Novo

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Rikass
Membro Veterano
Registado: sexta jul 22, 2011 9:49 pm

segunda nov 14, 2011 1:04 am

Boas a todos!!! Eu sou novo aqui neste forum dos peixes, e mesmo na area de peixes... Sou mais ligado aos répteis :lol: Mas estava a pensar em arranjar um aquário com peixes de agua quente...Já tive a ver kits que vem com tudo incluindo o armário e o aquário que ate e grande, a minha questão é os peixes...Estive a ver muitas espécies que até achei piada gostava de saber se a lista que previ é compatível, o que alterar e se quiserem fazer vocês próprios uma lista para mim :wink:

:arrow: Aqui está a lista que eu escolhi:

2 Mollys
2 Mollys balão
1 botia palhaço ou anã
1 peixe paraíso
1 tricogaster
e um cardume se guppys ou de neons

Desculpem se estou a dizer barbaridades é que como disse não percebo nada de compatibilidade de peixes simplesmente estes dispertaram-me muita curiosidade e gostava de saber se são compativeis...como já disse se não forem gostava que fizessem uma lista alternativa para mim...Obrigado :D
O que é realmente mau é ter que rir quando se quer chorar; é ter que ir quando se quer ficar; é receber um não quando se espera um sim; é antes de tudo, ter de odiar quando se quer amar...
doctorbrinco
Membro Veterano
Registado: domingo jun 12, 2011 8:50 pm

segunda nov 14, 2011 7:38 am

em primeiro lugar, parabéns!
se entende de répteis deve com certeza saber o que é a ciclagem nos habitats de tartarugas aquáticas, isso é optimo, porque nos peixes o principio é o mesmo: deixar com tudo ligado, e ir adicionando bactérias com um bocadinho de comida para não morrerem, até ter uma boa colónia formada.
quanto aos peixes, só deve colocar após a ciclagem.
quanto á compatibilidade entre os mollys e os guppys, não sei porque nunca experimentei, mas com certeza que alguem daqui lhe vai solucionar esse problema.
os neons aí não são grande ideia, devido a uma questão de incompatibilidade de ph, eles são de ph ácido, os outros alcalino, embora a maioria dospeixes possa viver com um ph ligeiramente deslocado, desde que este seja estável.
se optar pelos neons, e assim por um habitat de água ácida, pode por um tronco para baixar o ph, pode por neons, colisas (que são semelhantes aos tricogaster), pode por um casal de ramirezis, pode por escalares entre outros.
a escolha do filtro é muito importante, se tiver duvida diga a litragem, que eu dou-lhe o melhor modelo no mercado :wink: :wink: :wink: :wink: :wink: :wink:
adoro peixes, cães, gatos, e recentemente descobri uma paixão por degus, por favor vão ao meu site: http://aquario.jimdo.com
KAYTAY
Membro Veterano
Registado: terça ago 23, 2011 5:29 pm

segunda nov 14, 2011 12:39 pm

eu pouco ou nada percebo disso,

mas antes demais o mais importante será saber o tamanho do aquario.

espero que seja plantado, com pedra e/ou paus se pretendes fazer reprodução.

quanto aos peixes que escolheste, realmente existe alguma incompatibilidade:

irei postar os compativeis por secçoes: assim poderás escolher.

Mollys
Mollys balão
guppys - nao aconselho cardumes - 3 a 4 ( 1 macho e 2 ou 3 femeas)

cardume de neons - embora muito se especule sobre o seu PH, ja notei em varias lojas especializadas em peixes diferentes tipos em que existem em varios PH's, depende de onde os compras... eu comprei 7 neons que ja na loja estavam com PH alcalino ( 7.2 ). e até hoje tenho 6, 1 desapareceu em combate

botia palhaço ou anã, embora do Seja de PH neutro, penso que é compatível, mas é preciso no minimo ter 2 exemplares ja que gostam de companhia

1 peixe paraíso - ph 7 (lindissimo) contudo nao é bom para um aquário comunitário. embora menos briguentos que os BETTA, também sao um pouco agressivos... se optares por este deves seguir a mesma regra que os guppys , mollys, etc... ou seja 1 macho para 2 femeas.

1 tricogaster - ph 6.8
já os vi com guppies, platys (ph 7.2/7.4)

começa por definir a flora... e que tipo de Ph terá o teu aquario... a partir daí podes começar a analisar melhor.
Última edição por KAYTAY em segunda nov 14, 2011 1:18 pm, editado 1 vez no total.
Deaadman
Membro Veterano
Registado: sexta out 21, 2011 8:38 pm

segunda nov 14, 2011 1:06 pm

off topic: para tartarugas não é preciso ciclagem
xX513Xx
Membro Veterano
Registado: terça out 19, 2010 1:42 pm

segunda nov 14, 2011 1:29 pm

Deaadman Escreveu:off topic: para tartarugas não é preciso ciclagem
pois bem me estava a fazer confusão...
visto que as Tartarugas respiram o nosso ar e não estava a ver para que iria servir a ciclagem nesse aspecto

P.s. Sempre atento este Dead ;)
Rikass
Membro Veterano

segunda nov 14, 2011 2:39 pm

Obrigado a todos por responderem :D Ok, o aquário deve ter mais ou menos 1,20 m de comprimento 50 cm de altura e 40 de profundidade se não estou em erro é da tetra e é um kit que vem com tudo. manuais, filtro que por acaso n vi, termostato, fundo, comida etc. Uma dúvida qual o melhor substracto e quais as melhores plantas...Porque disso não percebo nada...E já agora que história é essa das bactérias e ter de alimenta-las como faço isso?
O que é realmente mau é ter que rir quando se quer chorar; é ter que ir quando se quer ficar; é receber um não quando se espera um sim; é antes de tudo, ter de odiar quando se quer amar...
KAYTAY
Membro Veterano

segunda nov 14, 2011 2:59 pm

Rikass
Membro Veterano

segunda nov 14, 2011 4:28 pm

Já li os dois obrigado. então basicamente a ciclagem e montar o terrário por tudo a funcionar e deixar criara as tais bactérias...Mas para alimenta-las pode se por ração normal de peixe não é?
doctorbrinco
Membro Veterano

segunda nov 14, 2011 4:34 pm

Deaadman Escreveu:off topic: para tartarugas não é preciso ciclagem
temos aqui uma grande confusão, gerada por mim, peço desculpa!!!
é que eu tenho visto muitas coisas sobra habitats tartaruga com peixes, foi essa a confusão que eu fiz, porque com peixes é preciso, peço desculpa.
as bactérias são um produto que quase todas as marcas (tetra, sera, JBL, nutrafin) têm. muito basicamente, essas bactérias transformam um composto tóxico que os peixes libertam (amónia) em nitrato, e posteriormente nitrito.
é por isso muito importante ter uma colónia de bactérias, para isso é só colocar o aquário com tudo a funcionar e adicionar o líquido, que provavelmente vem no seu kit. A comida é só para as bactérias não morrerem, mas quando tiver lá os peixes já não é necessário (é claro que os peixes precisam de comer) :D
quanto ás plantas pode por musgo de java atado a uma pedra ou um tronco, não necessita de substrato para essa planta, apenas para as de raiz.
adoro peixes, cães, gatos, e recentemente descobri uma paixão por degus, por favor vão ao meu site: http://aquario.jimdo.com
KAYTAY
Membro Veterano

segunda nov 14, 2011 5:28 pm

a e é verdade o kaytay fez um bom trabalho... sim senhor....

ja que ninguem diz nada.... eu digo a mim mesmo

hehehehe
Rikass
Membro Veterano

segunda nov 14, 2011 5:39 pm

ok, mas assim plantas para por no terrário com raiz...que substracto aconcelham? Aquele "cascalho"?
doctorbrinco
Membro Veterano

segunda nov 14, 2011 5:56 pm

Rikass Escreveu:ok, mas assim plantas para por no terrário com raiz...que substracto aconcelham? Aquele "cascalho"?
o substrato é fértil, "cascalho" é um tipo de areão.
o que deves fazer é comprar um substrato fértil, há de inumeras marcas, são todos bons, é só pedir na loja, depois o areão deve ser posto por cima do substrato, e não pode ser areia, porque pode sufocar as raízes, devem ser aquelas pedrinhas pequenas que também são fáceis de sifonar (limpar com o sifão do areão), o areão deve ser inerte, e comprado numa loja de animais.
CataPetLover
Membro Veterano
Registado: sábado jan 08, 2011 12:53 pm
Bianca, Bernardo e Minnie Francisca - RIP

segunda nov 14, 2011 6:00 pm

Rikass Escreveu:ok, mas assim plantas para por no terrário com raiz...que substracto aconcelham? Aquele "cascalho"?

Aconselho-o a usar substrato fértil para poder ter mais variedade na escolha das plantas.
Algumas plantas fáceis de tratar são: Anúbias, Musgo-de-Java, Feto-de-Java, Elódeas, Cabombas, etc.

Boa sorte! :wink:
Catarina Lopes

TUDO SOBRE PORQUINHOS DA ÍNDIA:

http://tudo-sobre-porquinhos-da-india.blogspot.com/
doctorbrinco
Membro Veterano

segunda nov 14, 2011 6:15 pm

CataPetLover Escreveu:

Aconselho-o a usar substrato fértil para poder ter mais variedade na escolha das plantas.
Algumas plantas fáceis de tratar são: Anúbias, Musgo-de-Java, Feto-de-Java, Elódeas, Cabombas, etc.

Boa sorte! :wink:
sim, não há duvida que um substrato é essencial, até se quiser plantar o aquário mais tarde :)
Deaadman
Membro Veterano
Registado: sexta out 21, 2011 8:38 pm

segunda nov 14, 2011 9:03 pm

rikas com um aqua tao grande e vais meter essas coisas la dentro (estou a falar dos peixes) lol

substracto fertil, pesquisas por plantas, e metes ai um comunitario amazónico ou australiano e so em beleza dá uma tareia a gupies e molys e tretas hihihihihih
Responder

Voltar para “Peixes”