Ola a todos.
Tenho um casal de escalares, de quem já tive 2 ninhadas. De há um mês para cá, eles metem os ovos, mas passado 2 dias, o macho resolve comê-los. Nunca tinha feito isto, protegia-os sempre...
Eles estão sozinhos num aquario de 60cm.
Já é a 4ª tentativa que eles fazem para ter criação, com intervalo de uma semana entre cada criação e não conseguem... O macho estará a comer os ovos porque estão mortos ou porque se passa com alguma coisa?
O aquario está limpinho.
Escalar come ovos
-
- Membro
- Registado: quinta abr 19, 2007 2:35 pm
- Localização: 1 canária moçambique; 1 canaria; 1 caturra; varios escalares; 1 porquinho da India; 1 coelha
ok, vou experimentar deixar a luz também acesa durante a noite...
Acham que devo tirar o macho, depois de um dia de a fêmea colocar os ovos? Vejo que ele vai passando por cima e protege-os. Ela vai oxigenando os ovos...
Se eu tirar o macho um dia depois talvez dê tempo para ele fertilizar os ovos... que acham?
Obrigada pelas dicas...
Acham que devo tirar o macho, depois de um dia de a fêmea colocar os ovos? Vejo que ele vai passando por cima e protege-os. Ela vai oxigenando os ovos...
Se eu tirar o macho um dia depois talvez dê tempo para ele fertilizar os ovos... que acham?
Obrigada pelas dicas...
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta abr 11, 2008 9:09 pm
nao deixe a luz acesa durante a noite, apenass uma luz de presença MUITO fraquinha.
pode estar a comer por diversos motivos, tens a certeza q é um casal?
se fizeres uma tpa brusca eles vao comer os filhos, se a temperatura variar muito comem os filhos, se o pH oscila idem.
a reproduçao nao é assim tao linear como se pensa
pode estar a comer por diversos motivos, tens a certeza q é um casal?
se fizeres uma tpa brusca eles vao comer os filhos, se a temperatura variar muito comem os filhos, se o pH oscila idem.
a reproduçao nao é assim tao linear como se pensa
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta abr 11, 2008 9:09 pm
nunca se tira o macho. e muito menos logo apos postura q é quando teem de ser fertilizados, depois apos 2 a 3 dias nascem.Ippon Escreveu:ok, vou experimentar deixar a luz também acesa durante a noite...
Obrigada pelas dicas...
eu com escalares preferia tirar os ovos ja fertilizados para um aquario a parte, com discus eq deixava com os pais (obvio)
-
- Membro
- Registado: quinta abr 19, 2007 2:35 pm
- Localização: 1 canária moçambique; 1 canaria; 1 caturra; varios escalares; 1 porquinho da India; 1 coelha
Ola,
Sim, tenho a certeza de que é um casal, porque já tiveram filhos 2 vezes.
E sim, eu sei que o macho precisa fertelizar os ovos, após s postura. Por isso ele passa em cima dos ovos várias vezes. Por isso estava a dizer tirar o macho passado um dia... só para ele não os comer...
Mais dicas?...
Obrigada
Sim, tenho a certeza de que é um casal, porque já tiveram filhos 2 vezes.
E sim, eu sei que o macho precisa fertelizar os ovos, após s postura. Por isso ele passa em cima dos ovos várias vezes. Por isso estava a dizer tirar o macho passado um dia... só para ele não os comer...
Mais dicas?...
Obrigada