Novo aquario...

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Responder
AndreBarros
Membro
Registado: domingo ago 21, 2011 10:17 pm

sexta out 21, 2011 11:38 pm

Aquario:20 litros

Peixes:
2 platy
4 neons
2 limpa-vidros

Plantas:
Umas quais queres (duma loja qualquer)

Areão:
2-3cm

Substrato:
o,5mm

Contem pedra e tronco

Qualquer coisa que esteja mal digam...

Aguardo comentarios...
Nitara
Membro Veterano
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

sábado out 22, 2011 9:45 am

Está sobrelotado.

Os platys são de pH alcalino ( 7.3 ) e os néons de pH ácido ( 6.5 ). Repense na fauna.

É necessário conhecer as plantas para saber o que necessitam e se são de manutenção fácil ou difícil, se a temperatura a que devem ser mantidas é igual à dos peixes, se necessitam de algum cuidado especial, etc.

Como não mencionou se tem ou não, é necessário termostato, filtro, luz, termómetro e bomba de oxigénio.

Se as plantas forem naturais é necessário um bom substrato fértil ( aconselho Sera Floredepot ou húmus de minhoca tratado ) para as plantas receberem os nutrientes que precisam para crescerem e se desenvolverem saudávelmente.

As pedras devem estar bem lavadas e fervidas e tronco também.

Creio que não posso dar mais dicas.
Resta-me desejar-lhe boa sorte na montagem.
AndreBarros
Membro

sábado out 22, 2011 12:33 pm

Muito bem obrigado...

Sim tgem iluminaçao forte, tem termostato, ja tenho a bomba de ar ...

que posso fazer em relaçao aos platys e aos neons?
Nitara
Membro Veterano

sábado out 22, 2011 12:41 pm

De nada :wink: .

Opte por tirar uma das espécies.
Mas 20 litros eu só aconselho para um betta mesmo ( e mesmo assim o espaço não abunda ). Para mais de um peixe só aconselho aquários com mais de 35 litros, caso contrário vai ter problemas com os elevados níveis de amónia ( que é tóxica para os peixes quando está presente em demasia ) e os parâmetros vão ser difíceis de estabilizar, deixando os peixes em stress.

Opte por um betta. São peixes tão bonitos e além do mais na maioria das lojas encontram-se dentro de sacos minúsculos sem limpeza nem comida. Bem precisam de uma casinha decente.

Ou então tente comprar um aquário maior e pode então optar por platys ou néons.

Boa sorte.
AndreBarros
Membro

sábado out 22, 2011 2:06 pm

eu ja tenho dois bettas um macho e uma femeaw num aquario de 20 litros...com termostato etc... entao e se ficasse assim...

2 platy
um limpa-vidros
e um tubarao martelo???
AndreBarros
Membro

sábado out 22, 2011 2:25 pm

Ha um amigo meu que tinha um cardome de neons com 6 e 2 platy um limpa vidros e um tubarao martelo e esteve tudo bem... que me sugere que ponha?
Nitara
Membro Veterano

sábado out 22, 2011 2:37 pm

Estar tudo bem não pode estar. Para os néons estarem bem, os platys não estavam e vice-versa.

Tubarão martelo cresce até aos 30 cm, por isso, não aconselho. Como demoram certo tempo a crescer e não crescem se estiverem num espaço pequeno ( atrofiando e causando morte precoce ) normalmente são colocados em aquários pequenos.

Se já tem um betta, então porque não fazer um plantado com camarões red cherry ?
São animais lindos, que se reproduzem facilmente e toleram relativamente bem alguma mudança que haja na água. Só precisam de umas plantas e musgo de Java.
AndreBarros
Membro

sábado out 22, 2011 2:42 pm

Mas eu gostava de utilizar os platys que ja tenho... e um tubarao deme sugestoes com estes dois peixes por favor...

peço desculpa pelo incomodo...

Aguardo resposta.
Nitara
Membro Veterano

sábado out 22, 2011 2:47 pm

Não incomoda, estou aqui para ajudar.

Para o tubarão só aconselho mesmo um aquário com pelo menos 150 litros, pois além de crescerem muito, gostam de viver em cardume.

Para os platys, num aquário de 20 litros, só um. É como lhe digo, 20 litros é muito pequeno para mais de um peixe.
Se gosta mesmo dessas espécies, porque não monta um aquário de 200 litros e coloca lá uns quatro ou cinco tubarões martelo ?
Ou se gosta de platys, pode montar um aquário de 50 litros e colocar uns quatro.

Não me leve a mal, mas para esses 20 litros não há muitas possibilidade de escolha, percebe ?
É muito difícil estabilizar parâmetros e ter uma água de boa qualidade com mais de um peixe aí.
AndreBarros
Membro

sábado out 22, 2011 3:02 pm

muito obrigado
doctorbrinco
Membro Veterano
Registado: domingo jun 12, 2011 8:50 pm

sábado out 22, 2011 6:20 pm

Nitara, reponde a todos, muito bem, obrigado por tudo :) :) :)
adoro peixes, cães, gatos, e recentemente descobri uma paixão por degus, por favor vão ao meu site: http://aquario.jimdo.com
Nitara
Membro Veterano

sábado out 22, 2011 8:24 pm

De nada!
Disponham.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

domingo out 23, 2011 1:16 am

20 litros dá para camarões OU UM betta. PONTO. E mesmo assim, olhe lá, muito difícil de manter.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

doctorbrinco
Membro Veterano

domingo out 23, 2011 8:27 am

já agora, eu até optava por um plantado, com musgo de java por todo o lado :D e uns camaroes.
adoro peixes, cães, gatos, e recentemente descobri uma paixão por degus, por favor vão ao meu site: http://aquario.jimdo.com
doctorbrinco
Membro Veterano

domingo out 23, 2011 8:37 am

tambem podes optar por nano-peixes, podias por até 10 ou mais, so nao sei é onde os vais comprar :(
http://www.sekaiscaping.com/2008/12/os-nano-peixes.html
Responder

Voltar para “Peixes”