Pedras Preciosas x Fonte d água x peixes Gupis

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Responder
adrianav
Registado: terça mai 17, 2011 11:51 pm

quarta mai 18, 2011 12:09 am

Boa Noite a todos!!!

Bom sou iniciante e tenho muitas dúvidas.Agradeço muito a quem possa me ajudar a respeito de Pedras Preciosas x fonte´d água x peixes. Gostaria de saber se posso colocar pedras brutas preciosas (Ametista) em contato com peixes de água doce, estou fazendo uma fonte d´água e quero tentar fazer o habitat do peixe Gupis, não em um áquario de vidro (comum)e sim dentro/direto na fonte d´água feita em pedras citadas em conjunto com bloco de concreto celular impermeabilizado com silicone (o mesmo q coloca nos vidros de aquário).
Será que eu posso? ou tem que ser feito mesmo de vidro e com pedras de rio, balsatos?
Essas espécies,aceita viver em fontes desde que a queda d´água seja baixa para não estressa-los e usar a mesma água(reusando-a),motor da fonte etc?
Gupis pula muito para fora se eu deixar aberto?

Desculpem muito pela dúvida extensa mas agradeço de montão.
Grata adriana
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quarta mai 18, 2011 10:57 am

Olá Adriana.

Isso parece ser um projecto mais decorativo que um verdadeiro habitat para os peixes.
Não há problema em usar ametista porque é um mineral de quartzo, inerte, no entanto com o tempo essa fonte vai necessáriamente ganhar limo, algas, portanto a ametista que ficar submersa vai ficar muito feia, não sei se me estou a fazer entender, ainda para mais não havendo um filtro eficaz, apenas uma bomba para impulsionar a água na fonte.
Mas diga por favor quantos litros vai ter a fonte de espaço disponível para os peixes... os guppys são peixes que se reproduzem com muita facilidade, se não tem uns 50 ou 60 litros disponíveis talvez não seja boa ideia tentar manter os peixes aí, ainda para mais sem filtro, coisa essencial em qualquer aquário.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

adrianav

quarta mai 18, 2011 5:10 pm

Olá dinodane!

Obrigada pela sua orientação, no momento só estou pesquisando para poder ter uma idéia de como montar esta fonte. Orientar-me para ver materiais que posso usar para as espécies de peixes de água doce,não necessariamente os guppys até outras espécies tb, e equipamentos necessários para sua sobrevivencia. Meu pensamento é: ou fazer num áquario normal - 17,5l - 22,5l - 40litros com tudo (separado da água da fonte) e a fonte em cima feita de bloco de concreto celular ou fonte e habitat destes peixes tudo feito com material de concreto celular.
Álias concreto celular impermeabilizado com silicone há sobrevivencia deles?
(Platis,Espada,Gupis e/ou Escalar), Se eu deixar por exemplo a tampa do aquário aberta estas espécies corre o risco de pular para fora?

Muito obrigada mais uma vez pela sua orientação, quero fazer tudo certinho antes pois não quero perder meus peixes.
dinodane
Membro Veterano

quarta mai 18, 2011 5:22 pm

40 litros não dá para escalares, esqueça. E poucos dos outros.

Eu não sei o que é concreto celular... sei que concreto é cimento. Mas qual o interesse de fazer um tanque opaco em que só se vejam os peixes de cima?

adrianav

quinta mai 19, 2011 2:08 pm

Olá dinodane!

Bco de concreto celular é parecido com pedra pomes, fácil para trabalhar e fazer diversos modelos de decoração e paisagismo. Este meu projeto será bem grande mesmo, mas o espaço nem tanto. Envolve muito a natureza fonte d´água, plantas (bonsai) e Penjing (paisagens - montanhas) em miniatura, e logo não deixei de pensar nos peixes numa imitação de um lago com o bco para ficar completo.
Só que pensando bem vc tem do material opaco em que só se vejam os peixes de cima com a cabeça para fora deste "lago", pensei então em comprar aquário de vidro, colocar abaixo sem interferir os espaços de cada decoração e removível assim será fácil a limpeza e os peixes serão vistos por todos lados.

Nossa, desculpe acho que te cansei de tanto blá blá blá
:oops:

40 litros não dá e quantos litros para manter poucos peixes das espécies acima eu preciso?
Ah, Se eu deixar por exemplo a tampa do aquário aberta estas espécies corre o risco de pular para fora?

Grata e desculpe mais uma vez.
adrianav

quinta mai 19, 2011 2:11 pm

Esqueci dinodane

Só que pensando bem vc tem razão...
dinodane
Membro Veterano

quinta mai 19, 2011 8:52 pm

Adriana, obrigada já sei o que é o tal de concreto celular. Olha, muito sinceramente acho seu projecto muito interessante do ponto de vista visual, decorativo e até artístico mas será habitat bom para peixes.

adrianav

sexta mai 20, 2011 2:05 pm

Bom Dia dinodane!

mas será habitat bom para peixes...

Desculpe não entendi sua resposta, vc está me perguntando se será bom ou afirmando?

Obrigada pela sua atenção mais uma vez.
dinodane
Membro Veterano

sexta mai 20, 2011 2:20 pm

Desculpa, faltou o NÃO na frase.

Responder

Voltar para “Peixes”