Olá!
Estou pela 1.ª vez neste forum.
Vim ver se alguém me sabe ajudar a perceber o porquê de o meu peixe telescópio (Morais) ter chegado cá a casa preto e, ao fim de 3 anos estar completamente laranja! Agradeço a quem puder partilhar outro tipo de informações sobre estes peixes. É estranho, mas este peixe parece ter personalidade... por exemplo, desde ontem parece que está amuado, pois não vem à tona da água cumprimentar-nos, não o consigo ver a comer e sempre que olhamos para ele no aquário, vira-nos a barbatana!
O Morais partilha a sua casa com o Oliveira, que é um peixe perfeitamente normal! Come e nada, come e nada, brinca com as pedras...
Obrigada!
Peixe telescópio
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo jun 12, 2011 8:50 pm
qual é o tamanho do aquário???
receio não perceber nada de peixes de agua fria
mas se puder, poste fotos (através do imageshack), agora fiquei curioso.
receio não perceber nada de peixes de agua fria

mas se puder, poste fotos (através do imageshack), agora fiquei curioso.
adoro peixes, cães, gatos, e recentemente descobri uma paixão por degus, por favor vão ao meu site: http://aquario.jimdo.com
Olá!
Obrigada por tentar ajudar.
O aquário leva cerca de 25 litros.
Não sei mto bem como funciona o imageshack, mas vou tentar pôr as fotos dos meus "meninos" no perfil deles. Tenho de procurar as primeiras, pois só assim conseguirá perceber o qt o Morais (peixe telescópio) cresceu!
As que vou pôr foram tiradas agora mesmo!
obg!
Só consegui acrescentar 1 foto ao album
Obrigada por tentar ajudar.
O aquário leva cerca de 25 litros.
Não sei mto bem como funciona o imageshack, mas vou tentar pôr as fotos dos meus "meninos" no perfil deles. Tenho de procurar as primeiras, pois só assim conseguirá perceber o qt o Morais (peixe telescópio) cresceu!
As que vou pôr foram tiradas agora mesmo!
obg!
Só consegui acrescentar 1 foto ao album

doctorbrinco Escreveu:qual é o tamanho do aquário???
receio não perceber nada de peixes de agua fria![]()
![]()
![]()
mas se puder, poste fotos (através do imageshack), agora fiquei curioso
-
- Membro Veterano
esses peixes costumam crescer, a não ser que so mude a agua prai de 2 em 2 meses, e nese caso eles podem morrer.
o imageshack e fácil!!! é so ir a pagina inicial e fazer o upload, nao precisa de registar, depois aparece uma lista com muitos links, copia o que diz fórum, e cola aqui!
o imageshack e fácil!!! é so ir a pagina inicial e fazer o upload, nao precisa de registar, depois aparece uma lista com muitos links, copia o que diz fórum, e cola aqui!
adoro peixes, cães, gatos, e recentemente descobri uma paixão por degus, por favor vão ao meu site: http://aquario.jimdo.com
25 litros é muitíssimo pequeno para esses peixes ( chamados kinguios ).
São peixes para ter em lago e em aquário o adequado para dois são, no mínimo, 250-300 litros.
Crescem muito, chegando a atingir com relativa facilidade 40 cm.
Em relação à cor, é comum os telescópios mudarem de cor. Já vi muitos que mudaram.
Tente dar condições a esses peixes.
Boa sorte.
São peixes para ter em lago e em aquário o adequado para dois são, no mínimo, 250-300 litros.
Em relação à cor, é comum os telescópios mudarem de cor. Já vi muitos que mudaram.
Boa sorte.
-
- Membro Veterano
nao sei onde vive, mas ha muitos lagos com peixes desses por aí, no aquário vasco da gama há um enorme com uns 20000 litros ou mais, é so dar ao segurança que ele poe os peixinhos na agua.
quanto ao aquário, devia comprar um termostato de 25 watts, e por um musgo de java, uns camarões red cherry e um cardume de neons, uns 5 ou 6.
quanto ao aquário, devia comprar um termostato de 25 watts, e por um musgo de java, uns camarões red cherry e um cardume de neons, uns 5 ou 6.
Obrigada por responder.Nitara Escreveu:25 litros é muitíssimo pequeno para esses peixes ( chamados kinguios ).
Boa sorte.
Acho estranho que me diga que o meu Morais (telescópio) e o meu Oliveira (capuchinho) precisem de 250 a 300 litros de água, pois são animais vendidos em lojas de animais onde vivem uma resma deles (para aí 20 ou 30) num aquário que quando muito é o triplo do nosso.
Se eles precisam de tanto espaço não deveria haver regulamentação que impedisse as lojas de os ter em espaços tão pequenos?
Olá!doctorbrinco Escreveu:nao sei onde vive, mas ha muitos lagos com peixes desses por aí, no aquário vasco da gama há um enorme com uns 20000 litros ou mais, é so dar ao segurança que ele poe os peixinhos na agua.
Obrigada pelas ajudas e por responder.
Eu até costumo olhar para os peixes nos lagos (aliás escolhemos a quinta onde casamos, entre outras coisas, por ter um lago com peixes) e nunca vi nenhum sequer semelhante ao Morais (telescópio). O maior que vi até hoje, tinha o corpo +- do tamanho de uma mão grande fechada e estava num aquário numa loja de animais com outros peixes.
Talvez seja egoísmo, mas nem pensar em dar os meus peixinhos. Pode parecer estranho, mas estamos afeiçoados a eles. Além do mais, por aqui pelo norte só o sealife e a ELA (estação litoral da aguda). No sealife não sei, mas na ELA são peixes de água salgada.
Sempre que a água está um pouco suja, é mudada e no fim de contas, o Morais já tem 3 anos. Será que é assim tão mau para ele? O O Oliveira (capuchinho)?
Olá novamente.
As lojas são dos sítios onde mais frequentemente vemos os kinguios a ser maltratados.
Creio que já haja uma lei que impeça a colocação desses peixes em globos, mas não tenho a certeza.
Por serem animais extremamente resistentes, colocam-nos em qualquer sítio, sendo que a maior parte é vendido rapidamente.
Mas repare que um peixe destes ( que tem uma esperança média de vida próxima dos 20 anos ou mais ) raramente dura mais do que um ano num aquário de pequena dimensão, sendo que atrofia, não cresce e depois morre.
Mas para ficar mais informado ainda, procure neste Fórum dos Peixes tópicos sobre kinguios. A maior parte deles fornece exactamente a mesma informação que a minha resposta mais acima.
Os kinguios são peixes de lago, não de aquário.
Boa sorte.
As lojas são dos sítios onde mais frequentemente vemos os kinguios a ser maltratados.
Creio que já haja uma lei que impeça a colocação desses peixes em globos, mas não tenho a certeza.
Por serem animais extremamente resistentes, colocam-nos em qualquer sítio, sendo que a maior parte é vendido rapidamente.
Mas repare que um peixe destes ( que tem uma esperança média de vida próxima dos 20 anos ou mais ) raramente dura mais do que um ano num aquário de pequena dimensão, sendo que atrofia, não cresce e depois morre.
Mas para ficar mais informado ainda, procure neste Fórum dos Peixes tópicos sobre kinguios. A maior parte deles fornece exactamente a mesma informação que a minha resposta mais acima.
Boa sorte.
-
- Membro Veterano
- Registado: terça ago 23, 2011 5:29 pm
concordo... embora ja tenha vistos desses peixes a serem mesmo muito bem tratados em aquários...Nitara Escreveu:Olá novamente.
Boa sorte.
geralmente vejo sempre 2 exemplares, mas é verdade que é num aquário de pelo menos uns 150 l
antes de alargar o meu conhecimento sobre peixes e de ter optado por ter um aquário de água quente ( e foi apenas por causa da variedade dos peixes, pela beleza), também teria optado por esse tipo de aquário.
visto ser muito mais barato e digamos que tb nao exige tanto tempo / preocupações.
mas agora tendo esse conhecimento um pouco mais alargado, nao iria fazer isso... contudo nao posso recriminar
cada um a sua escolha... mas é favor de fazer o melhor pelos animais
Olá
Realmente acho que deveria haver lei que os impedisse de vender assim os animais. No nosso caso, o Morais foi vendido juntamente com o Ferreira, que é um beta e que ao fim de uns dias o deixou com marcas brancas no seu corpo preto. (Separei-os logo, porque imaginei que pudesse ser o beta a "morder" no telescópio. O que é certo é que as manchas desapareceram.) Para além disso, vinham num aquário pequeníssimo, que nem 1 litro de água levava. O 2.º aquário em que esteve era uma bola decorativa (já a tinha) que levava cerca de 2 litros e esteve sozinho. Depois compramos outro aquário de 5 l e entretanto já compramos o de 25 l.
Resumindo, ao fim de 3 anos e umas quantas aventuras com este peixe, não me consigo imaginar a dá-lo. Qualquer dia meto-o na banheira!!!!
Realmente eu não achava normal ter de mudar a água pelo menos uma vez por semana só para 2 peixes e com um filtro (também vendido nas lojas de animais...)
Obrigada pelos esclarecimentos!
Realmente acho que deveria haver lei que os impedisse de vender assim os animais. No nosso caso, o Morais foi vendido juntamente com o Ferreira, que é um beta e que ao fim de uns dias o deixou com marcas brancas no seu corpo preto. (Separei-os logo, porque imaginei que pudesse ser o beta a "morder" no telescópio. O que é certo é que as manchas desapareceram.) Para além disso, vinham num aquário pequeníssimo, que nem 1 litro de água levava. O 2.º aquário em que esteve era uma bola decorativa (já a tinha) que levava cerca de 2 litros e esteve sozinho. Depois compramos outro aquário de 5 l e entretanto já compramos o de 25 l.
Resumindo, ao fim de 3 anos e umas quantas aventuras com este peixe, não me consigo imaginar a dá-lo. Qualquer dia meto-o na banheira!!!!
Realmente eu não achava normal ter de mudar a água pelo menos uma vez por semana só para 2 peixes e com um filtro (também vendido nas lojas de animais...)
Obrigada pelos esclarecimentos!
Nitara Escreveu:Olá novamente.
Boa sorte.