Iniciação

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
pathelen
Membro Veterano
Registado: segunda out 27, 2008 9:24 am

quinta mai 26, 2011 10:25 am

Olá!

Estou na minha primeira viagem, sobre peixes!

Como alguns de vocês se devem lembrar, comecei com as tartarugas (para não falar nos gatos)... agora 1 ano e meio depois, as tartarugas cresceram e atingiram quase os 20 cm cada uma, pelo que adaptei uma marquise para pôr um aquário grande para elas... e sobrou o aquário onde elas viveram até agora!

Penso que já devem estar a prever o que eu preciso: Ajuda e dicas!

Gostava de saber o que eu preciso para aproveitar aquele aquário e começar com peixes! Já li muita coisa por aqui... mas se vocês me poderem resumir e informar em menos palavras eu agradeço muito! Porque andar a saltar de tópico para tópico para ver algumas questões respondidas, baralha um bocado...

Então o que eu tenho é:

Aquário de 80/100 litros
Filtro interno que estava nas tartas ( tenho que mudar as esponjas e limpar muito bem... não sei se é preciso algum produto especial).
Termostato

Suporte para lâmpada (não sei qual devo usar e se é preciso)

O que é que eu posso aproveitar daqui e o que é que eu posso precisar mais... ?

A marquise tem luz natural.

Obrigada. :?
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quinta mai 26, 2011 4:50 pm

Olá Pathelen.

Há alguns tópicos aqui http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... highlight= que podem servir de pinto de partida, nomeadamente os artigos de introdução ao hobby e, muito importante, o tópico sobre o ciclo do azoto.

Quanto ao resto, só duas informações:
- o aquário nunca deve receber sol directo sob pena de passadas semanas de o montar ficar cheio de verdete e algas;
- o filtro interior que tem provavelmente não tem capacidade suficiente para esse volume de água. Com cerca de 35 euros compra um decantador tipo biobox que serve às mil maravilhas para esse aqua. Um bom filtro é essencial para o sucesso no hobby.

Cumprimentos.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

pathelen
Membro Veterano

quinta mai 26, 2011 4:56 pm

Olá Dinodane :)

Obrigada por aquele link, já fui espreitar... tem muita coisa para ler e vou ver tudo com atenção. :wink:

A marquise tem luz natural, mas não dá lá o sol... ainda bem! :)

Se eu tiver alguma dúvida virei aqui de novo.

Obrigada

Helena
Vicenteanjos
Membro Júnior
Registado: segunda mai 09, 2011 4:59 pm

quinta mai 26, 2011 7:41 pm

Se tiveres a pensar num bom investimento compra um filtro externo que é o melhor e não te rouba espaço dentro do aquário.
pathelen
Membro Veterano

segunda mai 30, 2011 4:24 pm

Olá!

Já li de tudo e em todo o lado... já fiz milhões de perguntas e obtive outras tantas respostas... :lol:

Penso que já tenho algumas luzes, mas ainda tenho algumas dúvidas. São coisas mais especificas, que me geram alguma duvida.

Vou fazer tudo com muita calma e paciência, de maneira que vou aqui dizer o que tenho e o que preciso de saber:

Tenho:

Aquário: 70X40X30
Resistência TetraHt100 c/termostato
Filtro interno Tetra 400L/h
1 Pedra vulcânica que já fervi.

Preciso de saber:

Qual o melhor tipo de solo : areia, areão ou alguma outra coisa diferente?
Lâmpadas: Que tipo de lâmpada/lâmpadas são as mais adequadas?

Que tipo de plantas aquáticas devo escolher, que não cresçam muito e que sejam de fácil tratamento?

Dúvida: O meu aquário não tem tampa. Eu usava uma rede bastante resistente que protegia as tartas, dos meus gatos, eu posso usar a rede ou convém uma tampa? É que eu sei que existem uns suportes para lâmpadas que ficam por cima da rede, mas gostava que me dessem a vossa opinião.

O meu receio é que pelo facto de não ter tampa, se possa perder energia quanto à temperatura da água e humidade, e não sei se isso é prejudicial aos peixes... mas também já vi, aquários destapados e muito lindos...
:wink:

Para já, fico por aqui, embora eu tenha mais questões... mas estas são aquelas para começar. Se puderem ajudar, eu agradeço.

Abraço
Helena
element
Membro Veterano
Registado: quinta jun 12, 2008 7:53 pm

segunda mai 30, 2011 5:04 pm

pathelen Escreveu:Olá!

Já li de tudo e em todo o lado... já fiz milhões de perguntas e obtive outras tantas respostas... :lol:

Penso que já tenho algumas luzes, mas ainda tenho algumas dúvidas. São coisas mais especificas, que me geram alguma duvida.

Vou fazer tudo com muita calma e paciência, de maneira que vou aqui dizer o que tenho e o que preciso de saber:

Tenho:

Preciso de saber:

Qual o melhor tipo de solo : areia, areão ou alguma outra coisa diferente? Areão de rio, peça numa loja animais, areia da praia não.
Lâmpadas: Que tipo de lâmpada/lâmpadas são as mais adequadas? As que quiser, desde que tenham cerca de 5000/6000 Kelvins, as que dizem dayligth.

Que tipo de plantas aquáticas devo escolher, que não cresçam muito e que sejam de fácil tratamento? Valisnérias, elodeas, fetos de java, musgo de java, anubias...

Dúvida: O meu aquário não tem tampa. Eu usava uma rede bastante resistente que protegia as tartas, dos meus gatos, eu posso usar a rede ou convém uma tampa? É que eu sei que existem uns suportes para lâmpadas que ficam por cima da rede, mas gostava que me dessem a vossa opinião. Não há qualquer problemas para os peixes, o que acontece é que existe mais evaporação, mas assim não esquece das TPA's :lol: .

O meu receio é que pelo facto de não ter tampa, se possa perder energia quanto à temperatura da água e humidade, e não sei se isso é prejudicial aos peixes... mas também já vi, aquários destapados e muito lindos...

Para já, fico por aqui, embora eu tenha mais questões... mas estas são aquelas para começar. Se puderem ajudar, eu agradeço.

Abraço
Helena

É um bom aqua para começar.
pathelen
Membro Veterano

segunda mai 30, 2011 5:15 pm

Obrigada Element :)

Outra coisa... se eu quiser montar o aquário e começar a fazer os tais ciclos... tenho que fazer os testes.

Já li que há umas tiras para medir em Kit... e também já li que há umas gotas... para uma iniciada, o que é melhor? e de quanto em quanto tempo devo fazer esses testes para controlar os ciclos?

Se puderem digam-me marcas... :)
element
Membro Veterano
Registado: quinta jun 12, 2008 7:53 pm

segunda mai 30, 2011 5:29 pm

As tiras sai mais barato no inicio, mas os teste com reagentes liquidos são mais fiaveis.

Não se preocupe muito com as marcas. mas por exemplo Nutrafin é de confiança e o preço razoável.

Mas de inicio não se preocupe com testes, só o do ph para saber como está. Meta tudo a trabalhar mesmo sem iluminação e coloque uns 3 ou 4 flocos de comida para ir iniciando o ciclo.
pathelen
Membro Veterano

segunda mai 30, 2011 5:31 pm

Ok... Obrigada mais uma vez!
CataPetLover
Membro Veterano
Registado: sábado jan 08, 2011 12:53 pm
Bianca, Bernardo e Minnie Francisca - RIP

segunda mai 30, 2011 6:26 pm

Tenho:

Preciso de saber:

Qual o melhor tipo de solo : areia, areão ou alguma outra coisa diferente?
Lâmpadas: Que tipo de lâmpada/lâmpadas são as mais adequadas?

Que tipo de plantas aquáticas devo escolher, que não cresçam muito e que sejam de fácil tratamento? Pode por exemplo por elódeas, musgo-de-java, ánubias, bolinhas de musgo japonesas...

Dúvida: O meu aquário não tem tampa. Eu usava uma rede bastante resistente que protegia as tartas, dos meus gatos, eu posso usar a rede ou convém uma tampa? É que eu sei que existem uns suportes para lâmpadas que ficam por cima da rede, mas gostava que me dessem a vossa opinião.

Abraço
Helena
Catarina Lopes

TUDO SOBRE PORQUINHOS DA ÍNDIA:

http://tudo-sobre-porquinhos-da-india.blogspot.com/
pathelen
Membro Veterano

sexta jun 03, 2011 11:39 pm

Boa noite,

Alguem me pode indicar uma boa loja em Lisboa, onde eu consiga encontrar as coisas que ainda preciso... tenho tido muita dificuldade em encontrar uma boa loja com tudo... :(

Se puderem eu agradeço, mesmo que seja nos arredores de Lisboa.

Obrigada

Helena
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sábado jun 04, 2011 12:53 pm

Enviei pm.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

pathelen
Membro Veterano

sábado jun 04, 2011 5:36 pm

Olá!

Obrigada Dinodane :)

Uff.... acabei de montar o meu aquário! Isto cansa...

Gosto!

Coloquei areão de rio e uma camada de substrato e mais um pouco de areão. Consegui partir a pedra vulcânica muito grande que eu tinha, em várias de vários tamanhos e coloquei 2 no aquário e uma pequena com uma anubia presa por fio de nylon.
Na parte de trás do aquário coloquei alguns pés de cabomba, e deram-me ainda duas plantas que eu não sei o nome, mas vou pôr aqui o que tem na etiqueta:

1 Echinodorus Tropica e 1 Alternanth. reineckii... se puderem traduzam, se isto tiver tradução

Coloquei o anticloro, e os aparelhos estão todos ligados: filtro e termostato.

Deitei 2 0u 3 flocos de comida lá para dentro.

Estou a usar uma lãmpada fluorescente compacta, de 18W cool daylight com 6400K. Que consegui adaptar ao mesmo sitio onde eu usava a lâmpada UVB das tartarugas. Dá uma luz azulada e eu vou ver como as plantas vão reagir... ;)se não se derem bem logo vejo o que fazer.

Tirei fotos, mas não sei onde meti o cabo para ligar ao pc e só mais logo talvez eu consiga postar aqui, se encontrar o cabo!

Espero que as coisas resultem. Agora espero ansiosamente que o tempo passe...
CataPetLover
Membro Veterano
Registado: sábado jan 08, 2011 12:53 pm
Bianca, Bernardo e Minnie Francisca - RIP

sábado jun 04, 2011 9:52 pm

Obrigada Dinodane :)

Uff.... acabei de montar o meu aquário! Isto cansa...

Gosto!

Coloquei areão de rio e uma camada de substrato e mais um pouco de areão. Consegui partir a pedra vulcânica muito grande que eu tinha, em várias de vários tamanhos e coloquei 2 no aquário e uma pequena com uma anubia presa por fio de nylon.
Na parte de trás do aquário coloquei alguns pés de cabomba, e deram-me ainda duas plantas que eu não sei o nome, mas vou pôr aqui o que tem na etiqueta:

1 Echinodorus Tropica e 1 Alternanth. reineckii... se puderem traduzam, se isto tiver tradução

Coloquei o anticloro, e os aparelhos estão todos ligados: filtro e termostato.

Deitei 2 0u 3 flocos de comida lá para dentro.

Estou a usar uma lãmpada fluorescente compacta, de 18W cool daylight com 6400K. Que consegui adaptar ao mesmo sitio onde eu usava a lâmpada UVB das tartarugas. Dá uma luz azulada e eu vou ver como as plantas vão reagir... ;)se não se derem bem logo vejo o que fazer.

Tirei fotos, mas não sei onde meti o cabo para ligar ao pc e só mais logo talvez eu consiga postar aqui, se encontrar o cabo!

Espero que as coisas resultem. Agora espero ansiosamente que o tempo passe...

Boa sorte com o seu novo projeto! :wink:
Catarina Lopes

TUDO SOBRE PORQUINHOS DA ÍNDIA:

http://tudo-sobre-porquinhos-da-india.blogspot.com/
pathelen
Membro Veterano

sábado jun 04, 2011 10:06 pm

Obrigada Catarina :)

Vamos lá a ver como é que corre!
Responder

Voltar para “Peixes”