena e compra um novo com mais de 50litros, quanto maior melhor e da menos trabalho, imagina o seguinte que estas numa sala com 10metros quadrados fechado com mais 23 pessoas onde todos os dias entra comida ao fim de um tempo é impossivel viver la com o ar intoxicado como esperavas esses peixes aguentarem? nem que tivessem trocas de agua todos os dias, eles precisam sempre de de se habituarem á nova agua.
3º e não nao foi a doença que os matou, a toxidade da agua era elevada e o stress de tantos peixes juntos e diminuiu as defesas naturais dos mesmos o que levou ao aparecimento de várias doenças e á sua morte.
arranja um novo aquario, prepara-lo, enche-o de agua arranja varias plantas(nada de falsas), fazes o ciclo do azoto, se puderes compra as bacterias para ajudar a fazer o ciclo e dentro de 2~4 semanas ja podes introduzir um peixe(resistente ex:guppy, danio zebra) e passado 1 semana adicionas mais um e vais sempre verificando os valores do aqua se mantiver tudo estavel, adiciona os peixes com dias de diferença( eu faço entre 2 dias a 1 semana dependendo do peixe) ate teres os peixes que queres e toma atenção nao metas tantos peixes! aconselho-te a 1cm=1litro.
Eu para o meu aquario demorei 3 meses a completar o meu aquario
e pff informa-te antes de adquirires peixes se eles sao compativeis
As coridoras vinham ao cimo por falta de óxigénio na água...
Um aquário de 10 litros não dá para nada... só tem gasto dinheiro e exposto os peixes a sofrimento. Siga os conselhos que lhe deram, vela o tópico "dicas e conselhos úteis" e leia sobre iniciação ao hobby e o bom tópico do ciclo do azoto...

Um aquário de 10 litros não dá para nada... só tem gasto dinheiro e exposto os peixes a sofrimento. Siga os conselhos que lhe deram, vela o tópico "dicas e conselhos úteis" e leia sobre iniciação ao hobby e o bom tópico do ciclo do azoto...
"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo
Um nano aquário não é para qulquer um, ainda para mais quando nem sequer sabe o que é o cilco do azoto. Num aquário com essa litragem, é muito díficil manter os níveis de amónia, nitritos e nitratos estabilizados.
ao contrário do que muitos pensam, quanto maior o aquário, mais fácil a sua manutenção.
Custa-me ver casos destes, ainda para mais num mundo hoje onde qualquer informação está à distância de um click.
Mas neste caso nem é falta de informação. O que falta aqui é bom senso.
Pois pôr 20 neons + não sei quantas corydoras e ainda um peixe gato em 10L, mal comparado é como pôr 50 pessoas a viverem todas juntas num quarto de 12m quadrados. Se morrerm logo, não , não morrem, mas têm qualidade de vida?????? Dúvido.
ao contrário do que muitos pensam, quanto maior o aquário, mais fácil a sua manutenção.
Custa-me ver casos destes, ainda para mais num mundo hoje onde qualquer informação está à distância de um click.
Mas neste caso nem é falta de informação. O que falta aqui é bom senso.
Pois pôr 20 neons + não sei quantas corydoras e ainda um peixe gato em 10L, mal comparado é como pôr 50 pessoas a viverem todas juntas num quarto de 12m quadrados. Se morrerm logo, não , não morrem, mas têm qualidade de vida?????? Dúvido.