Colisa a não reagir muito bem à chegada do Discus...

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Responder
wolfwoman
Membro
Registado: quarta ago 31, 2011 12:44 am

quinta set 01, 2011 7:14 pm

Olá!
Sou a Marta, sou novata por estes lados , portanto, dêem-me um desconto se eu fizer alguma pergunta idiota...
Eu tenho um aquário de 120L de água quente e hoje comprei um discus, que queria ter já há meses, mas o colisa que eu já cá tenho está a implicar com o discus desde que o meti no aquário... ainda não percebi se lhe está a dar porrada ou quer acasalar :P mas o discus tb é pacífico e em vez de se virar só foge... será que fiz mal em misturá-los?
Só cá tenho raças pacíficas, tenho um tubarão bala, um paku vermelho, neons, guppies e zebras, e todos ficaram indiferentes à chegada do discus, só o colisa é que anda doido a persegui-lo constantemente.... e já agora... como é que vejo o sexo do discus? Queria dar-lhe um nome mas assim fica complicado...
Nitara
Membro Veterano
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

quinta set 01, 2011 8:38 pm

Bem vinda ao fórum.
Antes de responder à sua questão principal que é a colisa a implicar com o discus, permita-me dar umas opiniões, para ficar assim melhor informada.
Discus necessitam de um aquário de pelo menos 200 litros. São peixes que crescem muito e nada aconselhados para principiantes. São considerados difíceis de ter e muito sensíveis, dificilmente tolerando aumentos ou descidas bruscas de parâmetros ou temperatura. Às vezes até alimentá-los é um pouco complicado pelo facto de serem esquisitos.
Já vi que tem aí incompatibilidade de parâmetros. Os guppys e tubarão bala são de pH alcalino e o discus, colisa, néons e pacu de pH ácido.
O tubarão bala cresce muito, atingindo os 35 cm e tornando esse aquário pequeno demais para ele. Além disso são peixes que apreciam companhia da mesma espécie.
O pacu é carnívoro. Como poupou os seus peixes ? Foi habituado desde bébé a ração ?
Um aquário dessa litragem dificilmente suporta mais de 15 peixes ou irá ter problemas com a amónia alta ( muito tóxica para os peixes ) e problemas de estabilidade dos parâmetros.

Agora em relação à incompatibilidade. Acho que deve separá-los se vir comportamentos muito violentos se não acho que não vale a pena fazer grande coisa, pode simplesmente estar a dar-lhe as boas vindas.
Boa sorte.
wolfwoman
Membro

quinta set 01, 2011 10:05 pm

Obrigada pelas dicas!
Sempre que fui a lojas de animais e expliquei a minha situação pedi opiniões em relação a misturar certas espécies e nunca me adverteram em relação a isso que disse agora :(... nem espécies nem parâmetros de ph opostos... até agora não tive problemas mas se surgirem já sei do que será...
Até fiquei surpreendida com o que me disse, o paku e o bala têm sido os dois peixes mais sociáveis e pacíficos que tenho no aquário, especialmente o paku!
O paku sempre comeu ração, se calhar por ser pequeno habituou-se...
Vieram ambos muito jovens e pequeninos, disseram-me que o bala chegava no máximo aos 20 cm!!
Eu perguntei em relação ao tubarão martelo e vi logo que era muito má ideia lol. Optámos pelo bala por sugestão do senhor da loja!
Em relação ao Discus, terei de ter outra atenção.
tekillaa
Membro Veterano
Registado: quarta mar 02, 2011 11:58 am

quinta set 01, 2011 10:28 pm

os pacus que conheço são herbivoros, aliás sempre que os vejo em lojas o nome comum é falsa piranha ou piranha vegetariana

regra geral nunca se misturam especies de diferentes continentes
Eu nem gosto de cobras, pá!
wolfwoman
Membro

quinta set 01, 2011 10:49 pm

Eu já percebi que não estou a falar do mesmo peixe que vocês!
É um peixe preto com barbatanas vermelhas (foi assim que o achei agora no google)

http://vitoriareef.com.br/portal/index. ... &Itemid=30

... tinha ideia que era um paku vermelho porque devemos ter ouvido o homem falar desses e fixámos o nome. Ainda bem que descobri isso porque tenho andado estes meses todos a pensar que é um paku...
tekillaa
Membro Veterano
Registado: quarta mar 02, 2011 11:58 am

quinta set 01, 2011 10:53 pm

o nome comum desse é tubarão bicolor
Eu nem gosto de cobras, pá!
Nitara
Membro Veterano

sexta set 02, 2011 11:42 am

Pois, isso não é nenhum pacu! É um Labeo Bicolor, que também pode ser chamado Tubarão Bicolor ou Tubarão de Rabo Vermelho. Estes peixes podem chegar aos 15 cm, são de pH alcalino ( ideal 7.5 ) e preferem uma temperatura de 26ºC.
Tekillaa, em relação ao pacu, pensei que fosse um outro nome para a piranha red bellied, mas enganei-me. Obrigado por me corrigir.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sexta set 02, 2011 7:07 pm

Nitara Escreveu:Pois, isso não é nenhum pacu! É um Labeo Bicolor, que também pode ser chamado Tubarão Bicolor ou Tubarão de Rabo Vermelho. Estes peixes podem chegar aos 15 cm, são de pH alcalino ( ideal 7.5 ) e preferem uma temperatura de 26ºC.
Tekillaa, em relação ao pacu, pensei que fosse um outro nome para a piranha red bellied, mas enganei-me. Obrigado por me corrigir.
O peixe da foto não é um labeo bicolor, é um frenatus.
Um labeo bicolor é isto:
Imagem

Nota: Não é bom ter discus sózinhos sem outros da sua espécie.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

wolfwoman
Membro

sexta set 02, 2011 7:32 pm

Sim, é isso mesmo, frenatus... Tem todas as barbatanas vermelhas para além da cauda.
Bom, já percebi que 120L não é o tamanho óptimo para se ter discus :/ sendo assim então quantos devo ter para ele não ficar sozinho tendo em conta o limite de espaço?
Fui pesquisar e li num sítio que que o aquário deve ter 30 litros por cada disco e 120L seria o mínimo, já noutros sites dizem que no mínimo um aquário de 300L e enquanto que noutros , 150L, enfim.
Dizem a maioria das vezes que no mínimo no aquário, 4 discos, porque apenas dois ou três podem gerar disputas entre si... mas se o aquário é pequeno com 4 discos deve ficar crowded, não...?
À excepção do bala que não fazia ideia que ficava tão gigante, só tenho peixes pequenos.

Hoje fiquei a vê-los e reparei que o colisa está menos chato, e fiquei contente que o disco pelo menos mostra apetite e comeu bem...
Nitara
Membro Veterano

sexta set 02, 2011 7:42 pm

Agora não pode fazer muito...
O ideal era montar um aquário de mais ou menos 350-400 litros e colocar lá os discus.
Responder

Voltar para “Peixes”