Peixe telescópio

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Responder
OM0209
Registado: quarta out 19, 2011 12:12 pm

quarta out 19, 2011 12:41 pm

Olá!

Estou pela 1.ª vez neste forum.
Vim ver se alguém me sabe ajudar a perceber o porquê de o meu peixe telescópio (Morais) ter chegado cá a casa preto e, ao fim de 3 anos estar completamente laranja! Agradeço a quem puder partilhar outro tipo de informações sobre estes peixes. É estranho, mas este peixe parece ter personalidade... por exemplo, desde ontem parece que está amuado, pois não vem à tona da água cumprimentar-nos, não o consigo ver a comer e sempre que olhamos para ele no aquário, vira-nos a barbatana!
O Morais partilha a sua casa com o Oliveira, que é um peixe perfeitamente normal! Come e nada, come e nada, brinca com as pedras...

Obrigada!
doctorbrinco
Membro Veterano
Registado: domingo jun 12, 2011 8:50 pm

quarta out 19, 2011 8:41 pm

qual é o tamanho do aquário???
receio não perceber nada de peixes de agua fria :oops: :oops: :oops:
mas se puder, poste fotos (através do imageshack), agora fiquei curioso.
adoro peixes, cães, gatos, e recentemente descobri uma paixão por degus, por favor vão ao meu site: http://aquario.jimdo.com
OM0209

quinta out 20, 2011 11:19 am

Olá!

Obrigada por tentar ajudar.
O aquário leva cerca de 25 litros.
Não sei mto bem como funciona o imageshack, mas vou tentar pôr as fotos dos meus "meninos" no perfil deles. Tenho de procurar as primeiras, pois só assim conseguirá perceber o qt o Morais (peixe telescópio) cresceu!
As que vou pôr foram tiradas agora mesmo!
obg!
Só consegui acrescentar 1 foto ao album :(
doctorbrinco Escreveu:qual é o tamanho do aquário???
receio não perceber nada de peixes de agua fria :oops: :oops: :oops:
mas se puder, poste fotos (através do imageshack), agora fiquei curioso
doctorbrinco
Membro Veterano

quinta out 20, 2011 3:06 pm

esses peixes costumam crescer, a não ser que so mude a agua prai de 2 em 2 meses, e nese caso eles podem morrer.
o imageshack e fácil!!! é so ir a pagina inicial e fazer o upload, nao precisa de registar, depois aparece uma lista com muitos links, copia o que diz fórum, e cola aqui!
adoro peixes, cães, gatos, e recentemente descobri uma paixão por degus, por favor vão ao meu site: http://aquario.jimdo.com
Nitara
Membro Veterano
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

quinta out 20, 2011 3:09 pm

25 litros é muitíssimo pequeno para esses peixes ( chamados kinguios ).
São peixes para ter em lago e em aquário o adequado para dois são, no mínimo, 250-300 litros.
Crescem muito, chegando a atingir com relativa facilidade 40 cm.

Em relação à cor, é comum os telescópios mudarem de cor. Já vi muitos que mudaram.

Tente dar condições a esses peixes.
Boa sorte.
doctorbrinco
Membro Veterano

quinta out 20, 2011 4:48 pm

nao sei onde vive, mas ha muitos lagos com peixes desses por aí, no aquário vasco da gama há um enorme com uns 20000 litros ou mais, é so dar ao segurança que ele poe os peixinhos na agua.
quanto ao aquário, devia comprar um termostato de 25 watts, e por um musgo de java, uns camarões red cherry e um cardume de neons, uns 5 ou 6.
OM0209

quinta out 20, 2011 11:26 pm

Nitara Escreveu:25 litros é muitíssimo pequeno para esses peixes ( chamados kinguios ).
São peixes para ter em lago e em aquário o adequado para dois são, no mínimo, 250-300 litros.
Crescem muito, chegando a atingir com relativa facilidade 40 cm.

Em relação à cor, é comum os telescópios mudarem de cor. Já vi muitos que mudaram.

Tente dar condições a esses peixes.
Boa sorte.
Obrigada por responder.
Acho estranho que me diga que o meu Morais (telescópio) e o meu Oliveira (capuchinho) precisem de 250 a 300 litros de água, pois são animais vendidos em lojas de animais onde vivem uma resma deles (para aí 20 ou 30) num aquário que quando muito é o triplo do nosso.
Se eles precisam de tanto espaço não deveria haver regulamentação que impedisse as lojas de os ter em espaços tão pequenos?
OM0209

quinta out 20, 2011 11:34 pm

doctorbrinco Escreveu:nao sei onde vive, mas ha muitos lagos com peixes desses por aí, no aquário vasco da gama há um enorme com uns 20000 litros ou mais, é so dar ao segurança que ele poe os peixinhos na agua.
quanto ao aquário, devia comprar um termostato de 25 watts, e por um musgo de java, uns camarões red cherry e um cardume de neons, uns 5 ou 6.
Olá!
Obrigada pelas ajudas e por responder.
Eu até costumo olhar para os peixes nos lagos (aliás escolhemos a quinta onde casamos, entre outras coisas, por ter um lago com peixes) e nunca vi nenhum sequer semelhante ao Morais (telescópio). O maior que vi até hoje, tinha o corpo +- do tamanho de uma mão grande fechada e estava num aquário numa loja de animais com outros peixes.
Talvez seja egoísmo, mas nem pensar em dar os meus peixinhos. Pode parecer estranho, mas estamos afeiçoados a eles. Além do mais, por aqui pelo norte só o sealife e a ELA (estação litoral da aguda). No sealife não sei, mas na ELA são peixes de água salgada.
Sempre que a água está um pouco suja, é mudada e no fim de contas, o Morais já tem 3 anos. Será que é assim tão mau para ele? O O Oliveira (capuchinho)?
Nitara
Membro Veterano
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

sexta out 21, 2011 1:29 pm

Olá novamente.
As lojas são dos sítios onde mais frequentemente vemos os kinguios a ser maltratados.
Creio que já haja uma lei que impeça a colocação desses peixes em globos, mas não tenho a certeza.
Por serem animais extremamente resistentes, colocam-nos em qualquer sítio, sendo que a maior parte é vendido rapidamente.
Mas repare que um peixe destes ( que tem uma esperança média de vida próxima dos 20 anos ou mais ) raramente dura mais do que um ano num aquário de pequena dimensão, sendo que atrofia, não cresce e depois morre.
Mas para ficar mais informado ainda, procure neste Fórum dos Peixes tópicos sobre kinguios. A maior parte deles fornece exactamente a mesma informação que a minha resposta mais acima.

Os kinguios são peixes de lago, não de aquário.

Boa sorte.
KAYTAY
Membro Veterano
Registado: terça ago 23, 2011 5:29 pm

sexta out 21, 2011 10:25 pm

Nitara Escreveu:Olá novamente.

Boa sorte.
concordo... embora ja tenha vistos desses peixes a serem mesmo muito bem tratados em aquários...
geralmente vejo sempre 2 exemplares, mas é verdade que é num aquário de pelo menos uns 150 l

antes de alargar o meu conhecimento sobre peixes e de ter optado por ter um aquário de água quente ( e foi apenas por causa da variedade dos peixes, pela beleza), também teria optado por esse tipo de aquário.

visto ser muito mais barato e digamos que tb nao exige tanto tempo / preocupações.

mas agora tendo esse conhecimento um pouco mais alargado, nao iria fazer isso... contudo nao posso recriminar

cada um a sua escolha... mas é favor de fazer o melhor pelos animais
OM0209

segunda out 24, 2011 11:55 am

Olá
Realmente acho que deveria haver lei que os impedisse de vender assim os animais. No nosso caso, o Morais foi vendido juntamente com o Ferreira, que é um beta e que ao fim de uns dias o deixou com marcas brancas no seu corpo preto. (Separei-os logo, porque imaginei que pudesse ser o beta a "morder" no telescópio. O que é certo é que as manchas desapareceram.) Para além disso, vinham num aquário pequeníssimo, que nem 1 litro de água levava. O 2.º aquário em que esteve era uma bola decorativa (já a tinha) que levava cerca de 2 litros e esteve sozinho. Depois compramos outro aquário de 5 l e entretanto já compramos o de 25 l.
Resumindo, ao fim de 3 anos e umas quantas aventuras com este peixe, não me consigo imaginar a dá-lo. Qualquer dia meto-o na banheira!!!!
Realmente eu não achava normal ter de mudar a água pelo menos uma vez por semana só para 2 peixes e com um filtro (também vendido nas lojas de animais...)
Obrigada pelos esclarecimentos!
Nitara Escreveu:Olá novamente.
As lojas são dos sítios onde mais frequentemente vemos os kinguios a ser maltratados.
Creio que já haja uma lei que impeça a colocação desses peixes em globos, mas não tenho a certeza.
Por serem animais extremamente resistentes, colocam-nos em qualquer sítio, sendo que a maior parte é vendido rapidamente.
Mas repare que um peixe destes ( que tem uma esperança média de vida próxima dos 20 anos ou mais ) raramente dura mais do que um ano num aquário de pequena dimensão, sendo que atrofia, não cresce e depois morre.
Mas para ficar mais informado ainda, procure neste Fórum dos Peixes tópicos sobre kinguios. A maior parte deles fornece exactamente a mesma informação que a minha resposta mais acima.

Boa sorte.
Responder

Voltar para “Peixes”