Duvidas aquário de água quente

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Responder
LuisSBarroso
Registado: terça ago 23, 2011 12:58 am

terça ago 23, 2011 1:25 am

Boas pessoal sou novo aqui e um amigo me falou muito bem deste fórum por isso penso estar no lugar certo!

Tenho muitas duvidas nunca tive peixes de agua quente mas sim de agua fria, mas os peixes não duram para sempre e lá foram, so que agora queria mudar para agua quente!

Não tendo qualquer ideia sobre a manutenção de água quente, o que sei é o básico...
O aquário é de 50L tenho termóstato, termómetro, Filtro, Luz Apropriada para peixes e Plantas,…

A primeira dúvida é devo ter o aquário algum tempo antes de comprar os peixes?

Qual os peixes que poderia adicionar a este aquário de 50L pois gostos das espécies mais pequenas! (qual serram os mais resistentes?)

Não tenho aparelho de medir o pH será muito caro um? (é indispensável?)

Qual a Manutenção básica?

Obrigado (Cumps)
Nitara
Membro Veterano
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

terça ago 23, 2011 1:07 pm

Olá!
Ainda bem que enveredou por estes caminhos de aquariofilia.
Antes de mais, de ter qualquer aquário ou peixe, deve saber que ter um aquário é bastante dispendioso e trabalhoso, por isso, pense bem antes de ter um.
Ainda bem que desistiu dos peixes de água fria. Estes são apenas apropriados para lago e nunca se chegam a desenvolver completamente e saudávelmente num aquário.

É necessário fazer a ciclagem antes de introduzir os peixes. Pesquise muito bem sobre ela. Qualquer site especializado em aquariofilia tem toda a informação.

Peixes para esse aquário de 50 litros aconselho um cardume de 5 néons verdadeiros ou néons cardinais ( veja qual prefere ). Um cardume de 5 tetras limão ou 5 tetras pristela também fica bem.
Estes peixes são de pH ácido ( ideal entre 6.5 e 6.8 ).

O teste para detectar a faixa pH não costuma ser muito caro. Ronda os 10€ ou 15€. Se o pH estiver muito alto tem de comprar um redutor de pH à venda nas lojas de animais. Este produto ronda os também os 10€ mais ou menos.

Sobre a manutenção, aqui vão umas dicas:
- Nunca tire a água total. Faça trocas parciais de 15 em 15 dias.
- Se as plantas forem naturais faça podas quando necessário ( por exemplo, quando vir que ultrapassam muito a superfície da água ), retire as folhas velhas ( que se apresentam amareladas ou podres ) e adicione fertilizante se achar que estão muito ' fraquinhas ' no seu crescimento ( claro que para saber isto é necessário saber a espécie que vai comprar e as suas características ).
- Tenha um substrato fértil se as suas plantas forem naturais ( exemplos de substratos estão Húmus de minhoca tratado, Sera Floredepot, etc. ).
- Caso apareçam algas indesejadas retire-as manualmente ( se conseguir ) ou compre um Anti-algas.
- Verifique todos os dias a temperatura.
- Observe todos os dias o comportamento e aspecto dos seus peixes, para detectar possíveis doenças.

Aqui está a lista de equipamentos que deve ter:
Bomba de oxigénio
Pedra difusora
Teste pH
Teste amónia
Medicamento anti-íctio ( para urgências )
Medicamento anti-fungos ( para urgências )
Termostato
Filtro externo
Filtro interno
Plantas naturais
Luz
Alimentação para peixes tropicais ( alimentação base )
Dáfnia ( pode dar como suplemento )
Artémia ( pode dar como suplemento )
Bloodworm ( pode dar como suplemento )
Enquitréia ( pode dar como suplemento )
Tubifex ( pode dar como suplemento )
Anti-cloro
Substrato

Pronto aqui está a lista ( se me tiver esquecido de alguma coisa, por favor acrescentem ). Eu costumo ter sempre uma bomba de oxigénio e um termostato de reserva caso os que tiver no aquário avariem.

Agora aqui estão os assuntos que deve pesquisar muito bem antes de ter o aquário:
- Ciclagem
- Filtragem
- Manutenção de peixes
- Manutenção de plantas
- Equipamentos
- Substrato
- Doenças
- Superlotação
- Conhecer todas as características e parâmetros das espécies desejadas
- Conhecer todas as características das plantas desejadas
- Parâmetros ( especialmente saber o que é amónia, pH, KH e GH e os efeitos que podem ter nos peixes ).

E pronto, é isto o básico!
Desejo-lhe muito boa sorte.
LuisSBarroso
Registado: terça ago 23, 2011 12:58 am

terça ago 23, 2011 6:55 pm

Muito Obrigado pela sua resposta Nitara pois hoje já comecei com a ciclagem informei-me em uma loja e aderi a dois produtos que são Bio Nitrivec marca Sera, Esklarin aloe vera marca Tropical, pelo que a funcionaria me disse tinha que adicionar Bio Nitrivec(bacteria) 10ml por cada 25l de agua semanalmente e nas primeiras 2 semanas não era necessário fazer os testes a agua pois ela iria variar muito..

O Esklarin adicionava 10ml por 50l de agua, pois este seria para eliminar resido da agua e para os peixes não estar em stress, e sempre que compra ex um peixe antes de colocar no aquário adicionava 3 a 4 gotas na agua!

Agora enquanto faço a ciclagem vou então pesquisar sobre os peixes que me mencionou e as suas doenças etc...

cumps!
Nitara
Membro Veterano
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

terça ago 23, 2011 7:08 pm

De nada.
Faz bem pesquisar tudo muito bem e só depois partir para uma montagem responsável.
Tenha cuidado com os vendedores ( desculpe-me se tem completa confiança nos seus ). Alguns só querem empurrar produtos e convém-lhes mais que adquira logo tudo. Não digo que aconteça com todos os vendedores, mas alguns só querem mesmo vender sem saberem nada do que dizem.
Boa sorte mais uma vez.
Responder

Voltar para “Peixes”