CARVAO ACTIVADO E ESPONJAS MUDAR DE QUANTO EM QUANTO TEMPO?

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Eduardinho
Membro
Registado: segunda jun 27, 2011 5:38 pm

domingo jul 10, 2011 11:44 pm

entao vamos ver se eu me lembro, tenho de ter o filtro (o meu funciona com 2 esponjas e bomba, nao tem carvao nem biomax), tenho de ter termometro, aquecimento(como é que controlo o aquecimento?) e decoraçoes

entao vamos la ver se eu entendi, compro o aquario, faço essas coisas todas.

encho o aquario com agua da torneia e ponho lhe aquasafe e um produto para acelerar o ciclo e esperar 2 a 4 semanas. sem fazer mais nada é isso?

obrigado
martinsjoao
Membro
Registado: quinta jun 30, 2011 3:54 pm

segunda jul 11, 2011 12:25 am

o termostato controla-te o aquecimento normalmente, quando atinge a temperatura regulada desliga quando desce liga... pois nos 25 graus... que e o indicado pra esses tipos de peixes.... e nao te eskecas de comprar um termometro dakeles que se cola no lado de fora do aquario , so custa 1 euro:P tens ke controlar pois de inverno e mais frio e verao mais quente :P
eu aqui como estou na alemanha eu de verao deixo nos 25 graus e no inverno como esta -8 ou ate menos deixo aos 30 ( e o aquecimento da casa ligado normal) mas sempre e mais frio. (nao eu nao os deixo na rua a ver a neve no inverno:P)

tenta por um tronco no aquario pois neons sao de aguas alcalinas e o tronco ajuda a baixar o ph... a agua da torneira e raro vir com phs abaixo dos 7 por isso tens ke controlar o ph tambem... ha tambem quimicos pra isso mas tens que comprar um teste de ph pra ires controlando :=)

eu tenho o vicio de esquecer de por acentos, virgulas essas coisas tem uma virgula depois do termostato.....:)
ha uns testes amonia, nitratos nitritos essas coisas que comrpas numa loja de aquarofilia mas ha pessoas mais indicadas que te fornecem mais informacao que eu, mais detalhada...
sim basicamente e isso... mas penso eu que deves fazer tpas mesmo sem os peixes... e simples.... facil e eficaz
os testes e que sao caros. mas prontos...
procura na net... como montar um aquario de agua quente no google e ja esta e so ler:P
diz la tudo.....
Eduardinho
Membro

segunda jul 11, 2011 12:08 pm

sim claro o termostato ta presente em todo o lado. eu por para os meus repteis uso lampada no inverno e chega, nao preciso de termostato, e no resto do ano fica a temperatura ambiente do meu quarto. so preciso de termostato quanto tiver um reptil do deserto.

sei de um nano termometro, mas esse fica dentro do aquario..
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

segunda jul 11, 2011 1:24 pm

Eduardinho Escreveu:r na ideia de me aventurar de novo, mas queria mesmo um nano de 8L.

Que acha?

Penso que seja igual aos outros, só se tem é de mudar a agua mais vezes
Não é...
é muito difícil estabilizar os parâmetros de um volume de água pequeno.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

dinodane
Membro Veterano

segunda jul 11, 2011 1:25 pm

martinsjoao Escreveu: tenta por um tronco no aquario pois neons sao de aguas alcalinas e o tronco ajuda a baixar o ph... .
Correcção, são de águas ÁCIDAS. O pH preferido dos néons é inferior a 7.

dinodane
Membro Veterano

segunda jul 11, 2011 1:27 pm

Eduardinho Escreveu: encho o aquario com agua da torneia e ponho lhe aquasafe e um produto para acelerar o ciclo e esperar 2 a 4 semanas. sem fazer mais nada é isso?

obrigado
Por favor leia este tópico sobre a ciclagem e como se faz: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=52151

Eduardinho
Membro

segunda jul 11, 2011 4:32 pm

ja li esse topico umas 4x ao longo do ano. e é confuso. devia haver um topico com os passos de como se deve montar o aquario e fazer a ciclagem. falta isso, eu ate fazia se percebesse. mas nao sou entendido no assunto. por isso é que ha gente sempre a perguntar, pq nao ha um topico simples e que mostre os passos e fotos de modo a entender melhor a ciclagem.

dito isto, obrigado por tudo
martinsjoao
Membro
Registado: quinta jun 30, 2011 3:54 pm

terça jul 12, 2011 12:22 am

denodane tens razao desculpa estendi-me ao comprido:)
obrigado pela coreccao ( desculpem as faltas de acentos, teclado alemao:()

le muito eduardinho... no google vem mil artigos sobre tudo o que queiras saber:)
Aquapet
Membro Veterano
Registado: domingo mar 19, 2006 5:46 am

terça jul 12, 2011 7:15 am

Isso não é um aquário e sim uma jarra decorativa.
Se queres ter peixes tens que ter um aquário maior no mínimo 20 litros.
Trabalho em Alvalade - Lisboa e em casa tenho: AquaPet 80x30x40 http://arcadenoe.sapo.pt/petsite.php?id=15063
dinodane
Membro Veterano

terça jul 12, 2011 5:11 pm

Eduardinho Escreveu:ja li esse topico umas 4x ao longo do ano. e é confuso. devia haver um topico com os passos de como se deve montar o aquario e fazer a ciclagem. falta isso, eu ate fazia se percebesse. mas nao sou entendido no assunto. por isso é que ha gente sempre a perguntar, pq nao ha um topico simples e que mostre os passos e fotos de modo a entender melhor a ciclagem.

dito isto, obrigado por tudo
O tópico é super explícito, não sei que parte não entende. Começa por explicar o que são as bactérias nitrificantes e depois como fazer a ciclagem propriamente dita, ou seja, montar todo o aquário e por todo o equipamento a funcionar, colocar alguma comida para dar algo para as bactérias trabalharem e se reproduzirem, adicionar starter (colónia de bactérias) e ir medindo os valores de nitritos, nitratos e amónia para determinar se o ciclo está completo.

Eduardinho
Membro

terça jul 12, 2011 5:31 pm

mas eu nao sei quais sao os valores que devo ter para os neoes. sei q o pH é entre 5 e 6 e a Tº entre os 23 e 25º. e os restantes valores?
entao devo deixar fazer o ciclo durante quantas semanas? 2? 4?
dinodane
Membro Veterano

terça jul 12, 2011 5:39 pm

Os restantes valores, que são OS QUE OS MATAM se não estiverem bem, é ZERO AMÓNIA, ZERO NITRITOS...
o pH é o menos, desde que esja estável e não sofra flutuações malucas, a maioria dos peixes estão bem entre 6.5 e 7.5, embora a grande maioria das espécies ornamentais prefira pH ligeiramente ácido... Quanto à temperatura 25º é ok para quase todas as espécies.

Eduardinho
Membro

terça jul 12, 2011 5:55 pm

ZERO AMÓNIA, ZERO NITRITOS...
entao dos testes so me interessa o ph, a temperatura, zero amonia, zero nitritos e zero nitratos?

basta me isto?

normalmente o ciclo dura quantas semanas?
dinodane
Membro Veterano

terça jul 12, 2011 6:05 pm

O eduardo, desculpe lá, leia lá o tópico com olhos de ver... o ciclo está concluído quando, depois de um pico de amónia, os nitritos e a amónia estão a zero, que é como devem estar sempre e é por isso que a malta faz trocas de água parciais semanais, para manter. Os testes que deve ter são esses e o do pH. a temperatura não se testa, lê-se o valor num termómetro... Se fizer o ciclo naturalmente sem ajudas leva umas 3 semanas, se meter o líquido acelerador (uma colónia de bactérias) uma a duas semanas.

Eduardinho
Membro

terça jul 12, 2011 6:50 pm

pronto agora ja fiquei esclarecido. eu sei que a temperatura se ve no termometro, apenas a inclui nos testes porque é um factor que interessa. nao é preciso chegar a tanto.
entao 2 semanas com produtos para acelerarem o processo. muito bem, obrigado
Responder

Voltar para “Peixes”