Jensengirl Escreveu:nazgull Escreveu:Vou ser o mais directo possivel e simples.
1º Não tem 2 aquarios...tem um aquario o grande e um caixão para peixes.
2º Não deixou ciclar os aquarios...(que é deixar o aquario com tudo montado e funcionar durante mais ou menos um mês, mas sem peixes deitando de vez em quando um pouco de comida para alimentar as bacterias nitrificantes. Por isso as colonias de bacterias nitrificantes que só estabelizam nesse periodo de tempo ainda não existem... consequentemente os peixes estão a morrer por causa de picos de amonia(gerados por restos de comida e pelos proprios dejectos).
3º Os kinguios são peixes que atigem 20 a 40 cm...e vivem mais de 20 anos. Por isso até o seu aquario maior é pequeno. São peixes que necessitam de grandes espaços como lagos exteriores ou aquarios acima de 200 litros.
4º Se a agua que encheu o aquario é da companhia tem vestigios de cloro e outros quimicos utilizado no tratamento antes de sair na nossa torneira...que são mortiferos para todos os habitantes do aquario. Antes de colocar no aquario para encher de inicio e para futuras TPA (trocas parciais de agua) deve-se deixar repousar dentro de garrafoes ou outro recipiente aberto pelo menos 24h...preferivelmente um minimo 48h. Que dá tempo de pelo menos o cloro e outros quimicos utilizados evaporarem.
Se for agua de um furo poderá ser dura ou calcaria que tambem é prejudicial para alguns peixes.
Tanto num ou no outro caso antes de comprar os peixes compre testes para a agua...para medir ph, dureza etc etc depois de ter os dados quimicos da sua agua poderá comprar os peixes que mais se adequam ao seu tipo de agua. Pode sempre usar buffers para alterar os parametros da mesma, mas como se está a iniciar é preferivel ter peixes correspondentes a sua agua.
5º O liquido para o tratamento da agua deverá ser colocado quando a agua está em repouso antes de ser colocada no aquario e com a dosagem correcta.
6º Tenho uma pequena duvida, na primeira foto do aquario maior para alem dos kinguios aparece um discu, aquilo é do papel de fundo ou era mesmo um um discu. (já agora os discus não são peixes para iniciar).
7º O aquario pequeno com essas formas curvas stressam os peixes, o mesmo fazem essas pedrinhas as cores. E dão um aspecto pouco natural.
Como estas a iniciar, não convem começares por nano-aquario (aquarios pequenos). Isto porque os parametros alteram-se de um dia para o outro causando mortes.
No aquario grande, tirava o moinho, as plantas de plastico(há plantas naturais que quase não necessitam de cuidados nenhuns nem mesmo substracto fertil...que para alem de ficar mais natural ajudam na filtragem biologica do aquario. Não consigo perceber porque é que tens as ceramicas(cilindros com um buraco no meio) que são utilizadas no filtro no substracto, elas devem estar no filtro porque é nelas que vão se agarrar as bacterias nitrificantes...fazendo assim a filtragem biologica do aquario.
8º A maior parte das lojas só quer ver euros ou naquelas que existem no jumbo etc etc os proprios empregados não tem qualquer tipo de formação. Indicando informações erradas.
9º Provavelmente vai se sentir ofendida apesar não ser essa a minha intenção. Mas comprou varias vezes peixes na mesma loja que acabam por morrer, escreve no forum que é a 5ª vez que compra peixes para o aquario da sala e morrem...segue sempre a mesma indicação da "senhora da loja" apesar destes acabarem por morrer. Não consigo compreender o porquê da sua insistência a comprar peixes e não procurar informação de como manter um aquario.
Se fosse uma vez ainda se desculpava porque é um erro comum dos iniciantes no hobby pois não é muito agradavel ter um aquario a funcionar durante um mes sem peixes e precipitam-se, mas é mesmo necessario fazer o ciclo de azoto... mas agora 5 vezes não acha que é demais?
A maior parte das pessoas que gostam de animais para alem de não esperarem pela 5ª tragedia...informam-se primeiramente de como manter e os cuidados a ter com animal que querem, seja ele qual for desde repteis, peixes etc etc. e depois de terem recolhidos varias informaçoes e comprarem todo o material e verificar se os parametros são os correctos é que compram o animal. Mas voçe continua a por a carroça a frente dos bois, e em vez de se informar devidamente, está a dar a entender que não se preocupa com os seus peixes...já que niguem vê que algo está mal...mas volta a loja e compra um peixe do genero é substituto.
As vezes preferia que os peixes de agua doce tivessem um preço elevado tipo os de agua salgada que assim tinha a certeza que só entravam neste hobby quem gosta-se realmente da aquariofilia...a tragedias que acontecem mas neste caso não é precisso ter 3 dedos de testa para compreender que desde do primeiro dia que pensou ter peixes até agora fez tudo mal....E volto a referir que ninguem deixa morrer assim tantos peixes e repetivamente a cometer o mesmo erro.
Cumprimentos
Antes demais, eu disse que comprei os peixes 5 vezes na mesma loja? Comprei sim por cinco vezes mas não na mesma loja. E eu disse que seguia a indicação da senhora da loja sempre? Esta foi a primeira vez que eu fui a essa loja, como nunca tive um aquário fiz muitas perguntas á funcionária. Voce disse "Não consigo compreender o porquê da sua insistência a comprar peixes e não procurar informação de como manter um aquario." Mas eu vou deixar de comprar peixes? E como não procuro saber mais sobre peixes se no tópico e eu referi que fiz muitas perguntas á funcionária? Que ela não tenha formação, ainda se entende mas porque diz que eu não procurei saber mais, se eu perguntei á funcionária? E já agora, eu não me preocupo com os meus peixes? Você é uma comédia.
A resposta do nazgull às tuas dúvidas está muito completa. Quanto aos comentários que ele fez em relação à compra de peixes etc, creio que em vez de tentares justificar-te devias focar-te no essencial: compreender o que está mal e tentar corrigir.
Acho que não é preciso acrescentar muito mais àquilo que o nazgull disse, só vou reforçar a ideia de que tens "um aquário e um cemitério de peixes". É a pura verdade.
Esse aquário deve ter uma capacidade irrisória, os peixes no seu interior não vivem, mas sim sobrevivem. Mais tarde ou mais cedo irão morrer.
Com um aquário grande na sala, chega a ser ridículo manteres um peixe que requer grande quantidade de água num espaço minúsculo, praticamente sozinho e pessimamente mal decorado. É pelo "prazer" de observar o aquário à noite? Não sei que prazer retiras da observação de um peixe stressado num mau ambiente.
Portanto, o meu conselho é que transfiras o peixe do cemitério para o aquário o mais rapidamente possível. Não vai resolver o problema, mas pelo menos remediá-lo.
E para terminar... não fiques ofendida com este ou aquele comentário. Ao contrário das "senhoras da loja", cujos comentários são todos "cor-de-rosa" para te fazer comprar isto e aquilo, neste fórum encontras pessoas experientes e que te sabem aconselhar verdadeiramente. Não estou a dizer que é o meu caso, pois ainda me considero um iniciante tal como tu, mas eles por aqui andam. Acredita.
Cumprimentos.