Como alguns de vocês já têem conhecimento, o meu aquário atravessou e ainda atravessa (embora já esteja a estabilizar), alguns problemas que custaram a vida a bastantes peixes.
Tudo começou com a morte repentina de 3 pequenos escalares, que infectaram o aquário.... Logo de seguida, os Neons foram contaminados também e o resultado não foi nem é animador. Tenho neste momento, apenas um sobrevivente desta espécie. Os Barbos Titeia, os Tetras Nariz-de-Bêbado, os Botias Palhaço, as Coridoras e os O. Affinis não se ressentiram.
Durante todo este tempo de impasse e de vigia do aquário é óbvio que recorri a tratamentos. Comecei em primeiro lugar por aplicar o Sterazin e algum tempo depois apliquei o Protozin. Mesmo com a aplicação destes tratamentos, ainda tive que sacrificar 2 Neons (agora na fase final), cuja mancha descolorada na traseira do corpo teimava em avançar e era visível o definhar dos peixes.
Mas a minha questão principal agora é relativa a um dos meus Tetra Nariz-de-Bêbado (uma fêmea que me está a dar pena, pois é a mais desenvolvida do Cardume), cuja barbatana dorsal (só esta barbatana mesmo), começou há cerca de uma semana a ficar esbranquiçada e a apresentar um pequeno veiozinho mais carregado. Não se assemelha com tufos de algodão, nem se espalhou para o resto do corpo, mas não sei ao certo do que se trata. No Sábado passado, depois de uma mudança substancial de água, resolvi aplicar um anti-fungos... A situação não desenvolve, mas também não vejo melhorias....
Gostaria de saber se já alguém aqui teve um caso semelhante e quais as medidas que tomou.
Deixo aqui ficar uma foto (peço desculpa pelo grão, mas as condições de luz em que a tirei não foram as melhores), para tentar ilustrar melhor o fenómeno.
Obrigado desde já!