Olá...sou nova por aqui e por estas andanças dos peixes. Pensei que seria "giro" comprar um peixe para a minha pequenina mas está-se a tornar um pesadelo.
Por achar um peixe num globo é indecente decidi comprar um aquario (12L) com filtro, bomba´, lampada, acondicionador para a agua e bacterias aceleradoras do ciclo do azoto...e dois peixes (1 telescópio e um cometa)
Começou o pesadelo...já comprei ao todo 4 peixes (2 de cada vez) e acabam todos por morrer exactamente ao fim de uma semana. Começam com aporcaria das pintas brancas e acabam por morrer. Na tentativa de evitar a segunda mortalidade comprei um termostato mas mesmo assim nada...
Desta vez laveio aquario primeiro com agua hipersalgada e depois com lixivia. Coloquei as pdras, o carvao e as ceramicas ao lixo. Sinceramente se já nao tivesse investido algum dinehiro desistia até porque estou a ficar um bocadinho preocupada sendo aquela porcaria um parasita. É perigoso para as pessoas?
O que devo fazer para reiniciar do zero????
Socorro...ictio
Olá Svale,
Não desmoralize mas não se pode dizer que tenha começado da melhor maneira a sua incursão na aquariofilia.
Por partes:
Um aquário de 12 litros é extremamente limitador. Na aquariofilia a máxima é: quanto maior, mais fácil, mesmo para os principiantes. Deve-se sempre começar pelo maior aquário que se possa adquirir porque num volume pequeno de água tem muito poucas opções de escolha e quantidade de peixes e é muito difícil manter a química da água em parâmetros decentews para os peixes viverem.
Em 12 litros não pode ter dois peixes de água fria, o único peixe que pode ter nessas condições é um betta.
toda a gente pensa que os peixes de água fria são mais fáceis de manter, o que é errado. Um peixe de água fria precisa de muito espaço e de um bom filtro, são peixes que chegam aos 30 cm e de longevidade grande.
não pode lavar o aquário nem com lexívia nem com detergente de espécie nenhuma. Os aquários lavam-se apenas com água corrente e todos os acessórios usados na manutenção e nas trocas parciais de água só devem servir para isso.
Para tratar o ictio tem de comprar um produto próprio para eliminar o parasita, bem como seguir as instruções de uso. O ictio só afecta peixes.
Para reiniciar do zero, volte a montar o aquário, instale também o termostato regulado para 25º, compre numa loja de aquariofilia um liquido que é uma colónia de bactérias para dar um arranque à filtragem biológica e adicione à água. Ponha uma pitada de comida para peixes para que as bactérias tenham alguma matéria biológica para processar. Deixe tudo a trabalhar durante uma semana.
Compre o peixe. Esqueça os kinguios e carpas. O melhor é um único betta, 12 litros não dão para mais nada, excepto uma colónia pequena de camarões.
Tenha o cuidado de retirar todos os restos de comida que o betta não consumir. Substitua um terço da água semanalmente. Limpe o filtro na água que retirar do aquário. Afaste o aquário do sol directo. Já assim por ser um aquário muito pequeno será difícil controlar o verdete, se tiver a receber luz solar directa é muito pior.
Cumprimentos.
Não desmoralize mas não se pode dizer que tenha começado da melhor maneira a sua incursão na aquariofilia.
Por partes:

Em 12 litros não pode ter dois peixes de água fria, o único peixe que pode ter nessas condições é um betta.

Para reiniciar do zero, volte a montar o aquário, instale também o termostato regulado para 25º, compre numa loja de aquariofilia um liquido que é uma colónia de bactérias para dar um arranque à filtragem biológica e adicione à água. Ponha uma pitada de comida para peixes para que as bactérias tenham alguma matéria biológica para processar. Deixe tudo a trabalhar durante uma semana.
Compre o peixe. Esqueça os kinguios e carpas. O melhor é um único betta, 12 litros não dão para mais nada, excepto uma colónia pequena de camarões.
Tenha o cuidado de retirar todos os restos de comida que o betta não consumir. Substitua um terço da água semanalmente. Limpe o filtro na água que retirar do aquário. Afaste o aquário do sol directo. Já assim por ser um aquário muito pequeno será difícil controlar o verdete, se tiver a receber luz solar directa é muito pior.
Cumprimentos.
"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo
Olá "Pedro 1996"...acho que nao leste muito bem a minha mensagem, em cada tentativa o máximo que tive foi dois peixes aprox 3/4 cm (respeitei mais do que a regra do 1cm), posso ser inexperiente mas nao desinformada, por isso acho o comentario desapropriado e se lavei com lixivia o aquario foi para ver se me livro de vez do parasita antes de iniciar qualquer outra tentativa...pedro1996 Escreveu:Pelo o que li 4 peixes são muitos para um aquário de 12L e lavar o aquário com lixivia???
Entretanto já me apercebi que não devo ter deixado dias suficientes para establecer o ciclo do azoto apesar de ter colocado as bacterias nitrificadoras. Fui mal indicada na loja porque no dia que me venderam o aquario venderam-me os peixes com a garantia que as baterias aceleravam todo o processo.
Obrigada pelos conselhos e de facto se calhar vou apostar apenas num peixinho...afinal de contas o aquario é para a minha filhota se distrair mas custa-me ter um globo estúpido em que os peixes passam a vida a ser substituídos...ou pensava eu...
as bacterias aceleram sim, mas no minimo o ciclo do azoto demora uma semana, para os meus aquario deixo num minimo 1 mes, lava bem o aqua com agua a ferver e deixa reposar durante algum tempo, um aquario de 12 litros é sufocante para qualquer peixe tenta arranjar um no minimo de 60litros nao sao assim tao caros, como tem sido efectuadas as trocas de agua? a agua foi directamente adicionada da torneira?SVales Escreveu:Olá "Pedro 1996"...acho que nao leste muito bem a minha mensagem, em cada tentativa o máximo que tive foi dois peixes aprox 3/4 cm (respeitei mais do que a regra do 1cm), posso ser inexperiente mas nao desinformada, por isso acho o comentario desapropriado e se lavei com lixivia o aquario foi para ver se me livro de vez do parasita antes de iniciar qualquer outra tentativa...pedro1996 Escreveu:Pelo o que li 4 peixes são muitos para um aquário de 12L e lavar o aquário com lixivia???
Entretanto já me apercebi que não devo ter deixado dias suficientes para establecer o ciclo do azoto apesar de ter colocado as bacterias nitrificadoras. Fui mal indicada na loja porque no dia que me venderam o aquario venderam-me os peixes com a garantia que as baterias aceleravam todo o processo.
Obrigada pelos conselhos e de facto se calhar vou apostar apenas num peixinho...afinal de contas o aquario é para a minha filhota se distrair mas custa-me ter um globo estúpido em que os peixes passam a vida a ser substituídos...ou pensava eu...
12 litros é bom so para invertebrados, ou entao aquario temporario(maternidade, tratamentos), para iniciar um de 60litros no min, mas para agua fria é necessario normalmente 100l, é que nao é so pelo espaço, os peixes de agua fria sujam muito, dai o aquario ser pequeno...
<p>meu blog: </p>
<p><a href="http://mundoaquatic.blogspot.com">http://mundoaquatic.blogspot.com</a></p>
<p>explorem e comentem, obrigado</p>
<p><a href="http://mundoaquatic.blogspot.com">http://mundoaquatic.blogspot.com</a></p>
<p>explorem e comentem, obrigado</p>