Uma pequena duvida/desabafo
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado mar 15, 2008 3:15 pm
Massarongo do Senegal |||
Papagaio de Asa Laranja |||
Peixes|||Tarentola m
Boas
Não consigo compreender certas respostas e a maioritariamente as perguntas que fazem aqui. Na altura que entrei para este grande hobby não tinha internet e poucas lojas davam informações correctas, fui aprendendo aos poucos e com a pouca informação que dispunha em livros maioritariamente. Na altura morriam-me peixes com simples doenças como odinium, ictio etc, tambem morriam por incopatibilidades de ph durezas ou até mesmo por agressividades de outros.
Mas com os erros se aprende e fui criando as minhas proprias notas, actualmente não uso testes de agua, quimicos do genero acondicionadores de agua etc etc (quimicos só uso como medicação). Sei ver olhando para os peixes que tenho quando algo de mal está para acontecer e quando tenho duvidas do que se passa há bastantes sites/foruns portugueses eestrangeiros onde posso encontrar uma resposta.
Com isto tudo quero dizer com tanta informação que há porque que este forum ainda anda a anos de luz dos outros foruns/sites já nem digo dos estrangeiros mas comparado com portugueses. E o que mais me faz confusão é que fazem perguntas simples e a maior parte das respostas está errada. Eu quando não sei vou procurar informação e depois tento ajudar mas deixo uma nota de incerteza para não induzir em erro quem pergunta.
Por exemplo no topico em baixo há respostas que não tem compatibilidade nenhuma proveniente de um membro veterano (não estou a atacar este membro de forma pessoal mas o que ele está a dizer pode induzir em erro um membro novo) Onde é que se viu juntar bettas seja femea ou macho com camarões??? Era uma festa para o betta...ate mesmo com neons ou outros tetras são comidos.
Espero que não tenha ofendido ninguem mais conta-se pelas mãos as pessoas que nesta area (peixes) dão informação correcta ou que demostram ter consciencia que um aquario não são pedrinhas de rio ou daquelas as cores e plantas de plastico.
Não consigo compreender certas respostas e a maioritariamente as perguntas que fazem aqui. Na altura que entrei para este grande hobby não tinha internet e poucas lojas davam informações correctas, fui aprendendo aos poucos e com a pouca informação que dispunha em livros maioritariamente. Na altura morriam-me peixes com simples doenças como odinium, ictio etc, tambem morriam por incopatibilidades de ph durezas ou até mesmo por agressividades de outros.
Mas com os erros se aprende e fui criando as minhas proprias notas, actualmente não uso testes de agua, quimicos do genero acondicionadores de agua etc etc (quimicos só uso como medicação). Sei ver olhando para os peixes que tenho quando algo de mal está para acontecer e quando tenho duvidas do que se passa há bastantes sites/foruns portugueses eestrangeiros onde posso encontrar uma resposta.
Com isto tudo quero dizer com tanta informação que há porque que este forum ainda anda a anos de luz dos outros foruns/sites já nem digo dos estrangeiros mas comparado com portugueses. E o que mais me faz confusão é que fazem perguntas simples e a maior parte das respostas está errada. Eu quando não sei vou procurar informação e depois tento ajudar mas deixo uma nota de incerteza para não induzir em erro quem pergunta.
Por exemplo no topico em baixo há respostas que não tem compatibilidade nenhuma proveniente de um membro veterano (não estou a atacar este membro de forma pessoal mas o que ele está a dizer pode induzir em erro um membro novo) Onde é que se viu juntar bettas seja femea ou macho com camarões??? Era uma festa para o betta...ate mesmo com neons ou outros tetras são comidos.
Espero que não tenha ofendido ninguem mais conta-se pelas mãos as pessoas que nesta area (peixes) dão informação correcta ou que demostram ter consciencia que um aquario não são pedrinhas de rio ou daquelas as cores e plantas de plastico.
<p>NAMASTÉ</p>
x2nazgull Escreveu:Boas
Creio que a referência a Membro Veterano seja para mim, pois fui o único Membro Veterano que participou no tópico abaixo.nazgull Escreveu:Boas
Eu tenho camarões red cherry com um betta macho. Nunca tive problemas, o betta faz a sua vida e não incomoda os camarões, o número destes cresce a olhos vistos e nunca vi o betta a atacar um único camarão.
Tenho três aquários, sem nenhuma baixa à 8 anos em nenhum deles.
Os aquários estão estabilizados e as doenças raramente aparecem.
Acho que todos nós aprendemos muito mais com a nossa experiência do que com livros, internet, relatos de outras pessoas, etc. e por isso aconselho segundo aquilo que experienciei e aprendi ao longo do tempo.
Se posso errar nalguma informação ? Posso, sou humana. Mas raramente o faço, pois quando não tenho a certeza de alguma coisa, prefiro não postar nenhuma mansagem e é por isso que nem todos os tópicos postados neste Fórum dos peixes têm a minha participação.
Aquilo que parece impossível para um, pode ser uma opção mais que válida para outros. Por exemplo, para o nazgull é mau ter bettas com camarões, para mim a junção destas duas espécies dá um aquário bonito, saudável e sem quaisquer problemas.
Pode até ser sorte, mas segundo a minha experiência pode fazer-se essa junção.
Peço desculpa se ofendi alguém ( não é a minha intenção ) e achei bem colocar o meu ponto de vista.

-
- Membro Veterano
Peixes|||Tarentola m
Sim eu referi o que disse nitara.
95% (estou a dizer por alto e talves não esteja muito longe da verdade) dos peixes que se encontra em portugal não são compativeis com camarões pois todos eles comem camarões recem-nascidos. O facto de não notar que vão desaparecendo é porque deve ter o aquario plantado onde grande parte deles se refugia e como se reproduzem tipo praga não nota grandes diferenças a niveis de população. Até porque o betta deve petiscar os pequenos em vez dos adultos.
E dou-lhe um exemplo, maioritariamente os meus peixes só comem comida viva (varios tipos)...mas todos eles comem artemia recem eclodida e adulta, os camaroes recem nascidos tem o mesmo tamanho que a artemia por isso digo-lhe que um betta ou outro tipo de peixe não é uma boa solução para ter com camarões.
Os unicos compativeis que me lembro são os ottos, alguns locarideos ou corydoras pequenas (pygmeus ou hastatos).
Cada peixe tem um feitio diferente o seu pode nao comer mas digo-lhe já que tive um casal de bettas imbellis que até caridinas japonicas adultas comeram e estas são um pouco maiores que os vulgares red cherrys
Não ofendeu, estava a espera da sua resposta...ao falar e expormos as nossas experiencias é que nos entendemos e aprendemos.
Cumprimentos
(ps: por exepriencia propria como pelo que vem no balde o sera flordepot é um pessimo subtracto fertil pois só tem a duração de 3 a 6 meses...sendo necessario colocar umas bolas fertis da marca sera no substracto apos esse tempo
)
95% (estou a dizer por alto e talves não esteja muito longe da verdade) dos peixes que se encontra em portugal não são compativeis com camarões pois todos eles comem camarões recem-nascidos. O facto de não notar que vão desaparecendo é porque deve ter o aquario plantado onde grande parte deles se refugia e como se reproduzem tipo praga não nota grandes diferenças a niveis de população. Até porque o betta deve petiscar os pequenos em vez dos adultos.
E dou-lhe um exemplo, maioritariamente os meus peixes só comem comida viva (varios tipos)...mas todos eles comem artemia recem eclodida e adulta, os camaroes recem nascidos tem o mesmo tamanho que a artemia por isso digo-lhe que um betta ou outro tipo de peixe não é uma boa solução para ter com camarões.
Os unicos compativeis que me lembro são os ottos, alguns locarideos ou corydoras pequenas (pygmeus ou hastatos).
Cada peixe tem um feitio diferente o seu pode nao comer mas digo-lhe já que tive um casal de bettas imbellis que até caridinas japonicas adultas comeram e estas são um pouco maiores que os vulgares red cherrys
Não ofendeu, estava a espera da sua resposta...ao falar e expormos as nossas experiencias é que nos entendemos e aprendemos.
Cumprimentos
(ps: por exepriencia propria como pelo que vem no balde o sera flordepot é um pessimo subtracto fertil pois só tem a duração de 3 a 6 meses...sendo necessario colocar umas bolas fertis da marca sera no substracto apos esse tempo

<p>NAMASTÉ</p>
Sim eu referi o que disse nitara.
O aquário está plantado com 5 anúbias apenas. Em relação à quantidade, é mesmo tipo praga, cada vez são mais.
É verdade que cada peixe tem a sua personalidade. É a primeira vez que tenho um betta com camarões red cherry e não tenho queixas, como já referi.
Cumprimentos
(ps: por exepriencia propria como pelo que vem no balde o sera flordepot é um pessimo subtracto fertil pois só tem a duração de 3 a 6 meses...sendo necessario colocar umas bolas fertis da marca sera no substracto apos esse tempo)
Tenho como substrato fértil Floredepot, húmus de minhoca tratado e areia do rio sem conchas nos três aquários. Creio que será o húmus o principal fornecedor de nutrientes. As pastilhas renovo-as anualmente.
Desde que coloquei o Sera Floredepot ( foi o último substrato a colocar, sendo que o húmus e a areia foram os únicos substratos que usava à 4 anos atrás ) as minhas plantas ( anúbias, valisnérias, cabombas, ... ) deram um pulo e estão em excelente desenvolvimento.
-
- Membro Veterano
Peixes|||Tarentola m
Obrigado por ter explicado como mantem o seus aquarios...assim fica mais explicito.
Mas digo lhe já que o seu betta é um maricas
(estou a brincar é claro). Como tinha dito alimento os meus peixes com comida viva desde larvas de mosquito, vermes de grindal, tenebrio do amendoim e a artemia talves por esse motivo todos os seres que se mexem desde camaroes a alevins viram alimento.
Pois o humus é um optimo substracto mas é necessario tratar bem dele antes de colocar no aquario. Se não booommm algas com fartura e picos de amonia. É um risco mas é optimo se for tratado pois é barato.
Na aquariofilia cada um tem o seus metodos de funcionamento e estamos sempre a aprender e espero mesmo que não tenha levado a mal o que eu disse.
Cumprimentos
Mas digo lhe já que o seu betta é um maricas

Pois o humus é um optimo substracto mas é necessario tratar bem dele antes de colocar no aquario. Se não booommm algas com fartura e picos de amonia. É um risco mas é optimo se for tratado pois é barato.
Na aquariofilia cada um tem o seus metodos de funcionamento e estamos sempre a aprender e espero mesmo que não tenha levado a mal o que eu disse.
Cumprimentos
<p>NAMASTÉ</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo jun 12, 2011 8:50 pm
pesoal, chill out, calma
nazgull, o facto de ser membro veterano não tem ada a ver, a/o nitara é membro veterano, mas realmente percebe de aquários, etc.
o Deeaadman é veterano e realmente percebe de aquários, etc.
a dinodane, bem digamos que não tenho muitas esperanças de atingir um quarto do seu conhecimento.
agora eu... eu não percebo lá grande coisa disto
o estatuto de veterano é atribuido a quem postou 200 mensagens, não tem a ver com o seu conhecimento.

nazgull, o facto de ser membro veterano não tem ada a ver, a/o nitara é membro veterano, mas realmente percebe de aquários, etc.
o Deeaadman é veterano e realmente percebe de aquários, etc.
a dinodane, bem digamos que não tenho muitas esperanças de atingir um quarto do seu conhecimento.
agora eu... eu não percebo lá grande coisa disto

o estatuto de veterano é atribuido a quem postou 200 mensagens, não tem a ver com o seu conhecimento.
adoro peixes, cães, gatos, e recentemente descobri uma paixão por degus, por favor vão ao meu site: http://aquario.jimdo.com
O meu betta é maricas
, tá tudo explicado!
Eu alimento o meu betta com Tetra BettaMin, TetraMin Peixes Tropicais, artémia congelada, dáfnia liofilizada, bloodworm em geleia e larvas recém-nascidas de tenébrio. A única coisa que ele come vivo são as larvas de tenébrio, mas algumas morrem passados poucos minutos dentro de água, pelo que o betta as come algumas já mortas. Para além disso são dadas muito raramente.
Talvez o facto dos seus peixes serem alimentados com alimento vivo faça sobressair o seu instinto natural de predador.
O húmus não foi eu que o tratei, foi um amigo meu aquariofilista mais experiente em paludários e por isso, pedi-lhe que me ajudasse na questão do substrato.
É claro que eu não levei a mal o que disse, pois é a partilhar conhecimentos que se aprende.

Eu alimento o meu betta com Tetra BettaMin, TetraMin Peixes Tropicais, artémia congelada, dáfnia liofilizada, bloodworm em geleia e larvas recém-nascidas de tenébrio. A única coisa que ele come vivo são as larvas de tenébrio, mas algumas morrem passados poucos minutos dentro de água, pelo que o betta as come algumas já mortas. Para além disso são dadas muito raramente.
Talvez o facto dos seus peixes serem alimentados com alimento vivo faça sobressair o seu instinto natural de predador.
O húmus não foi eu que o tratei, foi um amigo meu aquariofilista mais experiente em paludários e por isso, pedi-lhe que me ajudasse na questão do substrato.
É claro que eu não levei a mal o que disse, pois é a partilhar conhecimentos que se aprende.
Então em que ficamos qual é o melhor substracto fértil que se vê a venda que eu possa comprar para o meu nano? 

O que é realmente mau é ter que rir quando se quer chorar; é ter que ir quando se quer ficar; é receber um não quando se espera um sim; é antes de tudo, ter de odiar quando se quer amar...
se eu te dissesse que a maioria das plantas que compras nas lojas mais basicas nem de substracto fertil precisam, passavas teRikass Escreveu:Então em que ficamos qual é o melhor substracto fértil que se vê a venda que eu possa comprar para o meu nano?
tive valisneria gigantea a crescer e consegui fornecer 2 lagos com tartas apenas plantadas em areao, cabomba e elodea idem, inclusive floresceram ambas apenas a boiar, anubias, fetos e musgo de java só atadas, etc
plantas mais especificas ou mandas vir ou vai a uma BOA loja de aquariofilia e compras as especies mais xpto

Eu só tenho a dizer que pouca vez tenho ensejo de responder a tópicos porque as questões são sempre as mesmas, do mais básico e repetitivo que há e muitas vezes os conselhos caem em saco roto, não adianta recomendar ter em atenção a ciclagem, o rácio volume de água / número de peixes, as espécies incompatíveis, etc, etc, tudo coisas mega básicas e cuja info está disponível em todo lado. É secante e raramente aprendo alguma coisa, prefiro ir lendo outros fóruns dedicados exclusivamente á aquariofilia, portugueses e estrangeiros, especialmente se tiver alguma dúvida.
"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo
x2nuno1996 Escreveu:dinodane
Á sempre uma quetão,e gostam que sejam respondidas por experientes( participo em vários foruns e em todos eles a sempre algum iniciante e aprendo em qualquer forum incluindo a arcadenoé)):twisted:
O que é realmente mau é ter que rir quando se quer chorar; é ter que ir quando se quer ficar; é receber um não quando se espera um sim; é antes de tudo, ter de odiar quando se quer amar...
Pois. Mas é cansativo responder sempre às mesmas questões de chacha, desculpe lá a franqueza.nuno1996 Escreveu:dinodane
Á sempre uma quetão,e gostam que sejam respondidas por experientes( participo em vários foruns e em todos eles a sempre algum iniciante e aprendo em qualquer forum incluindo a arcadenoé)):twisted:

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo