PH MINUS

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Responder
CAPRICIOSO
Membro
Registado: domingo out 17, 2010 3:42 pm

quinta nov 24, 2011 10:59 am

Boas amigos tenho aqui uma dúvida foi-me recomendado o PH Minus por um amigo meu caso quisesse baixar o PH do aquario.

Dado que não tenho nada de calcario no aquario e o meu problema é mesmo a agua com ph 7.5 por mais trocas de agua que faça com ph inferior já vi que ele o (PH) tende sempre para os 7.5.

Sera que aplicando este quimico reduz o ph e não é prejudicial aos peixes, e meu amigo tb falou num pó que faz efeito tampao no ph.

O que pensam disso já alguem experimentou :roll:

Obrigado
psylizart
Membro Veterano
Registado: quarta abr 02, 2008 1:26 pm

quinta nov 24, 2011 11:29 am

se o produto e feito para baixar o ph da agua em aquarios, de certeza que nao fara mal aos peixes. Mas por experiencia propria nao gosto nada desse produto, tb ja o usei e nunca consegui baixar o ph com esse produto (ph minus ).

cumps
<p>Micro Points... it's the only way of life....</p>
<p>&nbsp;</p>
Nitara
Membro Veterano
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

quinta nov 24, 2011 11:34 am

Os redutores de pH apenas baixam o pH temporariamente se continuar a haver um agente causador do seu aumento.
Acredite que é muito pior para os peixes o pH estar sempre a mudar do que estar fora da faixa da espécie mas estável.

Para o pH não baixar, tem de haver nesse aquário alguma coisa que esteja a fazer o pH aumentar. Não tem de ser o cascalho, pode ser outro material, ou a água da sua zona ou outra coisa qualquer.

À uns anos tive um aquário de 50 litros em que tinha exactamente o mesmo problema. Eu baixava o pH, ele subia, voltava a descer e ele voltava a subir ( isto ainda sem peixes ). Acabei por desistir de ter néons e coloquei mollys ( ao menos o pH estava aceitável para elas ). Também não tinha nada que causasse aquele aumento, até cheguei a tirar todo o substrato, mas impressionantemente, ele teimava em subir.

Boa sorte.
CAPRICIOSO
Membro

quinta nov 24, 2011 12:08 pm

Obrigado por partilhar a sua experiencia.
Tb já calculava que os parametros da água voltassem ao pH anterior.

Já me disseram para por turfa no filtro ou troncos mas dado o que já li a água fica castanha e não queria ir por ai :x
psylizart
Membro Veterano
Registado: quarta abr 02, 2008 1:26 pm

quinta nov 24, 2011 1:11 pm

com a turfa, nao sei ! mas em relaçao á colocacao de troncos, agua podera ficar castanha, nos 1ºs dias,depois passa ! Mas anteriormente os troncos tem que ser bem lavados e ficarem com agua durante uma semana, para libertarem a maior parte da cor castanha.
<p>Micro Points... it's the only way of life....</p>
<p>&nbsp;</p>
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quinta nov 24, 2011 1:16 pm

Se o pH se manter estável e não tiver espécies muito picuinhas não vejo qual é o problema.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Nitara
Membro Veterano

quinta nov 24, 2011 2:02 pm

Cada espécie tem uma faixa de pH adequada. E é nessa faixa que deve ser mantido.
Aguentar é diferente de estar bem. Por exemplo, um guppy ( pH ideal a 7.2 ) pode aguentar um pH de 7.0, 6.5, 6.0, mas está em stress e sente-se mal, logo o sistema imonulógico do peixe fica frágil, e consequentemente mais propício a doenças.
Sendo assim, o tal guppy iria sobreviver, que é muito diferente de viver.
CAPRICIOSO
Membro

quinta nov 24, 2011 2:32 pm

Nitara Escreveu:Cada espécie tem uma faixa de pH adequada. E é nessa faixa que deve ser mantido.
Aguentar é diferente de estar bem. Por exemplo, um guppy ( pH ideal a 7.2 ) pode aguentar um pH de 7.0, 6.5, 6.0, mas está em stress e sente-se mal, logo o sistema imonulógico do peixe fica frágil, e consequentemente mais propício a doenças.
Não querendo discordar, quando fui á loja o proprio dono disse que ja criou Discus com Ciclideos a 8 de ph.
Disse mais ainda dividiu um aquario enorme ao meio para esse efeito e salientou como nasceram naquele ambiente dali em diante não iriam ter problemas com Ph alto.... :o
Cada vez percebo menos de peixes :roll:

Abraço
Nitara
Membro Veterano

quinta nov 24, 2011 2:54 pm

É como lhe digo, sobreviver é diferente de viver.
Em relação aos discus que nasceram, irão estranhar menos o pH alto, mas isso é como tudo na vida.

Recomendo-lhe a não ter peixes fora dos parâmetros adequados para eles, senão acredite que poderá ter problemas ( espero que não ). E falo por experiência própria.

Só um aparte: Discus são ciclídeos :wink: .
CAPRICIOSO
Membro

quinta nov 24, 2011 5:42 pm

Não querendo chatear muito ... :D o que pensa se eu procurar aplicar turfa para obter o ph desejado ???

É fiável o uso desta no longo prazo ou tem de se aplicar com a mesma frequencia do PH MINUS ?
doctorbrinco
Membro Veterano
Registado: domingo jun 12, 2011 8:50 pm

quinta nov 24, 2011 6:38 pm

poe um tronco (tens de comprar numa loja de animais, a não ser que precebas disso) que o ph desce logo :)
adoro peixes, c&atilde;es, gatos, e recentemente descobri uma paix&atilde;o por degus, por favor v&atilde;o ao meu site: http://aquario.jimdo.com
CAPRICIOSO
Membro

quinta nov 24, 2011 6:40 pm

doctorbrinco Escreveu:poe um tronco (tens de comprar numa loja de animais, a não ser que precebas disso) que o ph desce logo :)
É melhor que a turfa no longo Prazo ???
dinodane
Membro Veterano

sexta nov 25, 2011 1:32 am

Nitara Escreveu:Cada espécie tem uma faixa de pH adequada. E é nessa faixa que deve ser mantido.
Os guppys devem ser a espécie quemelhor tolera amplitudes de pH diferentes, senhora... há quem os tenha em águas duras, em águas moles, ao ar livre, á temperatura ambiente, you name it.

Continuo na minha, mais vale um pH de 7.5 estável que um pH de 7 hoje e outro de 6.5 amanhã e por aí fora e de resto, também continuo a dizer que o insucesso na aquariofilia quase nunca tem a ver com o pH, tem a ver é com a má manutenção, os picos de amónia, peixes a mais, ciclagem deficiente, filtragem incapaz e volumes de água demasiado pequenos para haver qualquer estabilidade de parâmetros.
Em anos de aquariofilia nunca tive perdas por causa do pH...

Nitara
Membro Veterano

sexta nov 25, 2011 2:33 pm

Eu também prefiro que um pH esteja fora da faixa adequada mas estável do que mude de dia para dia ( isso eu já tinha referido mais acima ).
E o guppy foi um exemplo, podia ter referido um néon, um ramirezi ou um discus.

E o que fala acerca da manutenção está totalmente correcto, mas eu não estou a dizer que o pH fora da faixa adequada é mortal, apenas provoca um certo desconforto no peixe, que em muitos ( normalmente nas espécies mais sensíveis ) leva a uma maior susceptibilidade para apanhar algumas doenças.

Eu também tenho vários anos de aquariofilia, nunca tive grandes desgraças a nível de aquários, aliás, tenho um comunitário de 120 litros à oito anos sem nenhuma baixa. Se cada peixe tem uma faixa de pH adequada, na minha opinião deverá ser respeitada, de maneira a dar ao peixe o máximo de conforto possível.

Em nenhuma mensagem postada aqui no tópico referi que uma faixa desadequada de pH é mortal ou a principal causa de morte dos peixes.
Se somos responsáveis por eles, creio que é a nossa função dar-lhes o máximo de conforto possível.
dinodane
Membro Veterano

sábado nov 26, 2011 1:45 am

Certo Nitara, no entanto o que mais se vê aqui são os aquariofilistas de primeira viagem preocupadissimos com o pH quando têm aquários mínimos com carradas de peixes a sufocarem nos seus próprios detritos.
Preocupem-se primeiro com o essencial, comprar espécies adequadas ao tamanho do tanque e a partilharem o espaço juntas, fazer uma boa ciclagem antes de introduzir os peixes, a medir a amónia e os nitritos, a fazer a manutenção semanal necessária, ter um filtro de capacidade adequada, depois de terem isso controlado e bem feito aí sim preocupem-se com o pH, a dureza da água, etc etc.

Responder

Voltar para “Peixes”